Escondidinho de Atum

Eu acho Escondidinho uma coisa linda de Deus! Tão simples de fazer e tão delicioso! A receita original com carne seca e mandioca é divina, mas esse é um prato que permite mil combinações! A-do-ro!!! Esta versão com atum é show! Olha que molezinha:


Comece cozinhando 5 batatas médias e 1 cenoura em água fervente. Quando estiverem macias escorra e amasse (eu gosto amassar grosseiramente e de deixar pedacinhos). Junte 1/2 xícara de leite, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de queijo parmesão. Volte ao fogo baixo e mexa só até secar o leite. Acerte o sal e está pronto o purê. Na sequência faça um refogadinho com 1/2 cebola, 2 dentes de alho picados, 1 lata de atum (usei o light que vem em água) e salsinha. Junte 3 colheres (sopa) de creme de ricota, acerte o sal e polvilhe pimenta do reino. Para finalizar é só colocar metade do purê, o recheio de atum, cobrir com o restante do purê, espalhar fatias de muçarela (sim, é com “ç”) e parmesão. Levar ao forno para gratinar.

Para mim foi só uma saladinha de alface para acompanhar e fechou! * Rende 4 porções generosas.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

30 Comentários

  1. Denise Cardozo disse:

    Amei o resultado final com requeijão. Divinooooo!

  2. Oi Tati, tudo bem? Eu tenho 21 anos e estudo/sobrevivo em Londres há três anos mas só agora tô investindo na culinária. Eu vi o post sobre o creme de ricota mas ainda não consegui achar por aqui. Bom, eu também não tenho creme de leite, mas algo chamado evaporated milk. Mas, a pergunta mesmo é: existe uma terceira opção pra esta receita? Obrigada pela atenção, Raisa.

  3. Tati, em primeiro lugar, quero dizer que sou fã do seu blog! Não fazia nada na cozinha até conhecer você, rs! Obrigada por me deixar com mãos de fada e ajudar o maridão daqui, pois todas as suas receitas, ficam maravilhosas!
    Deixa eu te perguntar, posso usar creme de leite no lugar do creme de ricota? Estou com meu bb doentinho e não queria sair pra comprar, tenho todo o resto aqui! Muito obrigada mais uma vez, grande beijo!

  4. Tati, ontem eu fiz na janta o escondidinho e ficou perfeito e ainda aprendi a gratinar no meu microondas.

    Bjosss

  5. Rita Bassi disse:

    Tatiii….eu fiz e ficou maravilhoso….ficou bem gratinado..!!!! Amooo as suas receitas!!!
    Bjsss
    Rita Bassi

  6. Rita Neves disse:

    Eu fiz hoje, ficou maravilhoso, toda família aprovou. Eu não tinha creme de ricota, então usei ricota amassada. Muito gostoso! E pelo que vi no comentários, preciso providenciar um forno com grill!

  7. Que delicinha de receita…amei.
    Bjinhus 😉

  8. Tati, ficou lindo e saboroso. Mas… as batatas não foram suficientes, tentarei novamente com mais batatas para fazer o purê.
    bjs

  9. Lili Sallas disse:

    Tatiana, faz um bom tempo que passeio pelo seu blogue e tenho vontade de comentar sobre ele, mas estou sempre com pressa. Hoje resolvi escrever. Em primeiro lugar, quero dizer que amoadoro o Panelaterapia, já fiz várias receitas e aprovo todas. Não me lembro se vi pela primeira vez no Facebook ou outro lugar, bem, não importa! A apresentação de “quem escreve” é a minha cara, poderia ter sido escrito por mim, de tanto que parece, com algumas exceções: sou de Araçatuba, pisciana, formada em Letras, com especialização em língua portuguesa… Epa, esse texto é sobre o site! Risos! Há muitos sites de receitas pela internet, mas confesso que depois que conheci o seu, primeiro procuro algo nele, só quando não acho, o que é difícil, é que vou para outros. Ele é limpo, não há poluição visual e as fotos do ‘modo de fazer’ são excelentes, e o que acho primordial para uma receita dar certo, o passo a passo bem escrito. Sabe, não sou uma especialista na área, até que gostaria, mas sei o que é bom e sou curiosa, e tendo uma receita bem explicada, me arrisco sem medo e confesso que tem dado certo, raras vezes erro. Hoje fiz o escondidinho de atum, quer dizer, a receita foi copiada, mas quando cheguei em casa, com fome, foi quase uma lástima, não tinha atum, tinha sardinha, só tinha duas batatas e uma abóbora japonesa (cabotiá). Foi assim que fiz, ah, também não tinha o creme de ricota, risos, usei requeijão cremoso mesmo! Risos, mudei toda a receita, mas a fome foi tanta que achei uma delícia. Outro dia faço a receita original. Ah! Dia desses te mando uma receita de torta de alho-poró que faço e é um sucesso. Um forte abraço e obrigada por compartilhar conosco as maravilhas da culinária. Lili.

  10. Léia disse:

    Oi Tati esse escondidinho ficou delicioso.Já comi vários tipos de escondidinho, mas de atum é a primeira vez que vejo.Adorei a idéia.Beijos e uma ótima semana.

  11. rê. disse:

    tá mais pra uma variação de madalena do que de escondidinho.

    • Selise disse:

      Ué, mas que eu saiba (a Tati me corrija se eu estiver errada), Madalena é um escondidinho que não vai ao forno. Se este vai ao forno é escondidinho. Tirando o gratinado são a mesma coisa 😛

  12. Joice disse:

    Fiz no almoço de hoje e foi aprovadíssimo, substitui o creme de ricota por requeijão e ficou divino!!!

  13. CAROL disse:

    Amo demais suas receitas.este entao vou fazer para o almoço

  14. CAROL disse:

    Tati amei a receita,vou fazer para o almoçoe depois volto pra contar se deu certo #amodemaisseu blog ##

  15. Que delicia!
    Adorei a receita!

    Beijinhos

    Aurea Sá

  16. Carol disse:

    Eu fiz, ficou uma delícia e super rápido e fácil de fazer…
    Bjs

  17. Gostei do aspecto, fica certamente uma delícia!

  18. Tati eu também adoro escondidinho..
    É uma delicinha maravilhosa..
    Outro dia até de carne de soja experimentei rsrs e foi aprovado por minhas filhotas..

    Esse de atum está maravilhoso.. hummm fiquei aqui imaginando como os sabor deve ser de arrasar..

    Tati.. só uma curiosidade.. o que você faz pra deixar sempre os pratos assim gratinados tão lindamente?
    Eu nunca consigo..
    Os meus não ficam moreninhos assim..
    Eu acho tão lindo quando olho os seus..

    Beijinhos e um fim de sábado especial pra você.
    Sheila

  19. Eu simplesmente amo escondidinho, já fiz com vários recheios e massas, mas nunca tinha pensado em usar atum, achei a ideia fantástica e vou testar!

    Bjins!

  20. Heddy disse:

    maravilha! faço um sufle parecido.Amo atum…e escondidinhos…rsfaço de calabresa,charque,peixe, bacalhau…delícias rs

  21. este pratinho é uma verdadeira delícia.
    Beijinhos

  22. Crystal disse:

    Hummmm tá com uma cara ótima!
    Vou fazer amanhã pro almoço *_*
    (de quebra, vou tapear marido, que não curte cenoura e nenhum outro legume :P)
    Adorei!!!
    =******

  23. cláudia disse:

    Lindo e com cara de gostoso, vou fazer por aqui…