in ,

Massa para Tortas Doces

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Essa massa eu adaptei de uma receita que tenho para tortas salgadas e deu muito certo. Ela fica crocante na medida certa, sem ficar dura demais. Também acho o açúcar no ponto certo porque em geral os recheios já são bem doces, então fica muito equilibrada.
Rende 2 tortas de 20cm ou uma maior.

Ingredientes:
2 xic. (chá) Farinha de Trigo;
3 col. (sopa) açúcar;
1 pitada de sal;
50g de Manteiga;
1 ovo;
40 ml de óleo;
3 a 5 col. (sopa) de água.

Mas é importante seguir alguns passos e aprender alguns segredinhos para que ela dê certo. Então para isso a gente faz um vídeo que é só apertar o play para assistir!

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

24 Comments

  1. Oi Tati, adoro sua receita e tenho todos os seus livros. Fiz essa massa e deixei na geladeira porém não consegui abrir no rolo.. Ela vai tipo rasgando. Isso acontece também na torta de maçã que faço sempre. Pode me ajudar?

    • Anita vc deve estar sovando muito. Experimente só misturar o suficiente para virar uma bola. Tente abrir entre duas folhas de papel manteiga, tb facilita. Mas caso ainda continue com dificuldade de abrir faça tirando pedacinhos e colando na forma. Bjs

  2. Tati

    Gostei muito de sua receita de bacalhau com cebolas caramelizadas…fez sucesso… mas lhe daria a seguinte sugestão:

    Se o lombo de bacalhau estiver congelado ( também só uso ribeira alves) coloque em água para ferver uns 6 mins…não precisa ferver….

    O bacalhau vai ficar mais tenro e você aproveita essa água para ferver as batatas….faz uma imensa diferença….as batatas ficam com mais gosto e mais cremosas

    Como bom português também lhe sugiro colocar algumas azeitonas pretas no final….

    um grande abraço e gostei muito de seu site…

    felicidades e sucesso

  3. Tati e seguidoras; uma boa dica que aprendi é esticar a massa entre papel film. Esses tipos de massa pesada e fria se abre muito ao esticar. Então botem papel film; a massa e papel film por cima e com o rolo vão esticando. Depois para passar à forma; tira o papel film de cima; enrolar a massa no rolo e botar na forma; o outro film (de embaixo) ficará pra cima; só tirar e ajeitar os laterais da massa. Espero que facilite como me facilitou a mim. Obrigada Tati pela receitinha vou fazer. Beijos

  4. Oi, Tati! Fiz uma receita tua de bolo de bana com flocos de aveia. Inacreditável a textura. Acredito que errei no fermento. às vezes acontece isso comigo. Eu uso fermento e ele acaba amargando um pouco o bolo. Como eu faço para evitar esse detalhe? Tem alguma dica? Adoro teu site, teus livros e tua forma de espalhar conhecimento. Parabéns!

    • Oi Gisele! Obrigada pelo carinho!
      Cola aqui o link da receita que vc fez para eu ter uma ideia de que bolo se trata, é que já fiz tantos de banana rs..rs… assim consigo ter uma ideia melhor do que pode ter acontecido e te ajudar.
      bjs

  5. Coco com limão siciliano, banana com farofinha,maça com nozes, ricota com ameixas… já estou ansiosa pelas receitas.

  6. Adoro as tuas dicas. Gostaria que me desse a receita de um recheio com côco e chocolate pra eu fazer no meu aniversário. Beijokas perfumadas.

  7. Gostaria de aprender faser está massa com receio de maçã.. Obrigada pelas receitas tenho aprendido com suas receitas..

Gelos decorados para incrementar suas bebidas

Como Fazer Picles – Receita de Conserva Caseira