Cuca de Goiabada

Antes de qualquer coisa, a receita tradicional de cuca é feita com fermento biológico seco, mas eu fiz com fermento químico (o de bolo), pelo simples fato de que com ele a massa não precisava descansar e eu poderia comer mais rápido hahahaha. Afinal acordei as 7:30h da manhã no domingo passado para fazer essa receita de tanto que estava com vontade (deve ser coisa de grávida isso).

Comecei fazendo uma massa simples de bolo que bati “na mão” mesmo.

Ingredientes da Massa:
– 2 ovos;
– 1/2 xícara (chá) de leite;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
– 2 xícara (chá) de farinha de trigo;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Usei todos os ingredientes em temperatura ambiente (isso é regra para fazer bolo tá gente?). Misturei os ovos, o leite, a manteiga (que estava molinha) e em seguida os ingredientes secos, tudo na ordem acima. Coloquei em uma forma untada e enfarinhada apenas no fundo, porque a minha era de antiaderente (se for de alumínio unte e enfarinhe a forma forma toda).

Espalhei pedaços de goiabada (aqui a quantidade é a gosto, mas não economize) e coloquei a farofa por cima.

cuca-facil-receita

Ingredientes da Farofa:
– 3 colheres (sopa) de açúcar;
– 3 colheres (sopa) de farinha;
– 3 colheres (sopa) de manteiga gelada.

Misture os ingredientes acima com uma colher ou com as pontas dos dedos até formar uma farofinha grossa.

Levei para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 35 minutos (mas esse tempo varia muito conforme a marca e modelo do forno).

cuca-goiabada

IMPORTANTE: Usei manteiga com sal que era a que eu tinha em casa, mas é sempre a minha preferida, mesmo em receitas doces, dá um toque levemente salgado que eu acho uma delícia. Mas não se preocupem que não fica salgada.
– Usei uma forma de 20cm X 30cm e a massa ficou um pouco alta, eu gosto de cuca mais baixinha, então se preferir, faça em forma maior.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes