file-suino-receita

Filé Mignon Suíno Estilo Oriental

Carne com legumes é sempre bem-vinda por aqui e se for filé mignon suíno amamos ainda mais. Carne macia, magra e barata, mas justamente por ser uma carne magra se não der uma “incrementada” ela pode ficar seca. Por isso sugiro um molhinho caprichado ou fazer com legumes como essa.

Essa receita é daquelas que não precisam de quantidades exatas, você faz no feeling, usando o que tem na geladeira.  Eu usei uma peça de filé mignon suíno em cubos temperado do jeito que ensinei aqui.

Dourei uma cebola pequena cortada em pétalas em um pouco de azeite e umas gotas de óleo de gergelim (se não tiver, não usa). Adicionei o filé e depois juntei uma cenoura em rodelas e um punhado de ervilhas tortas cortadas ao meio.

A medida em que a mistura começa a “pegar” no fundo da frigideira eu vou pingando um pouco de água (umas 3 colheres das de sopa de cada vez). Isso vai cozinhando os legumes e soltando aquela “borra” da carne que ficou na panela. Dá um sabor incrível! No final juntei um pouco de abobrinha italiana picada (sim, esta é uma casa de 2 pessoas e a gente usa meia abobrinha hahahaha).

Essa técnica de ir pingando água aos pouquinhos na panela você vai fazendo até cozinhar no ponto que você gostar, eu gosto de deixar os vegetais “al dente”. Ao final juntei 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) e cebolinha verde picada.

file-suino

13 comentários abaixo sobre Filé Mignon Suíno Estilo Oriental

  • Avatar Bernadete Capdeville disse:

    Pensa numa pessoa que não consegue nunca fazer uma carne de porco legal!!!!!
    Sempre saem com gosto de couro!!! Bem, adorei a receita e peço fervorosamente a Nossa Senhora Tati que realize o meu desejo. rsrs

  • Avatar ROBERTA DE SOUZA XAVIER SILVA disse:

    Acabei de comprar e vou fazer hj.

  • Avatar RAQUEL CRISTINA DOS SANTOS SARAIVA disse:

    Tati, vc arrasa, como sempre!! Fiz a receita. Em termos de sabor, ficou muuuuito bom, mas preciso de dicas da mestra. Não achei o filé mignon, aí comprei lombo. Não sei se a panela era pequena, mas soltou muuuita água. Tanto que, por fim, resolvi fazer de panela tampada e deixar tudo cozinhar na própria água. Aí acabou que o lombo ficou meio branquinho e os legumes meio amarelinhos. O lombo solta mais água mesmo ou era realmente a minha panela que era pequena?? Muito obrigada por enriquecer nosso “repertório gastronômico” rsrs…. Bjos pra vc e pra Lis!

    • Lombo é mais seco e uma carne mais branca que o filé mesmo. Mas os motivos da carne soltar água são 2 possíveis: panela nao estava quente o suficiente ou a carne estava muito gelada e esfriou a panela. Essa dica serve para qualquer carne. Tire da geladeira 30 min. antes de preparar e esquente muito bem a panela! Boa sorte na próxima!!! Bjs

  • Avatar Larissa Antoniassi disse:

    Aprendendo a fazer carne de porco com a tati!
    É muito sucesso esses temperos, obrigada Tati
    🙂

  • Avatar Suzana Patrícia Bolfe disse:

    Tati, já fiz várias receitas suas, hoje ao meio dia fiz essa da carne de porco com os legumes, que delicia de carne. Maravilhosa eu e meu namorado limpamos a panela, eheheh, Obrigada por compartilhar suas receitas.

  • Avatar Luciane disse:

    Huuummm… Achei o que farei para o jantar!
    Obrigada, Tati!

  • Avatar Josefa fortes disse:

    Amei e um bom site

  • Avatar Patrícia disse:

    Adorei a sugestão!

  • Avatar seeufizvcfaz disse:

    Não tenho hábito de comer carne suína, mas confesso que esse prato deu água na boca!
    Deia Tomaz – http://www.seeufizvcfaz.com.br

  • Avatar Lisandra Oliveira disse:

    Tati,onde vc costuma comprar mignon suíno aqui em Sorocaba?Parece que nunca vejo pra vender nos açougues…

  • Avatar Adriana Gonçalves disse:

    Tati, eu simplesmente amoo demais o seu blog!! Já fiz várias delas e com certeza, esta não ficará para trás. Tem me inspirado muito na hora de ir para a cozinha e fico muito feliz de poder compartilhar. Grande abraço para você e a pequena Lis.