Se tem uma geleia que é unanimidade é a geleia de amora afinal, essa delícia combina o doce e o azedo numa explosão de sabor que combina muito bem com tudo! Se você nunca experimentou chegou a hora, então bora saber mais dessa delícia.
Geleia muito saudável:
As amoras são encontradas em todo verão e outono no Brasil de Norte a Sul, São ricas em antioxidantes, fibras e tem um sabor inconfundível que é amor a primeira vista.
As amoras também são uma excelente fonte de vitamina C e minerais essenciais como o potássio. Além disso estudos indicam que elas podem beneficiar a saúde cardíaca, a função cognitiva e pode até mesmo auxiliar na perda de peso (oba!). Então, se estava precisando de uma desculpa para começar a consumir, vai dizer que eu não arrumei?
A Arte de Fazer Geleia:
A receita básica da nossa geleia começa com a combinação de amoras maduras com açúcar em fogo baixo, parece simples mas é cheio de detalhes para ficar perfeita. Então vamos ver o que você precisa saber antes de começar:
Dicas para a Geleia de Amora Perfeita:
- Escolha amoras maduras e preferencialmente colhidas no dia para o melhor sabor.
- Use sempre uma panela de fundo grosso para evitar que a geleia queime.
- Não tenha pressa, afinal a geleia precisa ser cozida em fogo baixo.
- Armazene sua geleia em potes de vidro esterilizados para não embolorar.
Geleia de Amora combina com tudo:
Se você acha que essa geleia só serve para passar na torrada, você não imagina a versatilidade dessa maravilha, porque ela combina com tudo. Veja só:
- Molho para carnes: Aqui você tem molho agridoce maravilhoso para carnes grelhadas ou assadas.
- Recheio para bolos: Nem preciso dizer que uma camada generosa entre as camadas do bolo vão dar um toque na sua festa.
- Cobertura para sobremesas: Cheesecakes e sorvetes com geleia de amora é vida!
- Acompanhamento de queijos: Sirva com queijos de cabra ou brie para pagar de chique.
- Topping para iogurte: Misture em iogurte ou aveia para um café da manhã saudável.
Minha Receita de Geleia de Amora
Achei um pé de amora enooorme aqui em Sorocaba e enlouqueci, peguei tudo que consegui e elas viraram uma deliciosa geleia.
A aparência da geleia caseira não é tão bonita e brilhante como a da industrializada, mas o sabor da versão orgânica é infinitamente melhor!
Como Fazer
Leve ao fogo baixo 1 xícara e 1/2 de amoras (com cabinho e tudo) e 1/2 xícara de açúcar cristal orgânico, quando o açúcar derreter, esmague as amoras com o amassador de batatas (quem preferir geleia lisinha deve bater no liquidificador).
Mantenha em fogo baixo até secar quase toda a água mexendo sempre.
Rende pouco, cerca de 1/2 xícara, porém como deve ser consumida em até 3 dias (mantida na geladeira) acho que é o suficiente para ter sempre geleia fresca em casa, afinal é bem moleza de se fazer né?
Escrevi outro post com mais detalhes sobre Geleia de Amoras então se quiser mais idéias, só clicar aqui que tenho certeza que você vai encontrar uma receita que vai gostar.
19 Comments