Cuca de Goiabada

Antes de qualquer coisa, a receita tradicional de cuca é feita com fermento biológico seco, mas eu fiz com fermento químico (o de bolo), pelo simples fato de que com ele a massa não precisava descansar e eu poderia comer mais rápido hahahaha. Afinal acordei as 7:30h da manhã no domingo passado para fazer essa receita de tanto que estava com vontade (deve ser coisa de grávida isso).

Comecei fazendo uma massa simples de bolo que bati “na mão” mesmo.

Ingredientes da Massa:
– 2 ovos;
– 1/2 xícara (chá) de leite;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
– 2 xícara (chá) de farinha de trigo;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Usei todos os ingredientes em temperatura ambiente (isso é regra para fazer bolo tá gente?). Misturei os ovos, o leite, a manteiga (que estava molinha) e em seguida os ingredientes secos, tudo na ordem acima. Coloquei em uma forma untada e enfarinhada apenas no fundo, porque a minha era de antiaderente (se for de alumínio unte e enfarinhe a forma forma toda).

Espalhei pedaços de goiabada (aqui a quantidade é a gosto, mas não economize) e coloquei a farofa por cima.

cuca-facil-receita

Ingredientes da Farofa:
– 3 colheres (sopa) de açúcar;
– 3 colheres (sopa) de farinha;
– 3 colheres (sopa) de manteiga gelada.

Misture os ingredientes acima com uma colher ou com as pontas dos dedos até formar uma farofinha grossa.

Levei para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 35 minutos (mas esse tempo varia muito conforme a marca e modelo do forno).

cuca-goiabada

IMPORTANTE: Usei manteiga com sal que era a que eu tinha em casa, mas é sempre a minha preferida, mesmo em receitas doces, dá um toque levemente salgado que eu acho uma delícia. Mas não se preocupem que não fica salgada.
– Usei uma forma de 20cm X 30cm e a massa ficou um pouco alta, eu gosto de cuca mais baixinha, então se preferir, faça em forma maior.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

113 Comentários

  1. Gisele Borges disse:

    Eu estou com receita no forno se ficar boa eu volto pra dizer…. Não sou muito boa com bolos mas resolvi tentar … to com água na boca♡

  2. Marli disse:

    Essa receita é maravilhosa!

  3. Marlucci disse:

    Essa farinha que junta com o açucar e a manteiga na farofa eh farinha de trigo ou outro tipo de farinha?

  4. HELOISA PIOVEZAN disse:

    Tati, tentei fazer essa cuca mas ela “engoliu” a farofinha! Ficou parecendo um bolo simples rs

    • sue elen disse:

      Heloisa já fiz essa receita várias vezes, costumo colocar uma colher a mais de farinha e açúcar e fico esfarelando com a manteiga mais pra gelada que em temperatura ambiente, talvez ajude

  5. Mariana Gliesch disse:

    Querida Tatiana,

    Adorei essa receita! Acabei de fazer e ficou uma delícia! Adoro tuas receitas e teu site, simples e deliciosas, parabéns 🙂
    Mariana

  6. Janice Rezende disse:

    Fiz ficou perfeita ,uma delicia .

  7. adriana vidal disse:

    Fiz hoje a receita , ficou maravilhoso !

  8. Tati, se eu usar o fermento biológico seco, deixo quanto tempo descansando??

  9. Daiana disse:

    Suas receitas são maravilhosas…mas sempre tenho uma dúvida…em relação a manteiga é com ou sem sal? Obrigado

    • Para doces sempre é sem sal. Mas eu sigo a cartilha dos americanos de sempre adicionar uma pitada de sal nos doces porque realça o açúcar, então se só tenho manteiga com sal no dia eu uso no lugar dessa pitada, mas é uma questão de gosto.

  10. Andreza disse:

    Oi Taty na farofa posso usar açúcar cristal?

  11. OI TATI POR FAVOR ME TIRE UMA DUVUDA QDO FIZ A RECEITA A FAROFA DERRETEU A MASSA DA CUCA SUBIU O QUE FACO

  12. Eu fiz, ficou muito gostoso, mas a goiabada ficou no fundo, acho que algo deu errado.

  13. jane disse:

    posso fazer com farinha que tem o fermento agregado.Obrigada

  14. Cilsa Silva disse:

    Olá, Tatiana, Amo-o as suas receitas já fiz muitas de bolos sobremesas e salgados sempre perfeitas e todas elogiadas por alguém.Então eu sãos da Tatiana, eu apenas copiei.Moro na Ilha da Madeira Portugal,mas sou de S. Paulo.

  15. Adriana dos Santos Alves Souza disse:

    Oi Tati! Amo suas receitas e amo seu trabalho!
    Posso trocar a farinha de trigo branca pela farinha de trigo integral?
    Será que dá o mesmo efeito?
    Beijo!

