in , ,

Dicas para Fazer Pães

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Eu não sou lá muito fera na arte da panificação, mas algumas coisas eu aprendi com as minhas tentativas (e erros) e acho que tenho algumas dicas para compartilhar com vocês que tem dificuldades na hora de fazer pães. Tenho certeza que vai ajudar pelo menos um pouquinho.

Em geral, a maioria das receitas de pães tem as seguintes etapas:
1. misturar ingredientes;
2. sovar por uns 10 minutos;
3. deixar crescer até a massa dobrar de tamanho;
4. modelar os pães;
5. deixar crescer novamente;
6. assar.

Observando estas etapas já posso sinalizar 2 erros muito comuns que fazem as receitas darem errado:

1. Sovar pouco. Muita gente só mistura os ingredientes e acha que já é suficiente, mas é preciso sovar. Você pode sovar em cima de uma superfície polvilhada com farinha ou dentro de um recipiente tipo bacia. Sovar é empurrar a massa com a palma da mão e puxar novamente para onde ela estava.

2. Não deixar crescer o suficiente. Não adianta você seguir uma receita no que diz respeito ao tempo necessário para deixar crescer. Pois o pão da “Maria” que está lá no Nordeste, onde a temperatura está 30ºC vai crescer muito rápido que o pão da “Joana” que está no Sul do país com temperatura ambiente de 18ºC. Então nesta etapa vale a observação, ou seja, o pão só pode ser modelado e assado quando a massa dobrar de tamanho, isso pode levar 1 hora ou 3 horas, portanto não sigam o tempo que a receita diz, observem se a massa dobrou de tamanho, leve o tempo que levar!

Agora que você já sabe como corrigir alguns possíveis erros, vamos a um truque que me ajuda muito.

paes-forno

Como Fazer os Pães Crescerem mais Rápido:

Se vc mora em uma região onde o clima é mais frio, ou se resolver fazer pão no inverno pode ser que seus pães não cresçam porque o fermento precisa do calor para ser ativado. Neste caso eu tenho um truque que já ensinei em algumas postagens e vou colocar aqui novamente.

Ferva um pouco de água (de 500ml já basta) e coloque essa água numa bacia dentro do forno desligado. Junto com ela (na grade acima do forno) coloque a massa ou os pães já modelados para crescer (pode usar esse truque em ambas etapas). Mantenha o forno fechado por 1 hora. A umidade e o calor que a água recém-fervida promove dentro do forno faz o pão crescer que é uma beleza! Eu ainda gosto de cobrir a assadeira com plástico filme, assim a massa fica ainda mais abafada.

Boa sorte e não desistam! Eu perdi muitas receitas de pães até que um dia elas começaram a funcionar.

*Para aprender mais, veja também o post sobre os tipos de fermento http://panelaterapia.com/2016/02/tipos-de-fermentos.html

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

33 Comments

  1. Oi Tati, quero te agradecer pela receita do pão de leite. Já fiz 4 vezes e cada vez fica melhor. Cresceu e fica bem fofinho mesmo. Agora estou aprendendo fazer pão e estou muito feliz por isso. BEIJO

  2. Oi Tati, faz pouco tempo que venho acessando seu blog e parabéns, como fiquei encantada com tudo, você explica muito bem e seus videos são ótimos, ajuda bastante, cade truque que a gente aprende aqui.
    Bom, vamos falar de pão caseiro, sempre faço na minha casa e desse assunto eu entendo muito bem, realmente para uma massa ficar fofinha o maior segredo é sovar a massa, fico até com os braços doloridos depois, mas o resultado é maravilhoso.
    Para crescer uso o método que minha mãe fazia quando eu era pequena, depois de modelar os pães coloco uma toalha de mesa limpinha, depois coloco um cobertor por cima, quando tem sol, até coloco ele lá no meio do quintal, eles crescem que uma beleza. kkkk
    um super beijo.

  3. Ola meninas,

    Adoro o Panelaterapia e as receitas da Tati, mas de todas as receitas que peguei aqui no site para fazer, a do pão de leite foi a única que não deu certo. 🙁
    Descobri umas dicas que mudaram minha vida, além dessas que a Tati citou. Por exemplo, uma massa que leva leite tende a ser mais pesada que aquela que leva agua e a agua tem que ser fervida ou filtrada (não, não pode ser agua da torneira).
    Essa receita abaixo fica com a massa bem leve (vc percebe depois do descanso quando vai sovar), não fica oleosa, muito macio depois de assado e é bem neutra com essas quantidades (aí vai do seu gosto, puxar para pão doce ou salgado). Esse pão é daqueles da casa da vó, quando a gente era criança rsrs

