in , ,

Como Saber se o Fermento Biológico Está Bom?

fermento biológico

Na hora de usar o fermento biológico seco muita gente tem dúvida se ele ainda está bom, mas segue lendo que você nunca mais vai errar. As vezes a gente utiliza uma parte do pacote e guarda o restante, como o fermento é bem sensível, sim, ele pode estar velho ou ruim para o uso, então como saber se o fermento biológico seco está bom?

O que é Fermento Biológico

O fermento biológico é um tipo de fermento só que composto por microorganismos vivos, que geralmente são leveduras. Essas leveduras desempenham um papel fundamental na fabricação de pães pois metabolizam açúcares para produzir dióxido de carbono e álcool. Mas essa transformação resulta no crescimento da massa de pão por conta da fermentação, deixando-a mais aerada e cheia de sabor.

fermento quimico

Tipos de Fermento

Existem duas formas principais de fermento biológico: o fermento fresco e o fermento seco, então vamos entender as diferenças.

  1. Fermento Fresco (também conhecido como fermento de padaria): É uma pasta úmida e macia, vendida em blocos ou quadrados. Possuem uma vida útil mais curta e normalmente e deve ser guardados na geladeira, dissolve em líquidos mornos antes de ser misturado na massa.
  2. Fermento Seco: Este é um fermento desidratado em forma de grânulos ou em pó. Tem tem uma vida útil mais longa do que o fermento fresco e pode ser adicionado diretamente aos ingredientes secos ou dissolvido em líquidos mornos.

Os dois tipos de Fermento trabalham da mesma maneira, liberando dióxido de carbono durante o processo de fermentação. Este processo de fermentação é essencial para a textura e sabor dos pães.

Como testar o fermento biológico?

Faça uma misturinha com 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1/2 col. (chá) de açúcar, 1/2 col. (chá) do fermento seco e água em temperatura ambiente até virar uma pastinha. Então deixe em local abafado (sugestão: dento do micro-ondas) se a temperatura ambiente estiver entre 20 e 28 graus o natural é que em 15 a 20 minutos a mistura esteja bem espumosa e com bolhas parecida com isso:

fermento bom

Se estiver assim como na minha foto seu fermento está ótimo, mas atenção pois se não crescer ou não tiver bolhas, descarte!

Sugestões

Se a sua dúvida é sobre o fermento fresco vale a pena dar uma olhada e finalmente, aqui neste vídeo eu tenho uma explicação sobre os vários tipos de fermento e suas aplicações. Ainda tenho um vídeo totalmente dedicado ao uso de fermento na cozinha.

E um video muito legal sobre o uso do fermento químico.

Se você ficou com alguma dúvida, me escreve que a gente junto descobre a resposta pra sua dúvida, não esquece de me seguir nas redes sociais e me marcar em suas publicações!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

2 Comments

fraldinha

Fraldinha Assada na Mostarda

nhoque

Nhoque Recheado