Essa receita eu faço há muito tempo! A primeira vez que a vi foi no extinto blog Rainhas Lar. Ela se chamava “rocambole de massa de pastel” e eu até já postei essa receita aqui. Como eu modifiquei um pouco o “modus operandi”, resolvi postar novamente porque acho que aprimorei a técnica rs..rs…
Também mudei o nome da receita porque como não faço “enrolado” não acho que seja um rocambole, mas sim um “envelopão”. Então acompanhem:
Abra um retângulo com a massa de pastel (aquelas que a gente compra no mercado) do tamanho que desejar e que couber na sua assadeira. Coloque o recheio de sua preferência no centro. Eu usei queijo e uma mistura feita com tomate, calabresa, cebola e orégano.Molhe um pouco as bordas da massa com água (isso ajuda a “grudar”) e dobre como um envelope, assim:
Coloque em uma assadeira untada com bastante óleo ou azeite com as dobras feitas no pastelão para baixo. Para não grudar eu faço assim: pincelo azeite na assadeira, coloco uma folha de papel manteiga, unto com mais azeite em cima da folha e coloco o pastelão sobre ela.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. Retire o papel, pincele azeite em cima da massa e leve novamente ao forno para dourar sem o papel. Eu não gosto de dizer a temperatura do forno e nem o tempo que leva para assar porque tem gente que quer seguir à risca e isso nunca dá certo, já que cada forno é de um jeito e muda muito conforme a marca. Então observe quando a superfície estiver douradinha ele estará no ponto.
* Importante: não use recheio muito úmido ou que solte líquido para não deixar a massa mole. Essa receita é “porreta” para quando a gente precisa improvisar um lanche delicioso e rápido de fazer!
Muito bom vou fazer agora.
Delícia!
Só mais uma dúvida, por favor. Se sobrar o que fazer para guardar ( e como aquecer) e comer depois ou para reservar para filho que chega mais tarde. Tô sempre devendo agradecimentos por toda sua atenção. Obrigado.
Eu faria em tamanhos menores e assaria na hora, mas se não tiver jeito deixe esfriar, embrulhe no alumínio e depois aqueça novamente em forno mais baixo.
O meu está no forno ja…. fiz c calabresa bacon milho e mussarela… será q vai prestar?? Kkk adoro panelaterapia
Oi Tati! Primeiramente parabéns pelo site, ainda não fiz nenhuma receita sua que tenha dado errado! 🙂 Uma dúvida: você acha que esse pastelão funciona substituindo a linguiça por berinjela e champignon? Queria fazer uma versão vegetariana pra minha irmã. Inclusive gostaria de dar uma sugestão: você podia, em algumas receitas que envolvem carne, sugerir algumas alternativas para substituir por opções vegetarianas. Óbvio que na medida do possível, né? 😉
Oi Carol berinjela solta muita água, então eu faria primeiro um recheio tipo esse http://panelaterapia.com/2012/02/antepasto-de-berinjela-de-microondas.html
para depois colocar no pastelão. Tb usaria menos azeite no recheio para nao amolecer a massa de pastel.
Eu fiz o pastel hoje é deu certo, mas queria saber como posso fazer para a massa embaixo não ficar dura, porque na hora de cortar fica difícil!
Obrigada
É porque ressecou, talvez vc tenha demorado para fazer o processo todo. Pincele um pouco de água que ela volta.
Tatiana esta água pode ser substituída por azeite? Se quiser fazer umas duas a três horas antes é possível ou resseca. O que fazer. Abraços.
É melhor usar água mesmo. Pode fazer antes, mas para nao ressecar tem que embrulhar plástico filme sem deixar ar dentro.
Fiz no air fryer e deu certo.
Tem que fazer 2 por vez.
Dez minutos a 180, depois vira e mais dez minutos.
Não esquecendo de pincelar azeite nele todo.
A massa fica mais crocante.
Michelly só pra ter certeza, você colocou o alumínio e deitou a massa e depois cobriu a forma tbem com ele e não precisou do papel manteiga? Quero fazer logo…Beijos
Papel manteiga embaixo e alumínio por cima.
dica aí pra vocês ponto se usar em é ingredientes líquidos usar farinha de rosca pra absolver o líquido da massa um beijo
Hummmm que delicia,amei a ideia,assados são mais saudáveis q frito, vou fazer.
Vou fazer ainda hoje, deu água na boca…..hummmmmmm
Hmmm, ta no forno
Ahh..Não posso deixar passar em branco….
praticamente faço todos os dias um prato seu….
Melhor blog na minha opinião,
beijos e sucesso!!!!
