in ,

Veja como fazer pão sem glúten

Veja como fazer pão sem glúten

O pão sem glúten é uma receita que tanto as pessoas celíacas quanto quem possui uma alergia mais leve, costuma fazer em casa. Desse modo, não é preciso se restringir e parar de comer o que gosta ao mudar os ingredientes.

O que é um pão sem glúten?

Um pão sem glúten é aquele que não possui essa composição em seu preparo. O glúten é um misto de proteínas que se encontra em farinhas, como:

  • trigo;
  • aveia;
  • centeio. 

Ela possui como característica a elasticidade e a viscosidade. Porém, existem pessoas que possuem alergia a essas proteínas, assim são intolerantes a elas. 

Há as celíacas, que não podem ter contato com o ingrediente, bem como, as que apresentam alguns sintomas ao consumi-lo como desconforto e distensão no abdômen. 

Esse grupo costuma produzir seus próprios alimentos em razão de serem muitos caros nos mercados. Desse modo, você vai aprender a fazer logo a seguir, além de saber quais são os ingredientes que substituem esse misto de proteínas. 

Veja como fazer pão sem glúten
O pão sem glúten possui pouca diferença do comum, o que muda é a farinha na maioria das vezes – Foto de Couleur no Pixabay

Como fazer o pão sem glúten? 

Há várias formas de fazer o pão sem glúten, por exemplo, pode-se utilizar a farinha de arroz, com o mix de várias outras, como de aveia.

Assim, a principal substituição é essa, mas, vale ressaltar que as pessoas celíacas não podem consumir nada que leva essa proteína.

Além da farinha, algumas receitas substituem o fermento que também possui glúten. No entanto, o de fermentação natural seco ou fresco é livre, dessa forma, pode ser um dos ingredientes da sua receita. 

A dúvida de muitos é se o pão fica realmente com o gosto semelhante ao original e a resposta é sim. Aliás, além de ficar bom na maioria das receitas, ele faz bem à saúde e costuma ser mais saudável.

Ingredientes

A receita de pão sem glúten abaixo possui um formato pequeno, porém, você pode adequar da maneira que preferir. Assim, requer esses ingredientes:

  • 300g de flocos ou farinha de aveia sem glúten;
  • 630ml de água morna;
  • 1 colher de chá de açúcar integral;
  • 11g de fermento de padeiro seco ou o dobro no fresco;
  • 200g de farinha de arroz integral;
  • 100g de fécula de batata;
  • 20g de psyllium husk em flocos ou em pó;
  • 20g de sementes de linhaça moída;
  • 2 colheres de chá rasas de sal marinho fino.

Essa receita rende cerca de 8 pães, mas você pode adequar conforme a sua necessidade. Assim, para fazer mais ou menos, basta fazer a proporção dos ingredientes.

Veja como fazer pão sem glúten
Faça um delicioso pão livre de glúten em casa. Imagem do Freepik

Modo de preparo

A receita é bem simples. Dessa forma, a preparação é a seguinte, veja com atenção o passo a passo abaixo:

  1. Em um processador, triture a aveia e reserve-a;
  2. Em um medidor de vidro, junte a água e o açúcar, em seguida, mexa-os;
  3. Junte o fermento e misture, deixe agir por 5 min ou 10 min, caso for o fresco;
  4. Ao passar do tempo, mexa de novo;
  5. No processador ou outro recipiente, junte os demais ingredientes;
  6. Após misturar, coloque a mistura no fermento, bata e deixe repousar por 3 minutos;
  7. Coloque a massa na bancada, sob a farinha polvilhada e molde os pães;
  8. Deixe-o descansar coberto com um pano fino durante 1 hora ou até parar de crescer;
  9. Pré-aqueça o forno em 200 °C;
  10. Asse os pães durante 45 minutos (observe para não queimar).

Após isso, então, é só servir após esfriar a ponto do consumo para ter deliciosos pães sem glúten. Com isso, além de não ter crise de intolerância, vai poder apreciar deliciosas receitas. 

É possível fazer pão sem glúten e sem lactose?

Também é possível fazer um pão sem glúten e sem lactose. Porém, além da substituição da farinha, é preciso trocar o leite, que pode ser o de amêndoas, o de coco, ou outros que estejam disponíveis. 

Esse tipo de receita de pão caseiro atende não só o público intolerante ao glúten e aos celíacos, mas também aqueles que possuem alergia a lactose. Essa, aliás, nada mais é que uma substância presente no leite que o organismo não digere corretamente.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Aprenda a fazer molho tártaro

Aprenda a fazer molho tártaro

bolinho-de-chuva

Como fazer bolinho de chuva?