Não tem quem resista a uma Palha Italiana porque aquele pedaço de deliícia traz um gosto de infância que poucos doces se igualam. Por um tempo ela sumiu porém de uns tempos para cá tenho visto esse docinho dando pinta em vários lugares, de padaria granfina à casamento.
Origens da Palha Italiana
Como sempre, não se sabe a origem dessa delícia, várias histórias são contadas e a mais interessante que achei por aí é essa italiana:
A origem italiana
A versão mais provável é que ele tenha surgido do “salame de chocolate” ou “salame de biscotto”, afinal, este pode ser o caminho mais curto para se chegar ao nascimento desse doce.
Porque convenhamos, para quem mistura bolacha doce, chocolate e outros ingredientes para fazer um rolo em formato de salame, se estiver num dia de preguiça e resolver cortar em quadradinhos é um pulo.
No Brasil, a Palha Italiana é um doce popular que teve seu auge nos anos 70 e 80, porém esta voltando para a mesa dos brasileiros agora com novidades como castanhas, nozes, pistache agregando novos sabores a esse doce tradicional
Minha Receita de Palha Italiana
Já adianto que pode ser feito em qualquer formato, eu fiz redondinho porque adoro inventar moda, mas o mais comum é em quadradinhos mesmo.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 200g de biscoitos tipo maisena
Como Fazer:
Coloque em uma panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó e leve tudo ao fogo médio mexendo sem parar, mas atenção nessa etapa que é fundamental não parar de mexer até tudo se misturar bem e não grudar no fundo.
Retire a panela do fogo e coloque as bolachas maisena trituradas, misture bem até envolver tudo na massa. Unte uma forma com manteiga ou forre com papel manteiga e despeje tudo, pressione para nivelar e então deixe esfriar.
Se ficou alguma dúvida é só fazer uma receita de brigadeiro e acrescentar bolacha, mas todo mundo sabe fazer brigadeiro néah? Em todo caso tem uma receita bem bôua aqui. Mas o resumo é, quando o brigadeiro der ponto, desligue o fogo e junte 1/2 pacote (100g) de bolacha de maizena esfarelada grosseiramente na mão. Misture tudo, coloque em assadeira untada com manteiga ou margarina sem sal e leve à geladeira por 3 horas.
Corte no formato desejado e passe no açúcar de confeiteiro. (Eu modelei bolinhas, para isso passei um pouco de manteiga na palma da mão).
Se você quer ver em vídeo aqui tem com todos os detalhes uma torta maravilhosa que segue essa receita.
Rende bem e é bem gostosinho, embora na minha opinião ainda não roubou o posto do brigadeiro tradicional, mas variar faz parte né não? Se você gosta de churros, não pode perder essa opção que fica divino.
45 Comments