in , , , ,

Carne de Panela

carne de panela

Carne de panela é tão fácil de fazer e uma coisa tão gostosa né gente? Quando ouço “comida caseira” é na carne de panela que eu penso, porque acho que é o prato que mais representa essa expressão, já escrevi sobre isso inclusive. Paleta, acém e costela desossada são as carnes que mais gosto para fazer essa receita, mas você pode usar a carne da sua preferência cortada em pedaços grandes e claro, adicionar os temperos que mais gostar.
Eu uso aproximadamente 500g de carne, porque aqui somos apenas duas pessoas, essa quantidade, se feita com batatas dá para até 4 pessoas tranquilamente.

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola grande picada;
3 dentes de alho picados;
1 cenoura pequena picada em cubos bem pequenos;
500g de carne cortada em cubos grandes;
1 colher (sopa) de extrato de tomate (mas se preferir, 1 tomate sem semente picado);
1 colher (chá) de páprica defumada;
2 colheres (sopa) de shoyu;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
150ml de água em temperatura ambiente;
2 batatas médias sem casca picada em cubos médios;
Salsinha para polvilhar no final.

Refogue a cebola no azeite até murchar, então junte o alho e refogue sem deixar ficar marrom. Acrescente a cenoura e misture bem. Junte a carne e misture virando os cubos até que todos os lados fiquem cozidos, mas atenção, porque não precisa dourar demais, é só para “secar” o sangue.

Acrescente então o extrato de tomate, a páprica, o shoyu, o sal, pimenta-do-reino e água. Tampe a panela de pressão e conte 20 minutos (mas comece a contar só após pegar pressão) e desligue o fogo. Deixe a pressão sair naturalmente.

Abra a panela, acrescente as batatas, se preciso coloque mais água, mas não precisa cobrir as batatas com água, apenas 1 dedo de líquido na panela basta. Volte ao fogo e assim que pegar pressão conte 5 minutos e desligue. Deixe novamente sair a pressão. Na hora de servir polvilhe salsinha.

*Lembrete importante: sempre que usar panela de pressão deixe em fogo alto até a panela começar a chiar, assim que pegar pressão você pode manter em fogo mínimo. Sempre, em toda e qualquer receita!

Se quiser ver essa receita em vídeo aqui ó:

 

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

79 Comments

  1. Suas receitas são excelentes, parabéns, fiz um filé de frango com sua receita a mulher pirou aqui em casa, estou fazendo agora a carne de panela espero ficar divina como ficou o frango !

  2. Fiz hoje e gostei muito. Simples e saboroso. Quando tirei da pressão para colocar as batatas, achei meio sem sal e acrescentei tempero para carnes (aquele que vem pronto). Ficou muito bom! Obrigada

  3. Amei!
    Já fiz 2 vezes e ficou uma delícia!
    Acrescento pimentão, que eu gosto!
    Obrigada pela receita!

  4. eu amo essa sua receita (todas elas), com a prática fui acrescentando coisas, mexendo, etc. nas vezes que eu fiz, particularmente, achei 20 min de pressão muito, inclusive porque depois são mais 5 com a batata. mas isso depende do gosto também, claro, e é gostoso de qualquer forma! eu também gosto de acrescentar brócolis e milho, a carne rende que é uma coisa!

  5. Tati, fiz hoje esta receita e ficou maravilhoso!!!!! Moro na Flórida e aqui é difícil encontrar comida caseira de qualidade, mas estou conseguindo isto cozinhando em casa, com a ajuda das suas receitas. Beijo grande

  6. Oi, Tati. Adoro suas receitas! E também adoro carne de panela, testei a receita e ficou uma delícia! Lembro que quando minha mãe fazia carne de panela as batatas ficavam pretas, não consigo entender como chegar neste ponto, você sabe? Obrigada. Bjs

    • Geralmente quando vc termina o cozimento na pressão vc deixa a panela aberta ainda em fogo baixo para reduzir o molho. Se as batatas estiverem junto elas vão dourando cada vez mais e ficam bem escuras.

