in , , , ,

Carne de Panela

carne de panela

Carne de panela é tão fácil de fazer e uma coisa tão gostosa né gente? Quando ouço “comida caseira” é na carne de panela com batatas que eu penso, porque acho que é o prato que mais representa essa expressão, já escrevi sobre isso inclusive. Paleta, acém e costela desossada são as carnes que mais gosto para fazer essa receita o que eu chamo de carne de panela de pressão, mas você pode usar a carne da sua preferência cortada em pedaços grandes e claro, adicionar os temperos que mais gostar.

Eu uso aproximadamente 500g de carne, porque aqui somos apenas duas pessoas, essa quantidade, se feita com batatas dá para até 4 pessoas tranquilamente.

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola grande picada;
3 dentes de alho picados;
1 cenoura pequena picada em cubos bem pequenos;
500g de carne cortada em cubos grandes;
1 colher (sopa) de extrato de tomate (mas se preferir, 1 tomate sem semente picado);
1 colher (chá) de páprica defumada;
2 colheres (sopa) de shoyu;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
150ml de água em temperatura ambiente;
2 batatas médias sem casca picada em cubos médios;
Salsinha para polvilhar no final.

Refogue a cebola no azeite até murchar, então junte o alho e refogue sem deixar ficar marrom. Acrescente a cenoura e misture bem. Junte a carne e misture virando os cubos até que todos os lados fiquem cozidos, mas atenção, porque não precisa dourar demais, é só para “secar” o sangue.

Acrescente então o extrato de tomate, a páprica, o shoyu, o sal, pimenta-do-reino e água. Tampe a panela de pressão e conte 20 minutos (mas comece a contar só após pegar pressão) e desligue o fogo. Deixe a pressão sair naturalmente.

Abra a panela, acrescente as batatas, (se quiser uma carne de panela com mandioca, substitua por mandioca cozida) se preciso coloque mais água, mas não precisa cobrir as batatas com água, apenas 1 dedo de líquido na panela basta. Volte ao fogo e assim que pegar pressão conte 5 minutos e desligue. Deixe novamente sair a pressão. Na hora de servir polvilhe salsinha.

*Lembrete importante: sempre que usar panela de pressão deixe em fogo alto até a panela começar a chiar, assim que pegar pressão você pode manter em fogo mínimo. Sempre, em toda e qualquer receita!

 Se você esta procurando uma carne cozida com batatas, esta receita é sensacional para fazer em grandes quantidades então, se fizer não deixe de me marcar nas redes sociais e deixe seu comentário aqui que vamos nos conversando!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

79 Comments

Fricassé de Frango

Carne de Panela com Legumes