in , ,

Alecrim nas Receitas – Como usar bem

alecrim

O papo é sobre Alecrim , então se prepare para a polêmica! Já começo dizendo que embora exista um consenso sobre combinar as ervas e os pratos, você tem total liberdade de usá-las como quiser. Para isso não há outra maneira senão testar e experimentar.

O alecrim tem um aroma irresistível e sabor único que é 8 ou 80! Em outras palavras, ou é odiado ou amado. Porém é uma erva que sem dúvida alguma tem o seu papel na culinária mundial, levando profundidade e complexidade a uma gama de pratos.

Origem

Em minhas pesquisas descobri que ele é originária da região do Mediterrâneo. Tem séculos de uso, conquistando cada vez mais seu lugar de destaque nas cozinhas ao redor do mundo.

Versatilidade

Você pode utilizar o alecrim seco ou fresco! Porém o seco na minha opinião tem um sabor um pouco mais concentrado, por isso recomendo sempre um pouco mais de moderação.

alecrim

Já te adianto que você pode usar o alecrim em todos os tipos de carnes, mas eu prefiro usar com aves, carne de porco ou cordeiro.

Eu não gosto de retirar as folhinhas por pura preguiça então prefiro colocar um ou mais ramos inteiros na assadeira junto com as carnes.

Também adoro usar alecrim com batatas e com linguiças assadas pois ele ainda fica muito bom em pães como a focaccia.

Onde usar o Alecrim

O alecrim é conhecido por seu aroma marcante e sabor levemente amadeirado, sua presença nas receitas faz com que o prato se destaque elevando o perfil de sabor dos chás e pratos salgados, então vamos às idéias:
Carnes: Usado especialmente em carnes grelhadas, assadas e cozidas, como cordeiro, frango e porco.
Batatas: Alecrim e Batata é uma combinação perfeita, seja em batatas assadas, fritas ou purê, a erva adiciona uma nota perfumada que complementa maravilhosamente o sabor das batatas.
Pães e Massas: Pães caseiros, massas frescas ou focaccias com alecriam cria uma nova forma de degustar essas massas pois o aroma liberado durante o cozimento é absorvido pela massa o que torna esses pratos simplesmente irresistíveis.
Molhos e Marinadas: Molhos e marinadas ganham complexidade quando o alecrim é introduzido porque o tom fresco da erva desperta o paladar, principalmente se for aliado a uma acidez.
Infusão em Azeites e Vinagres: Conhecido por todo mundo, o alecrim fica perfeito em azeites e vinagres, e principalmente para vegetais grelhados ou para finalizar pratos.
Chás e Bebidas: Além do uso em pratos, o alecrim é um ingrediente muito apreciado para chás e infusões pois sua fragrância única traz uma experiência relaxante e reconfortante.
Aromatizante para Sobremesas: Por fim, vou para algo que não é tão comum no Brasil, o alecrim também encontra seu lugar em sobremesas porque adiciona um toque sutil a bolos, biscoitos ou sorvetes e cria uma experiência de sabor única e inesquecível.

Outras Receitas com alecrim:

Focaccia 
Batata Hasselback
Croutons
Frango Assado

Se você gosta mesmo de Alecrim, não pode perder os vídeos com as receitas de Batata Rústica e muito menos a Focaccia.

Como você utiliza alecrim, tem uma boa dica? Não esqueça de me marcar nas redes sociais e deixe nos comentários suas sugestões!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 5 Média: 4.4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

12 Comments

lasanha bolonhesa

Lasanha Bolonhesa

enroladinho

Enroladinho de Presunto e Queijo