in , ,

Dicas para Fazer Pães

Eu não sou lá muito fera na arte da panificação, mas algumas coisas eu aprendi com as minhas tentativas (e erros) e acho que tenho algumas dicas para compartilhar com vocês que tem dificuldades na hora de fazer pães. Tenho certeza que vai ajudar pelo menos um pouquinho.

Em geral, a maioria das receitas de pães tem as seguintes etapas:
1. misturar ingredientes;
2. sovar por uns 10 minutos;
3. deixar crescer até a massa dobrar de tamanho;
4. modelar os pães;
5. deixar crescer novamente;
6. assar.

Observando estas etapas já posso sinalizar 2 erros muito comuns que fazem as receitas darem errado:

1. Sovar pouco. Muita gente só mistura os ingredientes e acha que já é suficiente, mas é preciso sovar. Você pode sovar em cima de uma superfície polvilhada com farinha ou dentro de um recipiente tipo bacia. Sovar é empurrar a massa com a palma da mão e puxar novamente para onde ela estava.

2. Não deixar crescer o suficiente. Não adianta você seguir uma receita no que diz respeito ao tempo necessário para deixar crescer. Pois o pão da “Maria” que está lá no Nordeste, onde a temperatura está 30ºC vai crescer muito rápido que o pão da “Joana” que está no Sul do país com temperatura ambiente de 18ºC. Então nesta etapa vale a observação, ou seja, o pão só pode ser modelado e assado quando a massa dobrar de tamanho, isso pode levar 1 hora ou 3 horas, portanto não sigam o tempo que a receita diz, observem se a massa dobrou de tamanho, leve o tempo que levar!

Agora que você já sabe como corrigir alguns possíveis erros, vamos a um truque que me ajuda muito.

paes-forno

Como Fazer os Pães Crescerem mais Rápido:

Se vc mora em uma região onde o clima é mais frio, ou se resolver fazer pão no inverno pode ser que seus pães não cresçam porque o fermento precisa do calor para ser ativado. Neste caso eu tenho um truque que já ensinei em algumas postagens e vou colocar aqui novamente.

Ferva um pouco de água (de 500ml já basta) e coloque essa água numa bacia dentro do forno desligado. Junto com ela (na grade acima do forno) coloque a massa ou os pães já modelados para crescer (pode usar esse truque em ambas etapas). Mantenha o forno fechado por 1 hora. A umidade e o calor que a água recém-fervida promove dentro do forno faz o pão crescer que é uma beleza! Eu ainda gosto de cobrir a assadeira com plástico filme, assim a massa fica ainda mais abafada.

Boa sorte e não desistam! Eu perdi muitas receitas de pães até que um dia elas começaram a funcionar.

*Para aprender mais, veja também o post sobre os tipos de fermento http://panelaterapia.com/2016/02/tipos-de-fermentos.html

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

33 Comments

2ª temporada de Chef’s Table

arroz-de-forno

Arroz de Forno Cremoso com Atum