in ,

Pão Doce de Padaria

pão doce padaria

Depois que eu adotei essa massa para tudo que é pão doce nunca mais errei! Fiquei surpresa com o resultado do meu último pão com creme e coco. Gente ficou muito igual aos de padaria. A massa é a mesma que eu usei para fazer aquela rosca natalina (veja aqui http://panelaterapia.com/2014/11/rosca-natalina-de-canela-e-mascavo.html). Eu faço na máquina de fazer pão, mas quem não tem máquina é a mesma coisa, basta juntar todos os ingredientes misturar bem e sovar até cansar. É isso que a máquina faz por você, mas não significa que sem ela não dê certo.

A Máquina de pão, depois de misturar tudo, deixa a massa crescer por 1h e 30m, aí nesse tempo eu preparei o creme e a geleia de brilho, que você usa na finalização e deixa esse aspecto mais profissional.

Para o Creme:
2 gemas;
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho;
280ml de leite;
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina
1 colher(chá) de essência de baunilha

Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente por uns 20 minutos depois leve para geladeira.

Geléia de Brilho:
100ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho.

Misture tudo e leve ao fogo até ferver e engrossar. Deixe esfriar em temperatura ambiente (não coloque na geladeira).

Com a massa crescida, abri um retângulo com o rolo, passei uma fina camada de leite condensado e enrolei como um rocambole. Cortei em vários pedaços e fui colocando numa forma redonda. Uns virados para cima e outros de lado. Não tenho a menor técnica gente, fui fazendo de qualquer jeito mesmo. Deixe crescer mais meia hora.

massa pao docemassa pao doce padariaColoquei o creme em uma manga de confeitar (mas nem precisa) e espalhei por cima fazendo uns “caminhos”. Salpiquei coco ralado e levei para assar em 180º, no meu forno foi meia hora.
Depois do pão quase frio passei a geleia de brilho por cima. Olha ele por dentro:

pa_o_cortado

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

29 Comments

  1. Oi Tatiana, foi a primeira vez que fiz pãp doce e ficou uma delíciaaaa !!!! Me senti a “padeira” também…rsrsrs…Muito obrigadaaaa!!!

  2. Acabei de colocar meu pão no forno. Está lindo! E com certeza ficará bom. A massa é super leve.
    Obrigada por compartilhar a receita.
    Bj!

  3. Olá Tati, mais uma receita feita e aprovada.
    Fiz essa rosca na máquina de pão depois abri e segui a receita, fiz igual ao formato da sua, ficou maravilhosa, linda, fofinha e uma delicia.
    Muito obrigada

  4. procure na internet como reaproveitar pao doce que ficou velho na padaria, nao achei nada…. o pao de sal tem varias receitas…. alguem tem receita para a padaria reaproveitar pao doce?

  5. ótima receita!!! tive que colocar um pouco mais de farinha pois a massa parecia mole demais. Talvez seja o fato que as medidas não sejam exatas ( a xícara daqui, moro na França, talvez nao tenha a mesma medida). O ideal seria ter o peso, fica a dica.
    de qualquer forma, o pão foi um sucesso!!! parabéns…

  6. Tati, acabei de fazer. Meu pão ficou com a casquinha crocante e não macia.. será que o forno estava muito quente?

  7. Já fiz várias vezes… Ficou muito bom… As pessoas ficaram impressionadas como fica parecido com o pão de padaria…

  8. Tati já fiz essa rosca ficou uma delicia parece aquelas de padaria gostaria de saber qual o preço sugerido para a venda desde agora o meu muito obrigado felicidades.

  9. O que aconteceu é que esse tipo de massa com fermento só pode ser sovada (misturada e amassada com as mãos) ou na maquina de fazer pão. Bjs

  10. Boa tarde Tati, fiz meu pão em uma batedeira planetaria, a massa ficou mole e não deu certo segui a risca os ingredientes, onde eu errei?

  11. Para cada 10g de fermento granulado seco usa-se 30g do fresco. Essa informacao esta no verso do pacotinho do fermento seco Fleischmann.
    Tati todas as receitas que faco do Panelaterapia dao certo. Obrigada!
    Beijo !!!!!!!

  12. Oi tatiana, fiz hoje este pão. Ficou ótimo. Dá certinho. Só gostaria de saber qual a quantia de fermento fresco corresponde a mediada do fermento seco da receita.

risoto tomate

Risoto de Tomate e Mozzarella

Panelas que Testei e Aprovei