in ,

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?

O bolo de lata de milho é uma opção mais prática para quem deseja saborear uma receita tradicional, mas não tem tempo para ralar as espigas in natura. Afinal, ele mantém o mesmo sabor e contém as fibras presentes no grão.

Por que fazer bolo de lata de milho?

O bolo de lata de milho é uma alternativa mais rápida do que o tradicional com as espigas. Isso porque, basta bater os grãos com os demais ingredientes no liquidificador e levar para assar.

A lata de milho equivale a quantas espigas?

Uma lata de milho em tamanho normal tem, em média, 170 gramas, equivalendo a duas a três espigas, conforme o tamanho. Essa quantidade é o suficiente para a maioria das receitas de bolo de milho.

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?
O bolo de milho é mais rápido e prático de fazer porque não exige descascar e ralar. Imagem de Cats Coming no Pexels

O bolo de lata de milho é saudável?

O bolo de lata de milho pode não ser tão saudável em razão de outros ingredientes, como o açúcar e a farinha de trigo. Por isso, deve-se consumir com moderação e ter atenção as restrições médicas para o consumo. 

Em relação ao milho em lata, é importante ter atenção ao rótulo para verificar se há a adição de conservantes. Assim, opte por marcas de confiança e que contenham a informação no rótulo de que são 100% naturais e livres desse tipo de substância.

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?
O bolo de milho contém açúcares e carboidratos, por isso, é importante balancear a dieta. Imagem de congerdesign no Pixabay

Qual é a melhor receita de bolo de lata de milho?

Para uma receita simples de bolo de lata de milho são necessários poucos itens, como ovos, leite e floco de milho, conforme detalhado a seguir:

  • 1 lata de milho escorrido;
  • a mesma medida da lata de açúcar;
  • uma lata de leite;
  • meia lata de óleo;
  • uma lata de flocão de milho;
  • 3 ovos;
  • uma colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.

Como fazer bolo de lata de milho no liquidificador?
No bolo de milho é comum adicionar fubá ou flocão para realçar o sabor. Imagem de Charles Deluvio no Unsplash

Como fazer bolo de lata de milho cremoso?

Essa opção de bolo de lata de milho leva mais leite, por isso, fica com uma consistência mais úmida. Então, veja a seguir os ingredientes que vai precisar para o preparo:

  • uma lata de milho-verde, sem a água;
  • 3 ovos inteiros;
  • duas colheres de sopa de manteiga;
  • uma xícara e meia de açúcar;
  • três xícaras de leite;
  • uma xícara de fubá;
  • seis colheres de sopa de farinha de trigo;
  • uma colher de fermento em pó;
  • quatro colheres de queijo parmesão ralado.

Essa é uma das melhores receitas de bolo de milho e o modo de preparo é similar a anterior, basta levar os ingredientes no liquidificador. Mas, deixe o parmesão e o fermento por último. Então, é só levar ao forno a 180ºC por cerca de uma hora.

Tatiana Romano

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

22 Comments

  1. Bolo de milho tem seu valor e devo testar essa receita muito em breve, mal posso esperar. Tão delicio e tão simples, só espero que o meu fique bonito assim. hahaha. Parabéns pela publicação!

  2. Tati, bom dia!

    Há anos sou seguidora do panelaterapia e confesso-lhe que amava acessá-lo diuturnamente. Amava suas receitas práticas e deliciosas. Contudo, já há algum tempo fiquei desapontada com o blog, pois o mesmo está carente de atualizações e desculpe-me aparentou-me um certo “abandono” do mesmo e especialmente de nós ex-seguidoras assíduas.
    Agora, só o acesso “de caju em caju”, já que raramente tem um post novo.
    Por isso, registro aqui o meu desapontamento, tristeza e o meu anseio para que num futuro breve, o blog volte a ser o que era.
    No que concerne à receita, já faço há anos e ela é maravilhosa. Apesar de ser de milho verde de latinha, o bolo fica com um sabor incrível e bem molhadinho também.
    Abraços.

  3. Tati, que tipo de óleo você usa em sues bolos? Já tentei fazer alguns com óleo de soja e nunca fica bom, fica com gosto de óleo, mesmo usando pouco…

    • Oi Mariana, faço com óleo de soja mesmo. A vantagem do óleo no bolo é que depois de frio ele não endurece como os que levam manteiga, mas a desvantagem é um resíduo de sabor e cheiro, mas no meu caso não me incomoda. Neste bolo eu não sinto nada.

  4. O melhor bolo de milho de latinha que já comi na vida…já tentei fazer várias outras receitas mas nenhuma delas ficou tão maravilhosa como essa. Parabéns e obrigada por compartilhar receitas tão deliciosas com nós…

  5. Nossa! Agora está explicado. Já ia falar q gostava qdo vc não era tão famosa. Q de vez em quando tinha uma receitinha zicada. Que as receitas tinham mais a nossa cara.

    • Super entendo, mas juro que vou me esforçar para postar com mais frequencia assim que acertarmos as funcionalidades do Panelaterapia.

batata gratinada

Batata Gratinada aos Três Queijos

Panqueca de Banana

Panqueca Americana de Banana