Como Grelhar Filé de Peixe

Peixe branco (qualquer filé) é mais delicado e perecível do que carne vermelha ou frango, então eu deixo temperado na geladeira no máximo de um dia para o outro. Não gosto de usar tempero forte, uso apenas limão, sal, pimenta do reino e um fiozinho de azeite.

Para grelhar os filés tudo vai depender do quão bom é o antiaderente da sua panela. Se for dos bons (tenho experimentado as panelas com revestimento cerâmico e estou amando) só um tiquinho de azeite espalhado com papel toalha kitchen basta. Se o antiaderente não for tão “fera” um pouco mais de azeite ou óleo será necessário.

Agora o truque: antes de grelhar o peixe, é necessário secá-lo com um papel toalha. Isso porque como ele estava temperado provavelmente soltou muito líquido e se você coloca-lo diretamente na frigideira, além de espirrar e emporcalhar seu fogão ele gruda com mais facilidade.


Aqueça a frigideira por alguns segundos, mas como o peixe é bem delicado não precisa estar saindo fumaça para você adiciona-lo.

Coloque os filés e abaixe o fogo (deixe entre médio e mínimo).

A proteína do peixe demora mais para formar aquela “casquinha” na base que está em contato com a frigideira então nada de ficar mexendo e virando o peixe. Espere desgrudar para virar. Use espátulas mais largas para essa tarefa.

Se você for grelhar mais de uma “leva” de peixes na mesma frigideira, novamente se o antiaderente for bacana, é só limpar aquela “borra” que se forma com o papel toalha Kitchen antes de colocar mais filés.

Como parte do tempero foi retirado quando o peixe foi seco com papel toalha, você pode acrescentar mais um pouco de sal depois de grelhado.

Peixe e saladinha é uma combinação TOP para o verão heim? Se joga!

*Esta postagem foi um oferecimento da Kitchen, marca de toalhas de papel parceira do blog e que me ajuda muito na rotina da cozinha!

31 comentários abaixo sobre Como Grelhar Filé de Peixe

  • Avatar Sandra Fernandes disse:

    Acabei de fazer o peixe, fiz com tilápia e amei!!!!! ❤️❤️❤️❤️❤️

  • Avatar Sandra Fernandes disse:

    Comprei uma frigideira com revestimento de cerâmica e peixe, vou fazer essa receitinha, parece ser ótima, como várias q já fiz através do panela. #partiucozinha rsrsrs

  • Avatar rub levy disse:

    Em vez de regar com limao use tempero lemonpepper

  • Avatar Eliani Maioline disse:

    Adoreiaas dicas de como grellar peixe. Obrigada

  • Avatar Aureni disse:

    Gostei da ideia! Fiz e deu certo, antes tentava mas despedaçava, muito obrigada.

  • Avatar Valdemar disse:

    eu nao consigo grelhar sem espedaçar tudo, fico chateado, ja comprei várias frigideiras, inclusive de cerâmica da tramontina, mas gruda tudo.
    me ajudem por favor

    • Valdemar a proteína do peixe tem um tempo certo para formar aquela casquinha embaixo, se vc tentar virar antes ou ficar mexendo vai despedaçar sempre. Unte a frigideira cim um fio de azeite, óleo, ou manteiga, bem pouco. Coloque o peixe e nao tente mexer nele por nada no mundo. Com uma espátula vc vai tentando levantar um pontinha para ver se está bom, quando ele estiver bom, ele “descola” da frigideira sozinho, aí sim vc vira. E tudo isso em fogo médio para baixo ok?

  • Avatar Fabiane disse:

    Fiz, acabamos de jantar e AMEI!!! O peixe não se desintegrou graças ao trigo (merluza q usei) e contribuiu com a textura crocante . Tudo que faço daqui da muito certo!

  • Avatar Carlim disse:

    E o filé de merluza, é apropriado para grelhar também?

    • Sim, mas eu gosto de passar uma fina camada de farinha de trigo e usar azeite porque ele é fino e gruda mais fácil.

  • Avatar Otavio disse:

    A melhor panela antiaderente que já usei chama-se flavorstone do Polishop. Juro que não estou fazendo propaganda. Ela é bem fácil de lavar também.
    Aliás, nem açúcar derretido gruda nela.

  • Avatar Lúcia disse:

    Avise me sobre suas dicas!

    • nao tenho como te avisar querida, mas se quiser receber as postagens do blog por e-mail ali na coluna da direita tem um campo para isso.

  • Avatar Regina disse:

    Ola, fostaria de saber qual marca e modelo da sua frigideira! Pois todas q compro ( ate a Le creuset) o meu file de peixe gruda!!! E eu seco com papel toalha assim como vc ensinou acima. Obrigada!

    • Le creuset nao é boa para essa finalidade, eu amo, mas o ideal é uma frigideira com bom antiaderente. Essa aí da foto nem é a que mais gosto, compre uma da marca Happy Call, é maravilhosa!

  • Avatar Lígia Assis disse:

    Adoro suas receitas e suas dicas! Tudo de bom pra você!

  • Avatar Tais Milani disse:

    Tati, qual peixe você costuma grelhar ?

  • Tati o tal peixe pangasso é aquele que não é bom comer por causa da maneira que é criado? Você sabe algo sobre isso? ?

    • Eu conheço como peixe panga. Em alguns países como Vietnã ele vem de rio e pode ser contaminado com vermes, mas no Brasil só tem panga de cativeiro, pode comer sem preocupação. Bjs

  • Oiii! Essa foi a primeira vez que li uma receita aqui no site, adorei as dicas, mas quase enfartei quando vi que tempera com limão no dia anterior. Isso explica o fato de precisar secar o peixe para não emporcalhar o fogão, pois o limão cozinha o peixe (deixando-o desidratado, amolecendo a carne, rompendo as fibras…), e só é aconselhado no caso do ceviche, ou de peixes que não tem muito gosto como o pangassius que quando marinado dá uma salvada e quebra um pouco da gordura.
    Experimente fazer sem o limão, perceberá a consistência e a maciez da carne, é incomparável!
    Na escola nos perguntávamos o que faríamos com todas aquelas aulas de química, física e biologia… taí: boas receitas! hahaha

    beijos!

  • Sempre que entro em seu site eu aprendo mais e mais…. Principalmente com carnes, frango, e agora… peixe.!!! Adorei essa dica. Essa semana fiquei chateada pq meus peixes grelhados quebraram todos rs. Agora vou comprar só pra testar. Um bjooo

  • Avatar Roseli Torres disse:

    Parabéns pelo seu Blog…sempre aprendo algo diferente. Quando faço peixe grelhado, para não quebrar, tempero apenas com sal e pimenta do reino, polvilho os filés com farinha de trigo ou farinha de arroz. Deixo grelhar bem de um lado e depois viro e deixo grelhar do outro lado, tampo um pouco a frigideira para ficar bem cozido por dentro. Costumo usar filé de tilápia que é mais firme, e só coloco limão depois de pronto. Fica uma delícia. Beijos

  • Avatar Marcela disse:

    O meu fica parecendo farofa de peixe.

  • Avatar Rose Dias disse:

    O meu sempre quebra.. Agora vou aderir a sua dica. Adorooo!

  • Avatar Taci disse:

    Muito bacana! Gostei

  • Avatar Luxo da Lix disse:

    Essa dice de enxugar o peixe foi mesmo o pulo do gato! Adorei, o peixe fica lindinho

  • Avatar Marcela disse:

    Leu meu pensamento, pois sempre estão o meus files. Sempre ficam despedaçados.