Obaaaa! Obrigada linda!!!
Vou fazer agora mesmo!!! Família tá pedindo!!!
Venho depois para falar como ficou, ok?
Tomara que tudo dê certo!!!
Vou tentar fazer hoje. Adoro seu blog !
Obrigada Tati, amanhã irei fazer… abs
Me esclarece uma duvida, no video vc fala pra pincelar o pastelão com agua e gema de ovo, na receita escrita vc fala pra pincelar com azeite qual o correto??
Ambos corretos, vc escolhe.
O ovo só deixa mais dourado.
Tenho uma massa folhada esperando uma receita fácil e prática igual a esta. Vc acha que pode dar certo?
O bom do seu blog é que vc sente as dificuldades da dona de casa comum, com muita simplicidade. Adoro isto.
Acho que dá certo sim!!! 🙂
Tem algumas outras receitas com massa folhada no blog, use o campo de busca na coluna lateral para encontrá-las!
Fico feliz em saber que estou conseguindo ajudar de alguma forma!
Bjs
Fiz e gostei. Mas acho poderia ter deixado mais tempo coberto. Deixei uns vinte minutos. Senti falta de uma foto de como fica antes de colocar para dourar.
Estou adorando as receitas.
Fiz a receita e ficou ótima. Adaptei os ingredientes para carne moída com queijo… deu certo!
Ameiii a receita!
Vou fazer essa receita,parece fácil.O rocambole que fiz não ficoi legal.A massa no meio parecia crua.Tentarei novamente,para ver no que dá.Achei uma ótima idéia isso…
Que demais! Vou tentar =)
Adorei a receita, super fácil de fazer, sem frescuras, assim eh bom demais, ainda mais pras recém casadas rsrs obrigada pelas receitas e dicas 🙂 Sempre sigo
é com massa normal para pastel tipi pastelina?
Isso, aquelas massas de rolo que vende em mercado e em algumas pastelarias.
Dica da minha mãe quando falta papel manteiga em casa:
pegar o saco de pão e pincelar óleo nele, e colocar sobre a forma (do mesmo jeito que vc ia fazer com o papel manteiga).
Salva-receitas!!! hehe
Fiz esta receita e amei…. o recheio foi brocolis com catupiry … e pincelei margarina por cima da massa …. ficou MARA…
OBRIGADA´PELA RECEITA AMEIIIIIIIIIIIIIII EU IREI FASER SIM ………..DAR ÁGUA NA BOCA …………………………
Fiz esta receita e ficou deliciosa…amo seu blog!!!
Eu fiz e ficou um espetáculo…não tinha papel manteiga e fiz com papel alumínio, deu uma untada com azeite e ficou mara!!! Amo seu blog!!!
Que saudade que me deu do rainhas do lar.
Eu queria fazer essa receita agora mais nao tenho o papel manteiga…
Tem como fazer sem??
Carol, eu fiz uma vez direto na assadeira e grudou um pouco, então eu não arrisco. Se vc tiver assadeira com camada antiaderente aí com uma camada de azeite eu acho que até dá.
Bjs
Porreta é você..rsss Só manda receitas boas, fáceis e práticas. Estou cansada de coisas difíceis, complicadas e que levam 420 ingredientes. Obrigada mesmo.
Paula, só corta.
Bjs
Tatiana.
Perguntinha de iniciante: Você prepara a calabresa antes, frita ou algo assim, ou só corta e coloca pra assar mesmo?
Michelle, provavelmente! O papel dá uma cozida na massa antes, sem ele a massa assa muito rápido e endurece. Mas a marca da massa tb interfere. Compro sempre uma da marca Pastitex, é ótima, mas nem sempre acho. Tem umas mais secas e fica mais durinho mesmo.
Oi Tati, tudo bem? Fiz esse pastel hoje… mas esqueci de cobrir com o papel alumínio e achei que a massa ficou muito dura. Será que foi por isso?
Beijos
Michelle
Fiz essa receita ontem, mas não tinha entendido que era a massa de rolo dai comprei daquela quadrada pequena de pastel, ficou um mini envelope rsrs. Muito gostoso, prático e saudavél porque não é frito 🙂 Recomendo!
Tati, muito obrigado por esclarecer minha dúvida!
Vou fazer hoje mesmo!
Bjs e sucesso!
olá !!!
Mulher Abençoada….
seu espaço e mimos são deliciosos….
te seguindo espero ser aprovada.
para retornar mais vezes…
que seu final de semana seja abençoado.
Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.
Salmos, 34:10
beijokas….
