Polvo com Batatas

Essa foi a segunda vez que preparei essa receita e agora sim acertei o tempo de cozimento e ela ficou deliciosa! Fazer polvo é muito simples, mas tem alguns segredinhos que são essenciais para o sucesso do prato, o primeiro deles é congelar o polvo antes do preparo. Isso mesmo, caso você tenha comprado polvo fresco, ao chegar em casa coloque no freezer ou congelador. Isso fará com que fique muito mais macio depois de cozido e elimina a necessidade de ficar batendo no polvo ou amaciando com as mãos.

Eu tenho a vantagem de conseguir comprar apenas os tentáculos, mas caso você compre o polvo inteiro precisa separar a cabeça, limpar, retirar a boca, o que torna o preparo um pouco mais complicado, por isso sugiro que faça como eu, compre apenas os tentáculos.

Depois de descongelar o polvo eu lavo bem em água corrente e coloco na pressão. Para essa receita, coloquei na panela os tentáculos (tinha aproximadamente 500g), 1 cebola descascada cortada em 4, e 5 batatas pequenas com casca. Não precisa colocar líquido nenhum, o polvo e a cebola soltam muita água. Tampe a panela e quando pegar pressão abaixe o fogo para mínimo, conte 6 minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair.
Corte as batatas ao meio, reserve o polvo e os pedaços de cebola.  Despreze a água que ficou na panela.

polvo-como-fazer

Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de manteiga. Junte 2 dentes de alho picados, o polvo, os pedaços de cebola e as batatas. Mexa delicadamente até que as batatas comecem a dourar. Acrescente sal de acordo com seu gosto, junte um punhado de salsinha picada. Eu ainda usei tomilho, mas você pode usar as ervas que gostar.

polvo-receita

Fica macio, muito saboroso, uma delícia!!! E se você é do tipo que torce o nariz para polvo, óh, vou te dizer, a vida é curta, está perdendo tempo de não comer essa maravilha!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes