Depois que eu adotei essa massa para tudo que é pão doce nunca mais errei! Fiquei surpresa com o resultado do meu último pão com creme e coco. Gente ficou muito igual aos de padaria. A massa é a mesma que eu usei para fazer aquela rosca natalina (veja aqui http://panelaterapia.com/2014/11/rosca-natalina-de-canela-e-mascavo.html). Eu faço na máquina de fazer pão, mas quem não tem máquina é a mesma coisa, basta juntar todos os ingredientes misturar bem e sovar até cansar. É isso que a máquina faz por você, mas não significa que sem ela não dê certo.
A Máquina de pão, depois de misturar tudo, deixa a massa crescer por 1h e 30m, aí nesse tempo eu preparei o creme e a geleia de brilho, que você usa na finalização e deixa esse aspecto mais profissional.
Para o Creme:
2 gemas;
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho;
280ml de leite;
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
1 colher(chá) de essência de baunilha
Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente por uns 20 minutos depois leve para geladeira.
Geléia de Brilho:
100ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho.
Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente (não coloque na geladeira).
Com a massa crescida, abri um retângulo com o rolo, passei uma fina camada de leite condensado e enrolei como um rocambole. Cortei em vários pedaços e fui colocando numa forma redonda. Uns virados para cima e outros de lado. Não tenho a menor técnica gente, fui fazendo de qualquer jeito mesmo. Deixe crescer mais meia hora.
Coloquei o creme em uma manga de confeitar (mas nem precisa) e espalhei por cima fazendo uns “caminhos”. Salpiquei coco ralado e levei para assar em 180º, no meu forno foi meia hora.
Depois do pão quase frio passei a geleia de brilho por cima. Olha ele por dentro:
Oi Tatiana, foi a primeira vez que fiz pãp doce e ficou uma delíciaaaa !!!! Me senti a “padeira” também…rsrsrs…Muito obrigadaaaa!!!
Acabei de colocar meu pão no forno. Está lindo! E com certeza ficará bom. A massa é super leve.
Obrigada por compartilhar a receita.
Bj!
Olá Tati, mais uma receita feita e aprovada.
Fiz essa rosca na máquina de pão depois abri e segui a receita, fiz igual ao formato da sua, ficou maravilhosa, linda, fofinha e uma delicia.
Muito obrigada
procure na internet como reaproveitar pao doce que ficou velho na padaria, nao achei nada…. o pao de sal tem varias receitas…. alguem tem receita para a padaria reaproveitar pao doce?
Aproveito fazendo maravilhosas tirada, passando margarina, não nenhum pão desperdiço
Espero que o ajude
ótima receita!!! tive que colocar um pouco mais de farinha pois a massa parecia mole demais. Talvez seja o fato que as medidas não sejam exatas ( a xícara daqui, moro na França, talvez nao tenha a mesma medida). O ideal seria ter o peso, fica a dica.
de qualquer forma, o pão foi um sucesso!!! parabéns…
Tati, acabei de fazer. Meu pão ficou com a casquinha crocante e não macia.. será que o forno estava muito quente?
Provavelmente sim.
Tati, fiz essa receita e ficou perfeita!! A família adorou!!!
Fiz essa receita e realmente é fantástica..o pai fica igual de padaria. Valeuuuuu
Vou tentar! Obrigada
Adoro as receitas da panelaterapia dão super certo. Acabei de fazer a massa.
Já fiz várias vezes… Ficou muito bom… As pessoas ficaram impressionadas como fica parecido com o pão de padaria…
PARECE MUITO BOA, MAS NAO TEM OS INGREDIENTES PARA A MASSA DO PÃO.
tem o link
Excelente receita ficou ótimo obg
.
Tati já fiz essa rosca ficou uma delicia parece aquelas de padaria gostaria de saber qual o preço sugerido para a venda desde agora o meu muito obrigado felicidades.
OI Tati o creme dessa rosca é feito como? Você joga em cima da rosca crua ainda?? Essa parte não entendi, obrigada
por cima, igual esta escrito.
o fermento seco é 3 vezes mais forte que o biológico tipo 10gr fermento seco equivale 30gr do biológico
O que aconteceu é que esse tipo de massa com fermento só pode ser sovada (misturada e amassada com as mãos) ou na maquina de fazer pão. Bjs
Boa tarde Tati, fiz meu pão em uma batedeira planetaria, a massa ficou mole e não deu certo segui a risca os ingredientes, onde eu errei?
Não tenho como saber amiga, sinto muito.
Oi. A minha massa tbm ficou mole. Fui acertando o trigo e o açúcar até dar a consistência esperada para massa de pão.
Para cada 10g de fermento granulado seco usa-se 30g do fresco. Essa informacao esta no verso do pacotinho do fermento seco Fleischmann.
Tati todas as receitas que faco do Panelaterapia dao certo. Obrigada!
Beijo !!!!!!!
cade a receita da massa do pão????????????
Deve ter dado pau durante a migração, mas já pedi para o programador ver. a Receita da massa é essa: http://panelaterapia.com/2014/11/rosca-natalina-de-canela-e-mascavo.html
Oi tatiana, fiz hoje este pão. Ficou ótimo. Dá certinho. Só gostaria de saber qual a quantia de fermento fresco corresponde a mediada do fermento seco da receita.
Não sei de cabeça porque nao uso o fresco, mas procure na internet por “equivalencia de fermentos” tem várias referências, bjs