  16. Dri disse:

    Oii! Posso usar margarina na farofa?

  17. Katia Ebert Marino disse:

    Tati queridaaaaaa!
    Sou sua fã!! Louca pelo Panelaterapia!! Já fiz várias coisas e sempre dao super certo!!’ Você é de Sorocaba??? Também nasci aí! Mas já moro há 20 anos em São Paulo!! Gostaria de dizer as leitoras e a você que essa Cuca de Goiabada é MARAAAAAA! Superou minhas expectativas!!!! Comemos quente mesmo!!!!! O cheiro invadiu minha cozinha! Em 10 minutos apenas já tínhamos comido
    3/4 da forma!! Quente fica uma delícia! Da até para colocar sorvete se quiser’ quente + frio =deliciaaaa!! Olha! Parabéns e MUUUUUITO OBRIGADA!!!!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Amo vc!!!

  18. Myriam disse:

    Tati, a farinha usada para fazer a farofa é de trigo mesmo?

  19. Roseli Modolin disse:

    Oi Tati, acabei de fazer a cuca,só que coloquei 1 xíc. de farinha integral,e 1 de farinha branca, ficou muito boa, só achei que a fôrma redonda de 30 cm foi um pouco grande, a borda ficou mais alta …mas ficou ótima.A farofa ficou igual o comentário da Glaciane, meio que misturou com a massa, mas amei!!!

  20. MAGALI disse:

    Olá Tati, fiz esta receita e ficou maravilhosa!! Porém fiquei com uma dúvida, tive que aumentar a quantidade de líquidos dessa receita, pois a massa havia ficado muito pesada. Fiz anteriormente a receita de Bolo de Mortadela, conforme link http://panelaterapia.com/2010/04/bolo-de-mostadela-com-pimenta-biquinho.html e aconteceu a mesma situação. Para medir os ingredientes utilizei os medidores padrão, onde uma xícara possui 240 ml, qual é a medida da xícara que você utiliza em todas as suas receitas?

  21. Emília Michalski disse:

    Tati, parabéns pela receita, estou aqui babando só de ler. Mas fiquei curiosa pra saber como é a receita que usa o fermento biológico seco. Tem muita diferença? Obrigada!

  22. annacmo disse:

    Amei, fiz agorinha e ficou maravilhoso!
    Vou tentar depois com damasco, só preciso aprender a fazer o creme de padaria amarelinho para por em cima dos damascos e na farofa!
    Parabéns Tatiana Romano!
    sempre procuro primero as receitas no seu site!!!

  23. Raquel Lima. disse:

    fui fazer mas nao tinha a quantidade suficiente de farinha… dai acrescentei outras (fubá, maizena, arroz) peneirei tudo junto e fiz. usei uma forma redonda de 30 cm diâmetro, dai a farofa (q nao consegui que ficasse farofa) foi pouca… salpiquei por cima do jeito q deu rsss. inclui também 1 colher de sopa de Canela na massa e outra na ‘farofa’. apesar das alterações, cresceu e ficou bem gostoso. usei banana fatiada em rodelas no recheio e apenas 1 Xícara de açúcar.. o sabor e a aparência ficaram ótimos. 😀 bjs

  24. Adriana disse:

    Fiz hoje, ficou ótima! Usei três ovos, porque os que eu tinha eram pequenos, e banana, porque não tinha goiabada em casa. A farofa passou um pouquinho do ponto, acho que mexi demais e o calor dos dedos derreteu a manteiga além do tempo.

  25. Silvia disse:

    Será ué essa receita de cuca e a mesma receita da cuca de banana?
    Adoro a sua página Tati!

  26. vania disse:

    Fiz três cucas e todas saíram diferentes. Mas,todas deliciosas! Parabéns Tati, virou minha receita de sucesso em casa e no trabalho. Beijos.

  27. Christiane Silvério da Silva disse:

    Oi Tati adoro o seu blog, e sempre faço as receitas. Me tire uma dúvida, quero fazer de doce de leite. Como coloco, aqueles moles e coloco de colher ou compro ele em barra e coloco pedaços como a goiabada??

  28. Daiana disse:

    Olá, gostaria de saber sobre a massa.. Bate o açúcar com a manteiga e depois os outros ingredientes..ou faço igual a você disse?

  29. Joselma disse:

    Desculpe minha ignorância mas preciso saber qual farinha usar para a farofa. Obrigado. Aguardo resposta.

  30. Lilian disse:

    Oi Tati! Fiz essa receita 3 vezes com diferentes sabores, goiabada, banana e maçã. A farofa fica bem crocante, mas no dia seguinte ela derrete e amolece. Isso aconteceu nas 3 vezes. Sempre espero a cuca esfriar completamente e armazeno em temperatura ambiente e em um pote com tampa. Acontece com você Também? Você saberia me dizer o que posso fazer para isso não acontecer?

