Como Fazer Ricota e Cottage

Em 2010 eu dei uma receita de Ricota Caseira (veja aqui), mas de lá para cá eu aprimorei a ideia e descobri que não precisa adicionar o iogurte e mais, que o Queijo Cottage se faz da mesma maneira, o que muda de um para o outro é só o quanto você drena o líquido.

Hiper fácil e super barato, porque gente, um potinho de Queijo Cottage tá custando o zóidacara! E fica uma delícia!

É tão fácil de fazer que o vídeo abaixo tem menos de 2 minutos e você aprende a fazer os dois queijinhos. Aproveita e se inscreve no nosso canal se quiser deixar a Tati bem felizinha: https://www.youtube.com/user/BlogPanelaterapia?sub_confirmation=1

Para quem está lendo por e-mail, para ver o vídeo acesse: bit.ly/ricotacottage

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

73 Comentários

  1. marília disse:

    Eu aproveito o soro do queijo, neste caso o cottage, como bebida, pois soro de queijo é muuuuuuiito saudável.

  2. Para tudooo…agora posso fazer meu queijinho em casa graças a você Tati (Obrigada amada).
    Fiz o COTTAGE com leite semidesnatado….deu super certo, ficou uma delícia e eu comi até puro kkkk
    Tati mais uma vez vc arrasando, obrigada por compartilhar suas delicias. Bjs

  3. Grasiele disse:

    Amei, amo todas as receitas….vc é ótima, receitas fáceis com ingredientes acessíveis…. Parabéns, sempre que preciso de algo procuro por aqui!!!!

  4. Alessandra disse:

    Tô viciada nessa receita e na de iogurte!!! Faz meses que faço!!!

  5. Gisele disse:

    Tati, tem algo que substitua o vinagre? Com limão funciona?

  6. Andrea disse:

    Olá! Adoro o canal e amei a receita!! Gostaria de saber se posso fazer com leite zero lactose? Beijo!!

  7. Fiz hoje uma receita com vinagre e outra com limão ambas ficaram ótimas.

  8. luiza de paula salazar disse:

    Fi com limão e também com vinagre, ambos ficaram muito bons

  9. Sacha disse:

    Sabe o que mais acho lindo desse site ? É que as receitas são ‘reais’. Não são aquelas coisas rebuscadas, que teríamos que empenhorar a casa para comprar os ingredientes. São receitas tão gostosas, na sua maioria super baratas e práticas. Além de ter um contato com seus seguidores, nossa… Faz de você a melhor chef de cozinha na minha opinião! Parabéns Tati, muito sucesso sempre. P.S: Vou tentar esse queijo pra dar de presente! Torça por mim hahahahahhs. Beijosmil

  10. Lilian Brasil Freitas disse:

    Tá tio amei a receita, gostaria de saber se consigo fazer uma cheesecake com essa ricota? No caso eu costumo comprar pronta para fazer cheesecake com goiabada. Se der, vou testar com a caseira.

  11. lucia campos disse:

    sabe o que eu acho mais legal, é ver que a Tati responde a todas as perguntas.parabens por sua disponibilidade.poucos saõ os que tem essa boa vontade.com certeza irei fazer tbm.

  12. Lilian disse:

    Pode ser qualquer tipo de vinagre até o de arroz?

  13. Bianca disse:

    Amanda…Como vc fez sem lactose?

  14. DENISE disse:

    Oi Tati, eu fiz com leite desnatado a ricota, deu certo, o único problema é que quase não rendeu. Eu uso o desnatado pq tem menos gordura. Minha pergunta é.. Se eu usar o integral, vai ser uma ricota mais gorda ou a gordura sai no soro?

  15. Leila disse:

    Tenho que esperar esfriar para coar?

  16. Rosana Pinto disse:

    Estou esperando qualhar. Estou tentando fazer. Tomara dê certo. Pessoal aguarde resultados

  17. Mariana amorim disse:

    Pode
    Fazer com vinagre de vinho tinto?

  18. Alena Monetti disse:

    Tati……
    Acabei de fazer o cottage…e ficou muito bom……
    Soh acrescentei depois de pronto…duas colheres de coalhada (feita em casa tambem)…para formar aquele creminho que o cottage tem……ficou perfeito….
    Bjs e parabens pelo sucesso……

  19. Benvinda Teixeira disse:

    Pode ser feito com vinagre de àlcool?

  20. Poxa…..obrigada pela dica. Adoro queijo ricota, mas é muito caro. Amanha vou tentar. bjus

  21. Neide Gi disse:

    muito fácil, vou fazer!

