Baguete Recheada

Massa deliciosa colegas! Vou levar para a vida! Eu fiz a massa na máquina de pão, mas a receita original não é da máquina. Eu sei que muita gente acha que não vai dar certo porque não tem máquina, mas pode fazer que eu garanto!

Na máquina de pão tem uma opção de você colocar os ingredientes e ela só amassa, foi isso que eu fiz, ou seja, quem não tem máquina é só usar as mãos que dá certo também!

Ingredientes para 2 baguetes grandes ou 4 menores:

  • 150 ml de água morna
  • 1 ovo
  • 100 ml de óleo
  • 1/2 colher (sopa)  de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 1/2 sachê de fermento biológico seco

Para quem tem máquina é só colocar os ingredientes na ordem acima e ligar no ciclo “massa”, no caso da minha máquina é a opção “8”. Ela vai amassar e deixar crescer, depois disso você retira a massa da máquina e continua o processo.

Para quem não tem máquina é só amassar os ingredientes acima e ir colocando a farinha aos poucos, porque você pode usar um pouco mais ou menos. Quando desgrudar das mãos está no ponto. Deixe a massa crescer em local abafado por 40 minutos (eu gosto de colocar um papel filme sobre a bacia e deixar dentro do forno desligado).

Na sequência (para quem tem ou não máquina) é só dividir a massa, abrir com o rolo (se for sobre pedra de mármore nem precisa polvilhar farinha, ela não gruda), colocar o recheio e fechar. Eu não gosto de dar muitas voltas feito rocambole porque acho que a massa cresce menos assim, eu coloco o recheio todo de um lado só e dou apenas 1 volta.
Pincele ovo batido, coloque em assadeira untada com óleo e leve para assar em forno preaquecido em 200º  até dourar por cima.


Importante: 
– Você pode usar o recheio que quiser, mas cuidado com ingredientes que soltam líquido porque deixam a massa mole. Eu fiz de vários recheios, o da foto era tomate, cebola, milho e queijo (muçarela e parmesão).
– Se quiser colocar parmesão por cima quando estiver quase assado, abra o forno e salpique o parmesão. Volte para o forno por cerca de 5 minutos (se colocar o parmesão antes ele pode queimar).
– Eu fiz uns cortes na superfície do pão, antes de assar, mas usei faca e os cortes abriram demais, o certo é usar estilete ou lâmina bem fina senão o recheio escapa. Fica a seu critério fazer ou não.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.