O cordeiro é um prato muito consumido ao redor do mundo, sendo que uma das maneiras como é servido é assado. Além de saboroso, ele é um prato com sabor marcante e pode ser uma boa opção para ocasiões como, por exemplo, o almoço de Páscoa.
Como preparar um cordeiro assado?
O cordeiro assado leva no preparo um molho e alguns temperos para realçar o sabor, sendo a maioria são de uso comum na rotina da casa.
Assim, uma receita tradicional leva os seguintes itens na preparação:
- 3 quilos de carne de cordeiro, no corte de sua preferência;
- 500 ml de vinho;
- 4 dentes de alho;
- duas cabeças de cebola;
- 2 ramos de orégano;
- 4 ramos de alecrim;
- 2 folhas de louro;
- pimenta-do-reino a gosto;
- sal a gosto.
Com os ingredientes em mãos basta seguir o passo a passo do preparo, sendo que é ideal deixar marinar um dia antes. Ou seja, é uma receita fácil, mas que demanda tempo para fazer a carne.
Caso prefira, também pode acrescentar uma guarnição, e fazer um carneiro assado com batatas, que enfeitam o prato e ainda absorvem o sabor da carne.
Modo de preparo
O primeiro passo, então, é deixar a carne com os dentes de alho esmagado, vinho, ervas e cebolas picadas na geladeira por 12 horas. Porém, quando esse tempo não é possível de ser feito, o mínimo é de uma a duas horas para que a carne pegue o gosto.
No segundo passo é preciso transferir a carne com todos os temperos para uma assadeira e acrescentar sal e pimenta. Em seguida, com o forno pré-aquecido a 250°C a assadeira deve ser coberta com papel alumínio e mantida por uma hora.
Quem desejar uma carne macia deve remover o alumínio e deixar a carne no forno por mais duas horas, sendo a temperatura de 120°C. No entanto, há outra opção para quem não quer tanto tempo no forno, o qual é tirar o alumínio e deixar apenas 30 minutos para dourar.
Como preparar molho para colocar no cordeiro assado?
Para preparar molho e comer com o cordeiro assado é preciso reservar o caldo no qual foi assado e marinado primeiro. Caso não sobre muito, então, pode aumentar a receita com mais líquido, sendo uma sugestão:
- 500 ml de caldo de galinha ou de carne;
- 250 ml de vinho;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo.
Na própria assadeira é preciso acrescentar o vinho e manter em fogo médio para que todo o álcool evapore, sendo preciso mexer. Em seguida, é preciso colocar a farinha e misturar com o vinho, por fim colocar o caldo de carne ou galinha.
Remover pedaços do molho para a carne
Uma alternativa para que o molho não tenha pedaços da farinha e de outros itens é coar o mesmo antes de servir. Além disso, o ideal é deixar o molho à parte para que cada pessoa se sirva na hora de comer o prato.