    • Antes de colocar as batatas na panela junto com a carne, coloque elas na frigideira, cruas, com manteigua e dore; ai sim, depois de douradas coloque-as na panela.

  7. Eu que sou uma negação na cozinha, segui essa receita passo a passo e deu super certo. Muito obrigada! Marido comeu super feliz!

  8. Fiz com acém e segui rigorosamente a receita… e não é que deu certo? Achei que era pouco tempo pra carne ficar boa, porém ficou no ponto, deliciosa, tenra e as batatas mesma coisa, deliciosas e firmes. Parabéns, ganhou meu coração!

  9. Ficou muito gostosa! Não tinha páprica em casa, então coloquei um pouquinho de cominho e tempero baiano. Muito delícia mesmo!!

  10. Aqui no sul Chico balanceado é feito com claras de ovo,creme de leite condensado e açúcar derretido no fundo da forma é uma delicia a receita

  11. Tati…
    Fiz essa receita, mas troquei a paprica por colorau, e acrescentei coentro no final. Ficou Mara!!!
    Obrigada pela ajuda!!!

  12. Tati a páprica defumada é a mesma que a importada ou ate mesmo paprica ? Procurei e achei essas duas . Será que posso usar ou vai mudar a receita muito da sua tradicional? Obrigada

    • Tem dois tipos, a doce e a defumada, são produtos diferentes. A doce as vezes vem apenas “paprica” escrito. Pode usar qualquer uma, desde que vc gosta do paladar.

  13. Oi Tati amo cada receita sua! Gostaria que vc fizesse a receita de uma sobremesa Chamada Chico balanceado!

  14. Ah….esqueci de mencionar moro em Minas na cidade de Itabirito,entre B.H e Ouro Preto e tenho divulgado sua página para minhas amigas.Bjs

  15. Oi Tati,bom dia!Adoro suas receitas no domingo fiz os ninhos de macarrão e foi um sucesso!Hoje vou fazer essa receita da carne;depois volto pra contar o resultado…

  16. Luciana,

    Eu já fiz uma receita muito semelhante à essa na pressão, mas geralmente costumo usar panela de ferro Detalhe: E não leva 4h pra ficar pronta e deliciosa

  17. Oii Tati, tem como fazer sem a panela de pressão? Tipo de ferro algo assim? Quanto lempo levaria daí? Obrigada!

    • Não costumo fazer porque aqui marido abomina mandioca, mas dependendo da qualidade faz do mesmo jeito, mas dependendo da mandioca tem que cozinhar mais tempo, porque tem umas bem duras.

  18. Nunca havia visto uma receita tão bem explicada como esta, tive uma dúvida em relação ao fogo se tinha que ser alto medio ou baixo e logo a duvida ja foi tirada nao só para esta receita mas para todas em que tenho que usar panela de pressão…adorei Parabéns

  19. Oi Tatiana, obrigada pelas receitas! Uma dúvida.. os primeiros 20 min são contados após “pegar” pressão, ou assim que tampa? Mesmo sem pressão já pode ir contanto os 20 min?

    Abraços!!

  20. Taty suas receitas são maravilhosas, tenho tentado uma de cada vez, a da carne será a próxima, me diz uma coisa, se por uns pedaços de abóbora também não fica bom não? Carne batata e abóbora são combinação perfeita pra mim rs

  21. Tati, vc já tentou fazer com a costela??? Mesmo pedindo uma magrinha, senpre fica bem gordurosa. Tem alguma dica/truque? Porque pra mim é outro gosto a carne de panela feita com costela.

    • Ela é gordurosa mesmo, mas é danada de boa! Vc pode fazer com um pouco mais de água, e depois que estiver pronta colocar na geladeira. Vai ficar uma “nata” sólida que é a gordura por cima, aí vc retira com facilidade e aquece novamente. Dá trabalho mas tira toda a gordura.

gravidez

Gravidez: Translucência Nucal

Focaccia

Focaccia com Alecrim e Sal Grosso