    Ingredientes para o pão:
    1 sachê de fermento seco para pão (pacote c/ 10 gr)
    7 xícaras de farinha de trigo (mais um pouquinho para sovar), xícara de 240 ml
    3 colheres de sopa de açúcar
    1 ovo
    1/4 xícara de óleo
    1 colher de sopa de margarina
    1/2 colher de chá de sal
    2 xícaras de água natural (xícara de 240 ml)

    Modo de fazer:
    Colocar o fermento em uma vasilha, adicionar 4 xícaras de farinha de trigo.
    Adicionar o restante dos ingredientes (na ordem acima), exceto a farinha de trigo, misturar tudo muito bem.
    Ir acrescentando a farinha de trigo aos poucos até o ponto de sovar, sove muito bem a massa até desgrudar das mãos e ficar macia.
    Tampe e deixe descansar por uns 25 minutos.
    Após esse tempo, modele os pães, coloque em forma untada e deixe crescer até dobrar de volume.
    Asse em forno pre-aquecido a 180 ou 210 graus até corar
    Rendimento: depende do tamanho dos pães, eu fiz 4 pães grandes

    Créditos: http://www.espacodasdeliciasculinarias.com/2012/08/pao-caseiro-fofinho.html

  4. Tati eu nunca tinha feito pão caseiro. Na primeira vez dei uma olhada no seu Blog, segui suas dicas sobre o tempo de sova e usei a dica da água no forno para o pão crescer. Ficou maravilhoso. A única diferença é que sovei a massa na minha planetária da Walita com o gancho. A massa fica lisinha e linda, e o pão grandão e fofinho. Obrigada pelas dicas. Tudo que você ensina é sucesso. Abraços!

  5. Vou fazer hoje na máquina o pão de batata depois post o resultado. Bjs adorei suas dicas.

  6. Olha eu fiz uma fez e não deu certo, depois fiz outras vezes e deu certo. Dica eu sovo a massa e deixo descansar com filme e em um local sem muito ventilação. Deixo dentro a massa com algumas toalhas e dentro de uma caixa. Pode ser de papelão ou plástico.

  7. Ah se eu tivesse lido isso antes…….Domingo resolvi fazer um pão recheado (nunca tinha feito) Aquele friozinho gostoso de SP pedia um cafézinho com pão recheado no lanche. Que batalha!!! Mandei até mensagem de help para uma amiga. Ficou gostoso, mas não saiu aquele pãozinho fofo que eu imaginei. É assim mesmo, pão recheado de linguiça e queijo não cresce muito? Na próxima vou tentar com esse seu truque. Bjs.

  8. Minha terapeuta… Como está a fofuxa? Dê muitos beijinhos nas bochechas dela por mim tá? Amo amo amo amo muito tudo o q tem aqui e já fiz inúmeras receitas q deram certo mas tive uma frustação… Pão fofinho de leite :'( … Fiz 3 vezes e deu errado. Fiz todas as etapas conforme vc ensinou (até a fôrma embaixo com água morna) e nada… Cresceu. ficou linda e qdo assou … eca!!! Até joguei a receita fora… fiquei super triste. Onde será q eu errei? Beijinhos açucarados pra vc.

    • Simone queria tanto te ajudar mas nao tenho como dizer o que foi feito errado sem ter acompanhado… Pode ser quantidades erradas de um ou mais ingrediente, pode ser fermento vencido, ou algum outro ingrediente… tem muitos motivos, mas nao desiste nao… Agora me diz, ficou ruim porque? Gosto de cru? De fermento? Ficou duro? Como ficou?

  9. Puxa Tati…pra variar você parece que lê nossos pensamentos! Não conseguir fazer pão é uma das minha maiores frustrações, e o motivo é os que você mencionou: ficar duro e não crescer (depois de horas…).Olha, mediante essas suas dicas mara eu vou tentar de novo!Depois eu volto pra contar.Beijos carinhosos! Ah, nós te amamos, você é a nossa querida fada da cozinha!

  10. Para fazer pão quando está frio, ligo o forno para os 50ºC e coloco
    a bacia coberta com filme por 1h. Dá sempre certo.
    Obrigada pelas dicas. Bj

  11. Em dias mais frios vale também ligar a lâmpada do forno e deixar ligado enquanto cresce a massa, ou ligar o forno, deixar esquentar um pouco, coisa de um minutinho, desligar e colocar a massa para crescer. Vale para ambas as etapas. Por aqui sempre dá certo

  12. Tati agora com suas receitas consigo fazer pães e deixo na máquina de pão na opção massa e depois é só modelar como você ensinou obrigada.

  13. Salvaste minha vida!!! Faço pão muito mal e continuo tentando, mas outro dia eu fui fazer e foi total desastre mesmo!!!! Depois que percebi que o frio que atrapalhou todo o processo. Obrigada!

2ª temporada de Chef’s Table

arroz-de-forno

Arroz de Forno Cremoso com Atum