Esses dias vi uma salada de repolho na TV que me inspirou, mas isso aconteceu porque não era uma coleslaw, mas sim uma saladinha que eu já conhecia à tempos e que fazia tempo que não tinha por aqui, então resolvi fazer.
Refrescante mas com um toque oriental e com um sabor bem marcante, perfeita para os dias quentes que estamos passando!
Origens da Salada de Repolho
O repolho tem sido cultivado há milhares de anos e foi uma parte importante da alimentação em muitas culturas ao longo da história. Reparem como as formas de preparo pouco mudavam de lugar para lugar:
- Egípcios: O repolho e era base da sua dieta, pois era consumido fresco, cozido ou em conserva.
- Gregos e Romanos: Para ambos, o repolho era um alimento do dia-a-dia, sua forma de aproveitamento era mais requintado. O preparavam de várias maneiras como cozido, em saladas e até mesmo fermentado para produzir chucrute, uma forma conhecida de conserva de repolho.
- Celtas e Gauleses: Esses povos das regiões da Europa Ocidental, também consumiam repolho como parte de sua dieta em pratos cozidos e também em conservas.
- Chineses: O repolho tem sido base da culinária chinesa há milhares de anos. Porém de forma um pouco diferente dos povos anteriores, pois usam o repolho em pratos refogados, cozidos no vapor e em sopas.
- Indianos: O repolho também é um ingrediente comum na culinária indiana. Por lá o repolho é usado em pratos como caril de repolho, fritadas e ensopados.
Porém na versão moderna da salada de repolho encontramos suas raízes na Europa, principalmente nas regiões do norte, como Holanda e Alemanha que migraram junto dom os povos para as americas e tornaram-se lembranças de uma “outra época” especialmente entre as comunidades alemãs e holandesas que mantiveram suas tradições através de suas receitas.
A Minha Salada de Repolho
Eu sei que a galera do creme de leite (minha mãe que diz “geração creme de leite” se referindo aos jovens que não gostam de verduras e legumes) vai torcer o nariz, mas é preciso se dispor à novas experiências, então vamos lá:
Modo de Fazer
Fatie finamente um repolho, já te adianto que usei metade, mas aí é com você.
Ingredientes para o molho:
1 colher de gengibre picado que eu usei o “em conserva”
1 parte de shoyu,
sal,
1 parte de água,
1 parte de vinagre,
pimenta branca
1 colher de sobremesa de açúcar (usei adoçante mas fica a seu critério cuidar da quantidade) e,
glutamato monossódico (aí você para e avalia se quer mesmo usar este, eu usei porque a receita era a da minha mãe e eu não quis polemizar, mas os temperos você adiciona conforme lhe agradar).
Despeje o molho sobre o repolho fatiado e leve a geladeira em recipiente tampado por pelo menos 4 horas (de um dia para o outro fica melhor).
O resultado é uma salada refrescante com um toque oriental e muito saborosa, daquelas que até quem não gosta de repolho vai repetir. Repito, não confunda com a Salada de Repolho Americana que vemos nos filmes e séries pois aquela é a Coleslaw e é bem cremosa, diferente desta.
Se você gostou desta receita deixe seu comentário e se fizer e postar não esqueça de me marcar, por fim, se quiser ensinar quem não gosta de salada a pelo menos provar, tenho uma receita imbatível que deixo aqui em vídeo para você!
16 Comments