in , , ,

Como Conservar Ovos

Muita gente tem dúvidas sobre conservação de ovos. Primeiramente vamos lembrar que os ovos tem uma durabilidade curta, isso porque estamos falando de um alimento de origem animal. Os ovos, a partir do momento em que saem da galinha possuem uma validade de 30 dias. Por isso quando for comprar, observe sempre validade.

Outro ponto que muita gente erra é na maneira de guardar os ovos. O lugar ideal para armazenar os ovos é na geladeira, mas não na porta, porque a variação de temperatura ali não é bacana.

Ovos frescos e armazenados de maneira correta não devem ter cheiro forte. Ao quebrá-lo a gema deve estar centralizada e firme. A clara deve ter aspecto translúcido e gelatinoso. Ovos mais velhos possuem clara mais líquida e gema que rompe com facilidade.

Jamais use ovos com rachaduras na casca porque microorganismos podem ter penetrado no interior do ovo.

A casca só deve ser lavada antes do uso, nunca antes de guardá-los.

Para saber se o ovos está fresco, coloque-o em um copo com água e veja a tabela abaixo.

O único que está impróprio para consumo é o do último copo, mas quanto mais próximo da imagem do primeiro copo, melhor.
Eu também fiz um vídeo sobre cheiro de ovo na cozinha, dá uma conferida:

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

5 Comments

Workshop com Menu Francês

Pão Integral Fofinho