in , ,

Cuca de Goiabada

cuca de goiabada

O papo aqui vai ser Cuca de Goiabada, afinal eu adoro essa delícia alemã e fazia tempo que eu não fazia e resolvi dar uma “mexida na receita” pra poder fazer com o que eu tinha. Eu deixei aqui para você duas receitas que me parecem originais, fiz uma que o Rodrigo Hilbert fez e é claro que ficou divina e, a minha preferida, a Cuca Farofa que é com bananas e sempre fica maravilhosa!

A Origem da Cuca

Se tem uma receita que é a cara do povo alemão no Sul do país pode ter certeza que é a cuca , afinal ela se tornou tão popular no sul do Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que você encontra praticamente em qualquer lugar que visitar.

A palavra “cuca” vem do alemão “kuchen”, que significa bolo ou torta (ah, jura?) em alemão que nessas regiões é bem comum devido à imigração alemã ocorrida no século XIX.

Afinal, o que é Cuca?

A cuca é um bolo doce, recheado e coberto com uma mistura de farinha, açúcar e manteiga que formam no topo uma crosta crocante e deliciosa. Os recheios vão de frutas como banana ou maçã, ou o meu favorito, uma camada generosa de doce de leite.

A receita pelo que percebi foi sendo adaptada ao longo do tempo incorporando ingredientes locais e regionais, porém a essência da Cuca sempre esta ali naquela crosta crocante e doce, enquanto que por dentro é fofinho e recheado.

cuca de goiabada

A Minha Receita de Cuca de Goiabada

Essa deliciosa iguaria tornou-se uma tradição em muitas famílias e é frequentemente apreciada como sobremesa ou lanche acompanhada de café. A cuca também pode ser encontrada em diversas padarias e estabelecimentos que oferecem produtos da culinária regional do sul do Brasil.

Antes de qualquer coisa, já aviso que a receita tradicional de cuca é feita com fermento biológico seco, mas eu fiz com fermento químico (aquele de bolo), pelo simples fato de que com ele a massa não precisava descansar e eu poderia comer mais rápido hahahaha. Afinal acordei as 7:30h da manhã no domingo passado para fazer essa receita de tanto que estava com vontade (deve ser coisa de grávida isso).

Comecei fazendo uma massa simples de bolo que bati “na mão” mesmo.

Ingredientes da Massa:
– 2 ovos;
– 1/2 xícara (chá) de leite;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
– 2 xícara (chá) de farinha de trigo;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Usei todos os ingredientes em temperatura ambiente (isso é regra para fazer bolo tá gente?). Misturei os ovos, o leite, a manteiga (que estava molinha) e em seguida os ingredientes secos, tudo na ordem acima. Coloquei em uma forma untada e enfarinhada apenas no fundo, porque a minha era de antiaderente (se for de alumínio unte e enfarinhe a forma forma toda).

Espalhei pedaços de goiabada (aqui a quantidade é a gosto, mas não economize) e coloquei a farofa por cima.

cuca-facil-receita

Ingredientes da Farofa:
– 3 colheres (sopa) de açúcar;
– 2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha;
– 3 colheres (sopa) de manteiga gelada.

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes acima com uma colher ou com as pontas dos dedos até formar uma farofinha grossa.

Levei para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 35 minutos (mas esse tempo varia muito conforme a marca e modelo do forno).

cuca-goiabada

IMPORTANTE: Usei manteiga com sal que era a que eu tinha em casa, mas é sempre a minha preferida. Mesmo em receitas doces, porque dá um toque levemente salgado que eu acho uma delícia. Mas não se preocupem que a cuca de goiabada não fica salgada.
– Usei uma forma de 20cm X 30cm. A massa ficou um pouco alta, eu gosto de cuca mais baixinha, então se preferir, faça em forma maior.

Se você quer ver todos os detalhes, eu gravei esta receita de Bolo de Banana com Chocolate , você vai adorar!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

120 Comments

churrasco

Quantidade de comida para churrasco

caldo verde

O Melhor Caldo Verde