in ,

Aparas de Carne

São poucos os açougues onde você compra carne e ela pode ir direto para a panela. Eu que sou meio chata com isso sempre “limpo” a carne em casa. Retiro os nervinhos e o excesso de gordura. Essas aparas (ou sobras) podem ser congeladas e usadas para fazer caldo de carne caseiro.

Tenho hábito de usar sempre músculo bovino para fazer sopa e venho guardando as aparas que normalmente iriam para o lixo. Vou congelado e quando tem uma boa quantidade faço o caldo caseiro.

Vocês já estão cansados de saber que eu uso muito caldo industrializado, o que não é nada bom, principalmente devido ao excesso de sódio. Vivo prometendo fazer mais caldo caseiro e nunca cumpro. De vez em quando baixa a “loka do caldo” e eu faço um panelão para congelar em porções, mas, enquanto isso não acontece, vou guardando as sobrinhas de carne embrulhadas em plástico filme.

Quando junto uma boa quantia descongelo, dou uma dourada na panela, junto cebola, cenoura, salsão e algumas ervinhas, dou mais uma refogada, cubro de água e deixo ferver 1 hora em fogo baixo. Depois coo e uso para fazer sopas e risotos.

Fica a dica!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comments

Picadinho com Couscous

Coração de Morango para o Dia dos Namorados