in , , , ,

Antepasto de Berinjela de Panela

antepasto

Os antepastos geralmente são feitos no forno e levam horas para ficarem prontos, por isso adoro essa receita que é muito prática por ser feita em panela comum, mas esse antepasto (ou caponata) de berinjela fica maravilhoso!

Fiz para o Natal na casa dos meus pais e acho que agradou geral por isso resolvi escrever para não esquecer. O bom dele é que dura 1 mês na geladeira mas tem que ficar em pote bem vedado e limpo.

Então bora copiar a receita?

Ingredientes:

3 berinjelas médias picadas com casca;
1 pimentão vermelho (mas tem que ser do pequeno) picado;
1 pimentão amarelo (pequeno) picado;
1/3 xíc (chá) azeitonas picadas;
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1/2 xíc (chá) de uvas passas brancas;
1 colher (sopa) de orégano;
1 colher (chá) de sal;
Folhinhas de manjericão e tomilho, pimenta-do-reino a gosto;
3 colheres (sopa) de vinagre branco;
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva.

Modo de Fazer:

Deixe as berinjelas picadas de molho na água até a hora de usar para não escurecer.
Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite e junte os pimentões, mas atenção nisso, mexa até ficarem macios em fogo baixo.

Escorra as berinjelas então adicione ao refogado, misture e mexa bem até ficarem macias. Se preciso vá adicionando água (mas no máximo meia xícara de café) aos pouquinhos para ajudar a cozinhar. Quando secar a água, coloque novamente essa mesma quantidade, e vá fazendo isso até a berinjela estar cozida.

Acrescente as azeitonas, as passas, o orégano, o sal, as ervas, o vinagre (usei o de alcool) e o azeite.  Só que cuidado, deixe no fogo até ficar no ponto que você quiser (mais seca ou mais molhadinha). Eu mexo um pouquinho (coisa de 1 minuto) e já tiro do fogo. Atenção senão amarga

Dica para não errar:

Prove para ver se precisa de mais sal. Se você gosta de um antepasto mais salgadinho, finalize aqui a receita, mas se você gosta dele mais adocicado, que é o meu caso, junte 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Eu amo adicionar esse açúcar, mas nem sempre as pessoas gostam de sabores mais agridoces, então veja qual a melhor maneira para você.

Se você quiser fazer no microondas, aqui tem uma variação da receita muito boa, mas essa receita de antepasto de berinjela tem em vídeo no nosso canal, é só dar o play aqui:

Assine nosso canal é importante para nós como incentivo e para você que não vai perder nenhuma novidade, basta 1 clique: http://bit.ly/CanalPanela

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 9 Média: 4.6]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

28 Comments

Almofadinha de Bacalhau

Purê verde

Purê Verde