in ,

Bala Baiana

Alguns conhecem como “bala de vidro” por causa da casquinha de caramelo ou ainda “bala de ovo”. Eu conheço como Bala Baiana. Esses dias vi um rapaz vendendo no semáforo e resolvi fazer quando chegasse em casa. Acho que para uma primeira tentativa deu muito certo!

A  versão original é recheada com um creme de gemas e coco, mas a maioria das receitas que encontrei eram com beijinho, feito com leite condensado e coco mesmo.
Fiz essa versão, mas vou fazer a original para a próxima vez.

Comece preparando o beijinho. Para isso, leve ao fogo:
1 lata de leite condensado;
50g de coco ralado;
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal.

Deixe ferver em fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar em temperatura ambiente até ficar firme. No meu caso foram 4 horas.

Enrole as bolinhas do tamanho que desejar e reserve. Prepare o caramelo levando ao fogo 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado, 1/2 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de vinagre. O vinagre é para deixar a casquinha quebradiça. Deixe ferver, abaixe o fogo e fique de olho, quando estiver dourado quase indo para o tom marrom claro você retira.

calda-vidro

Agora espete um palitinho na bolinha de doce e mergulhe no caramelo fazendo movimento circular. Se durante o processo o caramelo endurecer, leve ao fogo por alguns segundos para voltar a amolecer. O ideal é deixar com o palito e retirar depois de endurecido (eu retirei antes e algumas bolinhas ficaram meio deformadas).

bala-baiana

Coloque as balas em uma superfície untada com margarina (para doces é sempre indicado usar margarina porque a manteiga fica rançosa e pode estragar o doce mais rápido).

receita-bala-baiana como-fazer-bala-baiana

Quando as balas estiveram firmes, embrulhe em papel celofane transparente e guarde em pote vedado em local fresco.
Infelizmente a durabilidade é pequena porque o caramelo começa a derreter, então a durabilidade vai depender do calor ambiente de onde vc está. Dura em média 2 a 3 dias antes de derreter.

Rende em média 20 a 25 balas.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

41 Comments

Viagem de Avião com Bebê

pão caseiro de massa mole

Pão Caseiro de Massa Mole