O Tempo de Forno

Uma das perguntas que mais aparece aqui é “Tati, qual o tempo de forno dessa receita?” e para mim é muito difícil respondê-la. Primeiro porque não uso timer e nunca marquei tempo para receita nenhuma. Eu olho a cara do prato, a aparência, a consistência, etc. Eu sei, sou uma rebelde na cozinha, e vocês sabem que faço tudo na intuição, se não fosse assim eu estudaria Gastronomia, mas não tenho paciência para teorias. Segundo porque cada forno é de um jeito.

Quem já teve fogões de marcas diferentes sabe que o tempo pode variar absurdamente de uma marca para outra. Já fiz em 1h e 30m receitas em que o tempo de forno descrito era de 45 minutos.


Então colegas, mesmo que vocês sejam iniciantes na cozinha, aprendam a confiar mais na sua intuição do que no tempo descrito em uma receita. Garanto que a chance de errar é bem menor.  Porque se você seguir o tempo à risca, sem levar em conta a aparência e a consistência, as chances de ter um prato cru ou assado em demasia é grande.

E lembrem-se dos clichês que são totalmente verdadeiros: Cozinha é experiência! // É errando é que se aprende!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

21 Comentários

  1. rose disse:

    Tati me de uma dica de um prato para escola .nao posso usar nada de creme de l,eite, queijos ,requeijao etc… so mesmo generos basicos, qualquer tipo de verdura , ou molho branco que e coisa que eu posso fazer.e um prato que eu tenho que pensar em 100 crianças. Posso uasr carne moida , peito de frango ,aboboras(menina,paulistinha) cenouras,tomates,leite, margarina.
    Desde ja agradeço,abraços…..

  2. Concordo plenamente com vc cozinha é experimental !!! Acho difícil quando alguém me pede uma receita, pois faço a maioria das coisas pela intuição e quando sigo uma receita sempre dou uma modificada!!!

  3. Também sou uma rebelde da cozinha rsrsrs, adapto as receitas com o que tenho em casa, modifico as quantidades quando se trata de uma receita muito grande, tendo em vista que somos só eu e meu marido, e quanto ao tempo no forno ou fogo uso primeiro meu "cheirometro" mesmo, quando sinto o cheirinho de coisa pronta é que arrisco as outras técnicas para provar o ponto…bjo

  4. Ana Lucia disse:

    Oi Tati! Tbem acredito que cada forno tem seu tempo. O meu a gás é meio lerdo.
    Mas agora estou "apaixonada" pelo meu eletrico, ganhei tempo e mais sabor.
    Sou sua fã!!
    bjs

  5. gabriela2r disse:

    Tati, essa é uma das melhores dicas! O forno da minha casa é super potente. Se a receita fala 35 minutos, em 20 tá pronto. Não tem jeito, tem é que ficar de olho mesmo.

  6. Tati, adoro seu blog, suas receitas e suas dicas!!! Acho super importante sua ponderação sobre essa questão de forno. Muitas pessoas quando me pedem receitas aqui na pousada querem que eu dê o tempo exato de forno e isso é impossível!!!! Vou indicar sempre este post para o pessoal! Super abraço. Numa oportunidade visite nossa Pousada! Abraços especiais e parabéns pelo seu trabalho!

  7. maroza disse:

    Oi Lucimar, eu estou morando fora e tenho cooktop aqui e acho muito bom! Ele é bem mais potente do que as bocas de fogão normais, cozinha bem mais rápido. Também é mais seguro, pois é mais difícil se queimar…

    Acho que o único porém mesmo é o preço, né? Bem mais salgado…

    • oi maroza, adorei saber que eh mais rapido que o convencional, na vrdd todos meus projetos jah estao com cooktop e forno embutido, eheheh
      vale a pena, ape novo merece :))))
      bjo, e obg pela dica

  8. oi tati, pegando o embalo desse post, quero te pedir uma dica: comprei um apto e como jah estou começando a fazer os projetos da casa, na cozinha quero colocar cooktop e forno separados.como nunca usei esse tipo de forno nao sei se funciona igual ao forno de fogao, se eh bom, etc etc… enfim, na sua opiniao vale a pena???
    obg, beijos

  9. disse:

    Tati, essa história é muito verdade.
    Mas confesso que meu forno me estorvou tanto que comprei um termômetro de forno pela internet que deve chegar essa semana.
    Assim, eu acho que vou conseguir controlar melhor o tempo, porque vou saber exatamente em qual temperatura está o forno.
    Ele (o forno) super me irritou e agora vai ver só! rsss
    bjs

  10. Cela disse:

    Sigo a mesma lógica que você! Lembro que uma vez coloquei uma receita de bolo no blog e na hora de colocar a temperatura do forno eu coloquei algo como "a temperatura de bolo do forno de vocês, porque cada forno tem uma melhor pro bolo", hahahahah.

  11. Shapalmas disse:

    Eh bem assim mesmo…quando comecei a cozinhar,seguia as receitas com tempo certo de forno,algumas davam certo,outras,ficavam ruins,e eu nao sabia por que,ate descobrir que o tempo dependia do forno,do clima,enfim,alguns fatores que a gente soh descobre com o tempo mesmo…
    Beijinhos

    Sharon

  12. É verdade, cada forno tem seu tempo. O dono tem de avaliar o tempo de seu forno através de experiências com os alimentos, sejam carnes, massas, bolos, etc… Só mesmo através da observação.

  13. ANDREA disse:

    Verdade. São poucas receitas que o tempo de forno dá certo.
    Bolos comuns, a média é 35 a 45 minutos, bolo tamanho normal.
    Bolos maiores e massas mais liquidas, ultrapassam 1 hora.
    O mais correto, também acho, é ficar de olho, :).

    Andrea.

  14. Alê disse:

    Tati, falando em forno estou em dúvida se compro elétrico ou a gás, o que me fala?

    • Vixe nunca tive elétrico, só a gás então não sei dizer. Minha mãe tem elétrico, ela gosta muito, mas leva um tempinho para acostumar.
      bjs

    • Eliane disse:

      Alê… eu também tinha essa mesma dúvida quando me mudei pra casa nova, mas acabei optando pelo forno elétrico. No início me arrependi muito porque não sabia lidar com essa tecnologia que era nova pra mim! Hoje, passado um ano, eu e meu forno elétrico somos amigos intimos rsrsrsrssrs Aprendi a trabalhar com ele e o que mais gosto é poder deixar o bolo/pão/carne assando enquanto eu saio pra outros afazeres… porque ele também tem timer. Hoje eu amo!! bjs

    • Alê disse:

      Obrigada meninas! Eu me mudei a pouco e ainda não comprei forno, e essa acho que é a dúvida de muitos! Depois passem lá no blog pra conhecer! Bjos!
      http://oterceirosonho.blogspot.com.br/

    • Eu tenho o elétrico, da Layr, de 46 litros, autolimpante. Ele é ótimo pois assa muito rápido e fica tudo muito bom. Recomendo.