  22. Natalia disse:

    Fiz com limão.. Ficou ótimo

  23. Adriana Pillar disse:

    Fiz o cottage , com leite integral mesmo, da fazenda, ficou muito bom, pena que eu botei um pouco de sal a mais, estranhei apenas porque o nosso leite é muito gordo, muita nata amarela e não deu tanto quanto eu esperava , e eu tenho hábito de fazer o frescal com coalho líquido e dá bastante , vou tentar fazer com coalho a próxima vez ( o contagem) e conto depois , abraço.

  24. Sarah disse:

    Nara, eu também não gosto de vinagre na comida, mas ando comprando porque aprendi a usar na limpeza da casa, tem umas dicas ótimas na internet pra limpar pisos, principalmente banheiro e cozinha. Aí aproveitei pra fazer essa receita..rsrsra

  25. Camila Gomes disse:

    Fiz e amei!!!! Na hora de comer, tempero com mais sal e coloco orégano. Coloco no pão francês e depois na sanduicheira….vcs não tem noção da delícia!!!!

  26. Tati o q vc faz com o soro do leite q sobra?

    • Alessandra, infelizmente nesse caso fica com muito gosto de vinagre então eu descartei, mas teve uma moça que disse que faz bolo e que no forno o cheiro de vinagre some. Mas preciso testar.

  27. Carlos Heiss disse:

    Leite de caixinha = leite em pó + água.

  28. Fiz a receita e é maravilhosa. Usei leite em pó dissolvido na água(Ninho), deixei ferver e acrescentei vinagre de vinho branco. Minha filha que não gosta de ricota agora come esse queijo que você ensinou. Ficou dilícia!!!

  29. Ficou maravilhoso, amei essa receita, tive que fazer duas vezes, pois foi embora rapidinho, parabéns

  30. Talhou super! Duas colheres de vinagre de álcool! Leite bom não falha! Bjs

  31. Unknown disse:

    Que legal!!!
    Só uma dúvida: Quando eu era criança, minha Mãe fazia queijo e usava "Coalho" pra talhar o leite. O leite coalhado virava o queijo.. A ricota era feita depois com o soro do leite que sobrava… fervia novamente e aí virava ricota.

  32. Amei!!!!!! E eu que sou Intolerante a Lactose é muito mais economia, porque os sem lactose são muito caros. Muito obrigada pela dica!

  33. Adorei! Fiz hoje de manhã com leite integral UHT e rendeu cerca de 300g. Com certeza farei mais vezes!

  34. nara disse:

    fiz 2 vezes, a primeira eu nao tinha vinagre ( nao uso vinagre em casa eu odeiooooo,rssss) entao fiz com limao e nao funcionou, nao desisiti e fiz novamente comprei vinagre só p isso, rsss e uhullllll deu super certo ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, muito bom,bjksss

  35. Christianne disse:

    Adorei! Você usa o leite de saquinho? Posso usar o de saquinho mesmo? O tipo A de saquinho é integral e o C é o desnatado, sabe me dizer?

  36. Minha nossa, essa é uma daquelas receitas tipo, pra vida. Baita economia que dá pra fazer! Brigadão pela receita, Tati! Ah, pode trocar o vinagre por limão? Isso influencia muito no gosto?

    Beijos!

    • Érika, eu nunca testei mas lá no Youtube uma moça deixou comentário dizendo que usou limão e deu certo. Quanto ao sabor acho que vai de gosto, mas não acho que deva ficar ruim, pelo menos eu gosto de um azedinho :))

  37. Oi Tati!
    Fiz o cottage com leite sem lactose, semidesnatado. Ficou muiiiiiiiiiito bom.
    Parabéns pelo Blog.

  38. Oi Tati! Amei a receita do cottage! O vinagre que você utilizou foi o de maçã? Pode ser feito com qualquer vinagre branco?
    Bjo

  39. Tati do céu!!! Mas você é danada, não?! O cottage, além de caro, não é muito fácil de achar em muitas cidades (moro em Salvador e aqui é um drama!). Vou fazer o teste e volto pra te dizer (tomara que dê certo!!! =D)

    Beijão!!

  40. Tati, dá para fazer com leite em pós dissolvido em agua?
    Adoro seu blog.

    Bjs

  41. Tati que beleza de receita, eu amo cottage e vou tentar fazer aqui em casa. Pode ser leite de caixinha? É melhor integral ou pode ser desnatado? Bjs

    • Pode ser de caixinha sim, pode ser semi ou integral, a diferença é que interal rende um pouco mais, mas não é uma baaaita diferença. Pode fazer com qualquer um, só o desnatado que não aconselho muito porque tem muita água.
      Bjs

  42. lili disse:

    Já tentei fazer,mas o leite não talhou de jeito nenhum. Foi falta de vinagre?