    • Lilian aqui todas as vezes que fiz a cuca durou 2 dias porque levo uma parte para os funcionários do condomínio, mas no segundo dia estava igual. Não consigo pensar em hipóteses para isso ter acontecido, quando leva frutas pode ser a umidade delas, mas com a goiabada nao era para ter acontecido… infelizmente vou ficar devendo uma resposta concreta.

  31. Danielly disse:

    Oi Tati. Eh bom vc especificar a farinha pois nas duas receitas, tanto na do bolo qto na forafa, vc menciona farinha. Só q na primeira vc diz claramente que eh de trigo ja na segunda só diz farinha. No NE, por ex, farinha (apenas) eh farinha de mandioca. Qse q iria fazer a receita com a farinha de mandioca.

  32. Renata disse:

    Oieeeeeeee socorro, a farofa não ficou farofa, ficou uma massa!!!!! O que será que fiz errado?

  33. camila disse:

    posso trocar o leite de vaca pelo de coco?

  34. Leia Saramento disse:

    Tati querida, posso fazer com manteiga ao inves de manteiga?? A massa eu digo.

  35. Fernanda disse:

    Oi Tati, acho que fiz algo errado, a goiabada e a farofa desceram, ficou tudo no fundo da assadeira.. rs
    Acho que os pedaços de goiabada estavam muito pesados, ai afundaram.

    Farei uma nova tentativa.

    Bjs

  36. Tais Amanda Mariano disse:

    Receita maravilhosa!
    acabei de fazer para o café de amanhã… mas é claro não resisti! hehe

  37. Com receita de bolo? Vamos testar com certeza!!!

  38. ana disse:

    bom dia , eu fiz mas quando esfriou ficou dura como se fosse bolacha , o que sera que deu errado ?

    • É uma receita de bolo então não faz muito sentido ficar dura. Não tenho como dizer o que deu errado sem ter acompanhado porque pode ter mil possibilidades. Reveja direitinho as quantidades, as vezes a gente se engana em algo. Boa sorte na próxima. BJs

  39. fernanda ferro g s louzada disse:

    Tati!!!! Que receita mais fácil!!!!! E sensacionalmente Deliciosa!!!!! Amei! Tava sem ovo em casa e substitui na massa por 2 bananas pratas maduras….foi um sucesso que só!!!! A próxima substituirei a goiabada por banana,maçã e canela!!!!! Sempre.faço suas receitas mas essa me fez perder a preguiça e comentar por aqui!!!!! Felicidades pra vc sempre!!!!!!

  40. Telma disse:

    Muito bom!!!! Estou fazendo pela segunda vez!!!

  41. Patrícia disse:

    Oi Tati! Parabéns pelas receitas! Gostaria de saber se vc utilizou goiabada cascão ou a normal! Obrigada! 😉

  42. Priscila Frondana disse:

    Ficou maravilhosa!!! Obrigado pela receita simples, mas muito gostosa!!!

  43. Ana Paula disse:

    Fiz essa cuca ontem, delicia demais, seguir a receita da certinho. Ficou igualzinha a da foto. Adorei vou fazer mais vezes em outro sabor. Valeu, Tati!

  44. Danielle disse:

    Obrigada Tati por responder. Vou tentar de novo, porque não sossego enquanto não acerto, sou dessas rsrs
    Adoro seu blog!
    Beijos

  45. Danielle disse:

    Ah, esqueci de dizer no outro recado, a goiabada foi toda pro fundo da forma, o que será que eu fiz de errado?
    Me ajuda please!!!
    Bj

  46. Danielle disse:

    Tati do céu! Só você pode me ajudar. Eu fiz a cuca mas ela cresceu por cima da goiabada e da farofa, nem apareceu depois de assada a goiabada e nem a farofa.
    O que eu posso ter feito errado??? Fiz meia receita, e a quantidade de fermento coloquei um pouco menos que uma colher de sopa, será que foi muito fermento?
    Aguardo sua resposta, quero tentar de novo.
    Bj

    • Se vc fez com as quantidades da receita nao pode ter sido o fermento. Até porque não cresce tanto assim. Infelizmente nao tenho como saber o que deu errado sem ter acompanhado o que foi feito entende? 🙁

  47. Nao tinha goiabada, fiz com banana. Ficou delicia! ObrigadaTati pela receita maravilhosa.

  48. Lorena disse:

    Tati,eu tb tive essa duvida da farinha e vim olhar os comentários! Rindo da sua resposta, mas eu sou mineira e aqui por exemplo, farinha pode ser de mandioca
    Beijo e adoro suas receitas.

