in ,

Dicas para fazer um bom salgado de forno

Dicas para fazer um bom salgado de forno

O salgado de forno é uma opção prática e deliciosa para diversas ocasiões, desde lanches rápidos até festas e eventos, pois tem um preparo bem simples. Por isso, conheça uma receita básica para fazer em casa e no seu dia a dia, bem como, conheça dicas de recheios.

Como faz salgado de forno?

Para fazer salgado de forno, você precisa de ingredientes simples, como farinha de trigo e ovos, por exemplo. Assim, veja a seguir as quantidades e itens:

  • 500g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 10g de fermento biológico seco.

Além disso, você também irá precisar de 250ml de leite morno, 100ml de óleo vegetal e um ovo, com uma gema para pincelar. Ainda assim, vale destacar que essa massa serve para diversos salgados, desde empadinhas de bacalhau até pastéis de forno.

Receita de salgado de forno

Para começar a receita, em uma tigela pequena, misture o fermento biológico seco com o açúcar e metade do leite morno. Em seguida, deixe descansar por cerca de 10 minutos, até espumar.

Passo a passo seguinte

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Ainda assim, faça uma cavidade no centro da farinha e adicione o óleo, o ovo, a mistura de fermento e misture bem.

Depois, adicione o restante do leite aos poucos, amasse aos poucos até obter uma massa homogênea e elástica. Enfim, se for preciso, adicione mais farinha ou leite para ajustar a consistência.

Deixe a massa descansar

Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa descansar em um lugar morno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Após o descanso, divida a massa em pequenas porções, abra com um rolo e recheie a gosto.

Por fim, pincele os salgados com a gema batida para obter um dourado bonito e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 a 25 minutos, ou até dourarem.

Como faz salgado de forno para festa?

É importante preparar um salgado de forno para festa que seja fácil de manusear e consumir. Então, aqui estão algumas dicas:

  • diminua o tamanho dos salgados;
  • ofereça diversos recheios;
  • use formas para servir.

Do mesmo modo, prepare os salgados com antecedência e congele-os. Assim, no dia da festa, basta assar e servir, o que ajuda a poupar muito tempo.

Dicas para fazer um bom salgado de forno
O salgado de forno é uma boa dica de receita simples e versátil para fazer no seu dia a dia. Imagem de Freepik

Dicas finais

A qualidade dos ingredientes influencia de forma direta no sabor final dos salgados. Da mesma forma, é ideal amassar bem a massa para desenvolver o glúten e garantir que eles fiquem macios e cresçam bem.

Você deve assar os salgados em forno preaquecido e controlar a temperatura para não assarem rápido demais por fora e com isso, fiquem crus por dentro.

Quais são os melhores recheios para salgado de forno?

Um dos recheios mais clássicos para salgado de forno é o frango com catupiry, que leva apenas alguns minutos para aprontar. Nesse sentido, você precisa de:

  • 500g de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 tomate picado;
  • sal, pimenta e cheiro-verde a gosto;
  • 200g de catupiry.

Assim, após separar os ingredientes, refogue a cebola e o alho até dourarem, adicione o frango desfiado e o tomate, tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Enfim, cozinhe por alguns minutos, deixe esfriar, misture o catupiry e utilize como recheio.

Outros recheios

O recheio com carne moída também é delicioso e você pode preparar igualzinho ao frango. Desse modo, use a variação que desejar, pois é possível rechear também com presunto e mussarela ou salsicha.

Quais são as vantagens de fazer um salgado de forno?

A principal vantagem do salgado de forno é que ele tem menos gordura que os fritos, o que o torna bem mais saudável. Do mesmo modo, pode-se destacar:

  • que é fácil de fazer;
  • pode incluir diversos recheios;
  • dá para fazer em grandes quantidades.

Esse salgado é ideal de fazer no seu dia a dia ou até mesmo para ocasiões especiais, como festas de aniversário, por exemplo.

Fácil de conservar

Outra vantagem é que os salgados de forno são fáceis de conservar e você pode tanto congelar como aquecer quando precisar. Por isso, ele ajuda também a planejar as refeições com tempo de sobra.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Salto del Guairá – Dicas de Compras no Paraguai

Bolo de Cenoura com Brigadeiro