Escondidinho de Atum

Eu acho Escondidinho uma coisa linda de Deus! Tão simples de fazer e tão delicioso! A receita original com carne seca e mandioca é divina, mas esse é um prato que permite mil combinações! A-do-ro!!!
Esta versão com atum é show! Olha que molezinha:

Comece cozinhando 5 batatas médias e 1 cenoura em água fervente. Quando estiverem macias escorra e amasse (eu gosto amassar grosseiramente e de deixar pedacinhos). Junte 1/2 xícara de leite, 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de queijo parmesão. Volte ao fogo baixo e mexa só até secar o leite. Acerte o sal e está pronto o purê.
Na sequência faça um refogadinho com 1/2 cebola, 2 dentes de alho picados, 1 lata de atum (usei o light que vem em água) e salsinha. Junte 3 colheres (sopa) de creme de ricota, acerte o sal e polvilhe pimenta do reino.
Para finalizar é só colocar metade do purê, o recheio de atum, cobrir com o restante do purê, espalhar fatias de muçarela (sim, é com “ç”) e parmesão. Levar ao forno para gratinar.

Para mim foi só uma saladinha de alface para acompanhar e fechou!
* Rende 4 porções generosas.

30 comentários abaixo sobre Escondidinho de Atum

  • Avatar Denise Cardozo disse:

    Amei o resultado final com requeijão. Divinooooo!

  • Oi Tati, tudo bem? Eu tenho 21 anos e estudo/sobrevivo em Londres há três anos mas só agora tô investindo na culinária. Eu vi o post sobre o creme de ricota mas ainda não consegui achar por aqui. Bom, eu também não tenho creme de leite, mas algo chamado evaporated milk. Mas, a pergunta mesmo é: existe uma terceira opção pra esta receita? Obrigada pela atenção, Raisa.

    • Oi Raisa, o creme de ricota é um pouco mais encorpado que o creme de leite e tem um tiquinho a mais de acidez. Acho que cream cheese substituiria bem.
      bjs

  • Tati, em primeiro lugar, quero dizer que sou fã do seu blog! Não fazia nada na cozinha até conhecer você, rs! Obrigada por me deixar com mãos de fada e ajudar o maridão daqui, pois todas as suas receitas, ficam maravilhosas!
    Deixa eu te perguntar, posso usar creme de leite no lugar do creme de ricota? Estou com meu bb doentinho e não queria sair pra comprar, tenho todo o resto aqui! Muito obrigada mais uma vez, grande beijo!

  • Tati, ontem eu fiz na janta o escondidinho e ficou perfeito e ainda aprendi a gratinar no meu microondas.

    Bjosss

  • Avatar Rita Bassi disse:

    Tatiii….eu fiz e ficou maravilhoso….ficou bem gratinado..!!!! Amooo as suas receitas!!!
    Bjsss
    Rita Bassi

  • Fiz, ficou bom

  • Avatar Rita Neves disse:

    Eu fiz hoje, ficou maravilhoso, toda família aprovou. Eu não tinha creme de ricota, então usei ricota amassada. Muito gostoso! E pelo que vi no comentários, preciso providenciar um forno com grill!

  • Que delicinha de receita…amei.
    Bjinhus 😉

  • Tati, ficou lindo e saboroso. Mas… as batatas não foram suficientes, tentarei novamente com mais batatas para fazer o purê.
    bjs

  • Avatar Lili Sallas disse:

    Tatiana, faz um bom tempo que passeio pelo seu blogue e tenho vontade de comentar sobre ele, mas estou sempre com pressa. Hoje resolvi escrever. Em primeiro lugar, quero dizer que amoadoro o Panelaterapia, já fiz várias receitas e aprovo todas. Não me lembro se vi pela primeira vez no Facebook ou outro lugar, bem, não importa! A apresentação de “quem escreve” é a minha cara, poderia ter sido escrito por mim, de tanto que parece, com algumas exceções: sou de Araçatuba, pisciana, formada em Letras, com especialização em língua portuguesa… Epa, esse texto é sobre o site! Risos! Há muitos sites de receitas pela internet, mas confesso que depois que conheci o seu, primeiro procuro algo nele, só quando não acho, o que é difícil, é que vou para outros. Ele é limpo, não há poluição visual e as fotos do ‘modo de fazer’ são excelentes, e o que acho primordial para uma receita dar certo, o passo a passo bem escrito. Sabe, não sou uma especialista na área, até que gostaria, mas sei o que é bom e sou curiosa, e tendo uma receita bem explicada, me arrisco sem medo e confesso que tem dado certo, raras vezes erro. Hoje fiz o escondidinho de atum, quer dizer, a receita foi copiada, mas quando cheguei em casa, com fome, foi quase uma lástima, não tinha atum, tinha sardinha, só tinha duas batatas e uma abóbora japonesa (cabotiá). Foi assim que fiz, ah, também não tinha o creme de ricota, risos, usei requeijão cremoso mesmo! Risos, mudei toda a receita, mas a fome foi tanta que achei uma delícia. Outro dia faço a receita original. Ah! Dia desses te mando uma receita de torta de alho-poró que faço e é um sucesso. Um forte abraço e obrigada por compartilhar conosco as maravilhas da culinária. Lili.

  • Avatar Léia disse:

    Oi Tati esse escondidinho ficou delicioso.Já comi vários tipos de escondidinho, mas de atum é a primeira vez que vejo.Adorei a idéia.Beijos e uma ótima semana.

  • Avatar rê. disse:

    tá mais pra uma variação de madalena do que de escondidinho.

    • Avatar Selise disse:

      Ué, mas que eu saiba (a Tati me corrija se eu estiver errada), Madalena é um escondidinho que não vai ao forno. Se este vai ao forno é escondidinho. Tirando o gratinado são a mesma coisa 😛

  • Avatar Joice disse:

    Fiz no almoço de hoje e foi aprovadíssimo, substitui o creme de ricota por requeijão e ficou divino!!!

  • Avatar CAROL disse:

    Amo demais suas receitas.este entao vou fazer para o almoço

  • Avatar CAROL disse:

    Tati amei a receita,vou fazer para o almoçoe depois volto pra contar se deu certo #amodemaisseu blog ##

  • Que delicia!
    Adorei a receita!

    Beijinhos

    Aurea Sá

  • Avatar Carol disse:

    Eu fiz, ficou uma delícia e super rápido e fácil de fazer…
    Bjs

  • Gostei do aspecto, fica certamente uma delícia!

  • Tati eu também adoro escondidinho..
    É uma delicinha maravilhosa..
    Outro dia até de carne de soja experimentei rsrs e foi aprovado por minhas filhotas..

    Esse de atum está maravilhoso.. hummm fiquei aqui imaginando como os sabor deve ser de arrasar..

    Tati.. só uma curiosidade.. o que você faz pra deixar sempre os pratos assim gratinados tão lindamente?
    Eu nunca consigo..
    Os meus não ficam moreninhos assim..
    Eu acho tão lindo quando olho os seus..

    Beijinhos e um fim de sábado especial pra você.
    Sheila

  • Eu simplesmente amo escondidinho, já fiz com vários recheios e massas, mas nunca tinha pensado em usar atum, achei a ideia fantástica e vou testar!

    Bjins!

  • Avatar Heddy disse:

    maravilha! faço um sufle parecido.Amo atum…e escondidinhos…rsfaço de calabresa,charque,peixe, bacalhau…delícias rs

  • Avatar Ricardo Tiago disse:

    este pratinho é uma verdadeira delícia.
    Beijinhos

  • Avatar Crystal disse:

    Hummmm tá com uma cara ótima!
    Vou fazer amanhã pro almoço *_*
    (de quebra, vou tapear marido, que não curte cenoura e nenhum outro legume :P)
    Adorei!!!
    =******

  • Avatar cláudia disse:

    Lindo e com cara de gostoso, vou fazer por aqui…