Desde que eu comi o pão de linguiça assado no forno à lenha no centro de Gramado-RS eu queria fazer uma versão adaptada e agora rolou. Ficou uma delícia e eu já fiz umas três vezes! Se você quiser ver o pão de Gramado que me inspirou é só conferir o post com o vlog da viagem:
A História do Pão de Linguiça Gaúcho
O pão de linguiça de Gramado é uma daquelas tradições da Serra Gaúcha especialmente na cidade de Gramado que é muito famosa por sua gastronomia e cultura pois agrega duas culturas locais, a alemã e italiana.
Embora a história exata dessa receita tenha se perdido na história a tradição de se fazer pães artesanais e recheados, são uma das principais características da culinária trazida pelos imigrantes europeus que colonizaram a região.
Os colonos italianos e alemães que se estabeleceram em Gramado no final do século XIX trouxeram consigo tradições de panificação. Embutidos caseiros e o uso de ingredientes frescos se tornaram elementos que não são apenas a essência do pão de linguiça, mas a “alma” desse pão.
Com o passar do tempo, o pão de linguiça tornou-se um “marco turístico” sendo consumida também por moradores, mas tornando-se um “carro-chefe” para os turistas. Essa maravilha acaba sendo oferecido em padarias, feiras de produtos artesanais e festas locais, fazendo então com que a economia local gire em torno dessa iguaria.
Sua popularidade deu-se pela combinação de uma massa leve, macia e levemente crocante com o sabor intenso da linguiça caseira, que pode variar de acordo com os temperos e ingredientes utilizados.
Hoje, ele é um símbolo da rica mistura de culturas que definem a culinária de Gramado, representando tanto as tradições antigas quanto a inovação gastronômica da cidade, que é um destino famoso por sua oferta de delícias artesanais.
A minha receita de Pão de Linguiça
Esse pão pode ser feito com 2 massas diferentes que são:
1. Pão de leite
2: Pão caseiro:
Não me perguntem com qual dos dois pães fica melhor porque eu não saberia responder, gosto de ambos. O recheio é muito simples, basta colocar os ingredientes abaixo no processador. Minha dica é não colocar recheio demais porque a calabresa é bem salgada.
Ingredientes do recheio:
2 gomos de calabresa
1/2 cebola
1 tomate sem semente
2 col. (sopa) cheiro verde
Tem vídeo
Para ver a montagem do pão é só apertar o play, explico no vídeo todos os detalhes que você precisa saber para não errar:
17 Comments