  49. Janaina Registro disse:

    Oi Tari amei receita so fa. So fiz tem cortar goiabada fina p não afundar. Ela não afunda massa e gruda forma. Obrigada. Bjs

  50. Lorenna disse:

    Meu Deus, eu fiz essa receita, e comi metade da forma sozinha ainda quente.
    Tati, ficou muito melhor da que vende aqui perto da minha casa

  51. Daiane disse:

    Olá, dúvida: dá para utilizar todos os ingredientes diretos no liquidificador ou na batedeira?

  52. Meiry disse:

    Nossa to no trabalho!!!!!!!! Quase comi o computador! Q delicia!!!!!

  53. Ariane disse:

    A receita original, que vc menciona, está diferente! A qtdd de manteiga é maior. Fiz a sua receita hj, e tive que adicionar mais açúcar e farinha, e mesmo assim, não deu certo.

    • Larissa disse:

      Eu fiz semana passada, mas pela receita que a Tati postou da cuca de banana do Rodrigo Hilbert. Coloquei 1 ovo a mais, e diminui o açucar (a banana tava madura e eu não gosto de massa de bolo muito doce que “briga” com o doce do recheio ou cobertura).

  54. Estefania Aquino disse:

    Boa Noite Tati.
    Adorei a receita. Quando fiz a farofa ela ficou tipo uma massa na verdade, usei margarina, até coloquei mais farinha mas não adiantou, não ficou uma farofa, o que eu fiz de errado será?

  55. Leila disse:

    Amei a receita vou fazer ….obrigada por compartilhar conosco bjssssss

  56. jane Esthal disse:

    amo as receitas todas.

  57. Adélia disse:

    Gostaria de receber suas receitas.
    Sempre fico entrando no site.
    Bjs
    Desculpem se disse não lembro, mas também não recebo.

  58. Marielli disse:

    Ótima receita! Fiz hoje e está aprovada! Parabéns, Tati!

  59. Karen disse:

    Tatiana, para fazer com fermento biológico a receita é a mesma ou muda alguma coisa (além de ter que deixar a massa descansar)?
    Você acha dá muito diferença no resultado final com o fermento químico?

  60. Jamile santana disse:

    Bom dia. Adorei a receita, só fiquei com dúvida a respeito da farinha da farofa. E farinha de trigo ou farinha normal ? Bjo

  61. Georgia disse:

    Estou amando seu blog! Já fiz o nhoque duas vezes (mas fiz com farinha integral), já fiz eu molho de tomate, fiz a cuca de banana, fiz a moqueca de tilápia, peixe ensopado, e pretendo fazer muito mais que vejo por aqu (amanha quero fazer a massa com molho de camarão e limão! Todas que já fiz foram um super sucesso! Receitas deliciosas e explicadas de forma super fácil! Obrigada por contribuir para minha casa ficar recheadas de delícia. Meu marido agradece hehehe Ah! Há dois dias também comprei um dos seus posteres! Beijos!

  62. Desejo de grávida, o teu, e desejo de vó em gestação, o meu? Simmm, eu vou ser vovó em outubro! Será que ando tão babona, com isso, que foi a causa de babar ao ler esta receita? ahhahah. Delícia. Vou fazer, é claro! Tudo de bom, Tati. A tua pequena já está quase chegando, quanta emoção! Que Deus cuide muito de você e dela nesse momento incrível em que irão, finalmente, se conhecer. Beijos.

  63. Gisela disse:

    Eu quero receber essas receitas maravilhosas..
    Obrigada.

  64. Já amei essa receita e terei que fazer ainda esse final de semana!
    Beijos
    Adriana

  65. renatha disse:

    parece ser deliciosa……vou fazer…;)

  66. Alessandra disse:

    Olá Tati!! Posso substituir a farinha de trigo por sem glúten? E o açúcar pelo mascavo ou demerara?

  67. Ana Paula disse:

    A farofa assa antes de colocá-la por cima da massa ?

  68. Thais disse:

    Gente!! Essa receita é maraaaa! Fiz e deu super certo, super simples e rápida!

  69. clara disse:

    Esta receita deve ser mesmo muito deliciosa. Adoro goiabada. Vou fazer este fim de semana. Obrigada
    Bj

  70. silvana araujo bitencourt correa da silva disse:

    Adoro Cuca.. eu coloco canela em pó na farofa e tbem uso fermento para bolo… minha neta chama de Bolo de Farofa… assim mato a saudade do Sul…

  71. Carol disse:

    Farei com doce de leite 🙂

  72. Sandra disse:

    Que tipo de farinha você usou para fazer a farofa?

  73. Marine disse:

    Amei a receita vou testar, posso trocar a goiabada por banana nesta mesma receita?

Deixe uma resposta