in ,

Pãezinhos de Cebola

Eu sempre fico babando nos pães maravilhosos que vejo nos meus passeios pela blogosfera culinária.

Vocês já devem ter me visto comentar em vossos blogs que minha “perrengue” na cozinha é com os pães e normalmente comento que “não sou uma pessoa que domina a arte da panificação“. Meus pães sempre ficam pesados, sem gosto… mas acho que dessa vez eu acertei! Ficaram lindinhos, fofos, perfumados… eu disse que um dia ia dar certo! Tudo bem que a receita é das mais fáceis, mas por hora estou bem contente!

Bora sujar os dedinhos (faz 12 pãezinhos):

1 ovo;
¼ de copo de óleo;
1/2 copo de leite morno;
1 colher (chá) de açúcar;
1 colher (café) de sal;
1 tablete de fermento biológico fresco;
1/2 cebola grande;
Farinha até dar ponto (cerca de 400g).

Bata tudo no liquidificador (menos a farinha). Despeje a mistura batida em um recipiente fundo e vá adicionando a farinha até ficar uma massa bem uniforme e fácil de trabalhar (tem que desgrudar das mãos). Faça bolinhas e coloque na assadeira, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Elas dobrarão de volume. Pincele com gema e asse em forno moderado até dourar.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

32 Comments

  1. Passando aqui só para dizer que testei essa receita hoje! A única "modificação": com minha cebola não era grande (estava mais para média/pequena), usei inteira, o que definitivamente não foi um problema…rsss
    Aprovadíssima!!! Receita super fácil, deixou um cheiro delicioso pela casa! Levei os pães para a casa do meu pai de carro e quase ataquei ali mesmo, antes de chegar, o cheiro ficou me tentando o percurso todo..rsss
    Definitivamente entrou na minha lista de receitas que gostei de fazer e vou fazer mais vezes, até virar expert!

  2. Tati vc não a receitinha parecida do pão da subway ja tentei fazer várias x e fica muito duro faço tdo direitinha a massa fica linda leve mas quando assa meu deus duro demais … obrigada

  3. Tati, bom dia linda!

    Descobri seu blog ontem e já me arrisquei nesse pãozinho.. ficou um arraso!

    Porém tenho alguma obs..

    1 – Na hora que estava preparando tudo, vi que meu fermento fresco não estava bom, e usei o aquele granuladinho.. ficou bom tb!

    2 – Quando vc diz 1/2 copo, se refere a que medida de copo? Não seria melhor especificar em mls?

    3 – Usei uma cebola inteira ao invés de meia, e acho q poderia usar até um pouco mais, pq assim fica com meia gostinho de cebola… o cheirinho dele é um pecado..

    bem é isso! beijos

  4. Querida Tatiana,

    Descobri o seu blog por acaso, fiquei um dia inteiro devorando seus posts e… fiz o meu primeiro pão inspirada em você! Pois é, sempre tive um medaço da "arte da panificação", mas vi a receita, tomei coragem e… acabei de tirar pãezinhos quentinhos do forno! Deliciosos, todos aprovaram!
    Ah, fiz com farinha integral, ficou super bom. E da próxima vez, vou colocar mais cebola, para ficar um pouquinho mais forte.

    Parabéns pelo blog!
    Nicole

  5. fazer pão é comigo mesmo..amo sentir o perfume do pão dentro do forno!!!..mas..amiga..para quem não acerta fazer!!!.. os seus sairam lindos..e..pão de cebola é tudo de bom..bjus

  6. Tati, tb não domino! Mas ontem fiz uns paes que ficaram perfeitos! Pela primeira vez!hahah

    O seus ficaram lindos!!! Já que o universo está conspirando em favor dos meus pães, vou testar sua receita tb!

    Bjos

  7. Hummmm… Ficaram lindos seus pãezinhos de cebola!!!!Mandou muito bem!!!!..ahahahah…Eu conheço o gostinho desse pão, é bom é bom é bom…

    Acabei de fazer um tour no Panelaterapia, pra conferir o que andei perdendo nesses meus dias de sumiço. Eu estive aqui no dia da sua festa Mexicana, no dia em que você postou as fotos (lindas), mas minha energia já estava no "fim do pavio" e nem sequer tive forças para comentar. E nessa semana que passou, a vida andou braba pro meu lado, fora a minha lerdeza habitual né…ahahahah…
    Seu blog está delicioso!
    beijo beijo

  8. Oi Tati, adoro sujar meus dedinhos com massa de pão, porque sei que uma coisa muito boa está por vir, hehehe. Delicinha. Poxa, no próximo encontro vou correndo te avisar. Beijo grande

A Epopéia da Lagosta

Pernil Assado com Farofa de Damascos