in

Dicas de como fazer uma boa berinjela refogada

Dicas de como fazer uma boa berinjela refogada

Um prato de berinjela refogada é ideal para quem deseja uma receita coringa que funciona em várias refeições e até mesmo para quem faz dieta. Por isso, é bom aprender este preparo para poder incluí-la na sua rotina.

Por que fazer berinjela refogada?

A berinjela refogada é uma opção saudável e saborosa para você incluir na sua refeição.

Isso porque, assim como a torre de berinjela, tem um sabor suave e uma textura macia, bem como, serve para acompanhar qualquer tipo de carne, além de funcionar também como prato principal.

Um dos seus diferenciais é ser muito versátil, o que acrescenta um toque especial para o seu almoço e jantar.

Assim, mesmo que esse seja um processo fácil, vale a pena tomar cuidado em cada detalhe para garantir que o sabor final fique suculento.

É bom escolher ingredientes frescos para o preparo, já que isso garante um resultado rico no paladar, com o seu realce de sabores.

Dessa forma, ao combinar itens tão simples com um preparo ágil, essa se torna a receita ideal para quem quer uma refeição rápida e gostosa.

Dicas de como fazer uma boa berinjela refogada
Veja como preparar uma deliciosa berinjela refogada. Imagem do Freepik

Como fazer berinjela refogada?

O primeiro passo para aprender como fazer berinjela refogada é separar os ingredientes, que devem ser de alta qualidade.

Por isso, como esse preparo usa muitos legumes, o que se aconselha é que eles sejam orgânicos, para ter ainda mais sabor, veja o que é preciso a seguir:

  • 1 berinjela;
  • azeite de oliva;
  • 1 tomate picado;
  • sal à gosto;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 pimentão verde (pequeno) cortado;
  • 1 cebola (média) picada;
  • água.

Essa receita serve até quatro pessoas de modo generoso, mas é fácil alimentar mais pessoas com a adição de mais ingredientes.

Isso porque, não é necessário seguir a risca os itens e você pode subtítulos conforme o que preferir.

Modo de preparo

Na hora de preparar a receita de berinjela refogada vale dizer que quanto mais uniformes forem os tamanhos dos seus legumes e vegetais cortados, melhor será o prato.

Assim, corte a berinjela, sem tirar a sua casa e as sementes, em pedaços pequenos. Para que ela não escureça, coloque em uma vasilha com água e sal e reserve.

Dessa forma, em uma panela, coloque azeite e depois o alho e a cebola, que deverão refogar até ficarem transparentes.

A próxima etapa é adicionar o tomate, o pimentão e o sal, a fim de deixar por uns 10 minutos para soltar a sua água e cozinhar.

Por isso, insira a água sempre que notar que ele pode grudar na panela para formar uma pasta homogênea, que será essencial na berinjela refogada.

Seu último processo é colocar a berinjela picada e misturar com a pasta para incorporar o tempero.

Assim, se estive muito seca a mistura, coloque mais água, mas, não muita, porque o vegetal soltará mais. Então, tampe a panela e deixe 10 minutos ou até ficar macia.

Dicas de como fazer uma boa berinjela refogada
Uma receita especial para um almoço saudável. Imagem do Freepik

Como finalizar a receita?

Para finalizar, você pode usar outros temperos que preferir para dar um sabor mais acentuado. Dessa forma, algumas das principais opções que combinam com a receita são os que estão citados a seguir:

  • pimenta-do-reino;
  • cheiro verde;
  • pimenta calabresa;
  • manjericão;
  • alecrim.

Quando o prato estiver pronto, passe para uma travessa e se quiser, você pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado por cima e levar ao forno para gratinar.

Portanto, existem vários meios para finalizar o prato e deixá-lo ainda mais gostoso ao seu gosto.

Como escolher a berinjela?

Para fazer a sua receita de berinjela refogada simples, o ideal é escolher opções bonitas. Então, olhe para a casca, opte pelas mais lisinhas e brilhantes, sem manchas ou buracos. Além disso, elas também precisam estar firmes e resistentes ao manuseá-las.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

Aprenda a fazer um bolinho simples de trigo

Aprenda a fazer um bolinho simples de trigo

manjericão

Tudo sobre Manjericão