Layla é aquela massa comum p/ fritar que vem enrolada feito rocambole sabe?
Bjs
Olá Tati!
A massa é a de pastel para fritar mesmo, ou própria de assar?
Estou com essa dúvida!
Adoro o seu blog, todos os dias tenho que dar uma passadinha!rsrs
Amei a receita, corri logo para fazer. O meu pastelão foi recheiado com queijo, peito de peru defumado, tomate e orégano. Ficou maravilhoso. Meu marido e eu gostamos bastante. Além de prática é deliciosa. Obrigada por compartilhar suas receitas saborosas conosco.
Um abração.
Eu faço uma receita assim só que pincelo gema de ovo em cima e jogo um pouco de parmesão. Fica muito bom também viu, rs
Bj
Cinthya o meu não ficou molinho não… pode ser azeite, mas pode ser a qualidade da massa tb, tem umas que são mais úmidas que outras…
Bjs
Oi Tati, assim que vi a receita corri pra fazer o meu… Não sei o que houve mas o fundo ficou molinho! será que exagerei no azeite? O recheio fiz sequinho, e como não tinha papel alumínio cobri com papel manteiga. Já aço teceu isso com vc?
QUE DELICIA HEIN.FICA DIFICIL RESITIR UMA COISA DESSAS.ADOREI A RECEITA.ASSIM QUE PUDER VOU TESTAR.BEIJOS.
Nossa Tati…essa foi como um soco do aranha no meu estomago faminto agora. Acredita que estou tentando encontrar uma pizzaria aberta para comer uma redonda bem caprichada, o que está sendo dificil, aqui todos resolveram tirar folga…Gente, hoje é feriado, queremos pizza. Mais enfim, quando não é que dou de cara com essa delicia. Pode apostar que essa semana sai esse lanchão aqui em casa. DILIÇA!!!
tbm fiz uma versão de lanche assim, aliás bem parecido (até o recheio é igual!)
dá uma olhada
http://www.brisandonacozinha.com/2012/06/travesseiro-de-massa-de-pastel.html
bjos!
Tati … gostei muito da sua receita e com certeza irei prepará-la pois além de prática e bonita … tenho certeza que é saborosíssima … Sucesso sempre !!!
Tem uma delícia de aspecto, eu gosto imenso deste tipo de petisco.
Hmmmm, vou ter que fazer! Hahahaha; Receita prática, do jeito que eu gosto. 🙂
Parece delicioso. Meu sonho era que o seu blog fosse um aplicativo para iPhone para eu ficar acompanhando e quanto faço. Parabens pelo seu trabalho. Sempre com receitas lindas, fotos lindas e REAIS. Que nos passam a sensação que todas nos podemos fazer. Na minha opinião nenhum livro de culinária é tão real qnt o seu blog e alguns outros (alguns são bem feitos como o seu, mas são poucos). Parabens e obrigada
Adorei a receita. Meu sonho era que teu blog fosse um aplicativo para iPhone para eu ficar só acompanhando. Parabéns pelo trabalho. Tudo é muito lindo e o principal é real. Nos da a sensação que todas pode os fazer. Obrigada
K receita hein…
Deu até água na boca…
Com certeza esta anotada…
bjks e bom domingo
Cáh
Tatiana que ótima dica, adorei, super prática, pode ser qq recheio e leva a vantagem de não ser fritura (apesar de amar fritura), achei muito interessante e fácil, vou fazer…rsrs
Bj e boa semana!!!
Jane Lea
Ai Tati.. estava ali na cozinha preparando o almoço e vim aqui correndo dar uma olhadinha nas novidades…
Gente que tudo!!
Hummmmmmmmm… fiquei com água na boca.. srssrsr
Fica lindo e imagino eu que o sabor ficou maravilhoso.. Eu ainda colocaria um molhinho de pimenta só pra ficar mais ruim ainda rssrsr (amo pimenta)
Amei.. amei… amei…
Tati lembra da receita do estrogonofe que você postou e eu disse que nunca havia comido de carne? Pois é minha amiga você me deu coragem e acabei fazendo.. não tão lindo quanto o seu mas enfim experimentei de carne e aqui em casa foi muito aprovado.. srss
Beijokas e um domingo lindo pra você..
Sheila
hmmmmm q delicia! parece ser fácil tbm… flor vc poderia visitar e seguir meu blog? 😀 tem mts coisas sobre culinária, esmaltes, moda, enfim de tudo. se puder agradeço! adoro seu blog! kisses :*
fabulousstylish.blogspot.com
tem uma receitinha de brownie que foi postada ontem dlçç *-*