in , , ,

Tipos de Açúcar

Sempre que eu uso o açúcar demerara (que é o que eu mais tenho usado) alguém pergunta sobre ele, tem dúvidas e tal… foi a partir daí que eu resolvi fazer esse post para apresentar os tipos de açúcar que encontramos no mercado e suas diferenças. Porque é importante conhecer aquilo que a gente consome né não? O texto a seguir é da Folha Online (escrito por Andréa Galante):

Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais. 


Açúcar mascavo: extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais. 


Açúcar demerara: é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.


Açúcar orgânico: no plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.


Frutose: é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu “poder de adoçar”, 33% maior que o açúcar comum.


Repare que entre o açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é os naturais têm vitaminas e minerais e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo. 


Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

6 Comments

Creme de Tapioca com Baunilha

Fondue Inédito e Novidades Camicado