Rosca Natalina de Canela e Mascavo

Essa receita nada mais é do que os famosos Cinnamon Rolls que eu fiz em forma de rosca e achei que ficou tão lindo e tão delicioso que merecia ser uma receita natalina! 🙂

Tô me achando a padeira gente!!!!

Desenterrei minha máquina de fazer pão porque depois da faxina anual que eu fiz aqui em casa ficou determinado que TUDO tem que ser usado ou deve ser doado.

Se você não tem a máquina, não se preocupe, é só juntar os ingredientes líquidos, depois os secos e força no muque!!! Eu uso a máquina só para sovar a massa, depois tiro de dentro dela, modelo e asso no forno normal.

A receita abaixo eu peguei no Cinara’s Place que é um blog mais “old school”, igual o Panelaterapia, e que eu confio. Fiz pequenas alterações no texto abaixo que é da Cinara, para se “adaptar” às pequenas alterações que fiz na receita.

Massa:

  • 1 xícara de leite morno (235ml)
  • 1 ovo grande
  • 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Recheio:

  • 1/4 de xícara de manteiga ou margarina derretida
  • 1/4 de xícara de açúcar (usei mascavo) misturado com 2 colheres (chá) de canela em pó

Ponha os ingredientes na máquina na ordem acima. Ligue no ciclo “Massa”. Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e sove durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.

Abra a massa em um retângulo de 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre ela e, em seguida, o açúcar com canela. Enrole a massa feito rocambole, a partir do lado maior. Corte a massa em rolinhos altos. Disponha os rolinhos em uma fôrma, untada, cubra e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.

Asse em forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar.

Observações minhas:

  • Cortei em 9 pedaços e coloquei em uma forma redonda para dar o formato de rosca.
    Pincelei gema de ovo misturada com um tiquinho de água antes de levar para assar.
  • Assei em 180ºC porque meu forno é forte e ficou 35 minutos no forno.
  • Não deixei crescer após enrolado, pulei esta etapa hahahaha (já levei pro forno). Mas fiz isso porque o ciclo da minha máquina é de 1h e 30m e a massa já tinha crescido muito. Se você vai fazer sem a máquina, sugiro seguir a receita original.
  • Logo que saiu do forno misturei 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro com um pouquinho de água e baunilha para fazer essa coberturinha branca. É só misturar até virar um creminho e colocar por cima.

Ficou sensacional gente! Saborosíssima, macia, com açúcar no ponto certo! Amei demais!!!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

62 Comentários

  1. Pati disse:

    Oi, amo essa receita,tem ela no site da receitas Kitchenaid. Pode fazer pessoal que é uma delícia mesmo!

  2. Andressa disse:

    Oi Tati, receita maravilhosa! Fiz e não tenho máquina e deu certo! Sovei a massa por 10 minutos e deixei descansar 1 hora, depois recheei enrole, e aguardei os 30 minutos, assei! Perfeitos fiz em versão salgada tbm, com parmesão e orégano! Aprovada

  3. Beth Lopes disse:

    Ficou tudo de bom, de fofo, e linda!!! Amei!!! Nunca tinha feito um pão tão lindo!!! E o Maridinho foi só elogios kkkkkkk!!!!

  4. janaina disse:

    Oi Tati, eu nao tenho a maquina de pao, como eu posso fazer?

  5. Queli disse:

    Tati qual é a medida da xícara?

  6. Danuza disse:

    Nossa que receita maravilhosa, sempre me aventurei em fazer pão, mas essa sua receita foi a melhor de todas e deu mega certo. Ameiiii

  7. MARCELLE LINS DA COSTA disse:

    Tati, posso usar açúcar refinado no lugar do mascavo?

  8. Regina Liermann disse:

    Adorei a sua receita, fiz e resolvi colocar umas coisinhas, ficou muito boa.
    Coloquei maçãs em tiras com uvas passas, junto com a canela e a manteiga. Adorei, quem sabe vc experimenta, bjos

  9. Vivian disse:

    Tati, qual é a sua máquina de pão? Estou querendo uma e fiquei interessada quando disse que a sua sova a massa também

  10. Claudia disse:

    Tati,fiz e ficou maravilhosaaaaa….

  11. Karina disse:

    Tati faço suas receitas há anos e até ajuda na minha casa que estou construindo peguei aqui kkkk…. acabei de fazer essa rosca só que coloquei as fatias na forma ao inves de fazer a rosca … ficou mto booommm mto obrigada pelas receitas e Deus abençoe seu bebe e sua familia <3 bjs Karina

  12. Débora disse:

    Olá Tati me ajuda? Moro em Roma e aqui o fermento para pão é levedo de cerveja posso utilizar em massa doce ? E a quantidade é a mesma? Help!!! Grazie!!

    • Vou ficar devendo amiga, não conheço esse fermento. 🙁

    • Cristina disse:

      Debora, pega o nome e joga no Google. Aqui por exemplo tem o fermento pra bolo etc e o fermento seco(aqui Dried Active Yeast) e vendo o nome “cientifico” vi que era o mesmo do fermento pra pao do Brasil. De repente pode ser a mesma coisa so com outro nome. O nome era esse : Saccharomyces cerevisiae

  13. Aline disse:

    Olá!!! Fiz essa receita hoje e ficou maravilhosa!!!! Segui todas as dicas, inclusive as da postagem sobre massa de pães. Parabéns pela dedicação ao site. ADORO!!!!!

  14. Carla disse:

    Oi Tati!
    Adoro seus vídeos e receitas!!! Faço várias aqui em casa, o maridão adora e está so engordando … hahaha
    Adorei esta receita!!! Estou pensando em fazer com frutas cristalizadas que tenho em casa para não perder… coloco somente as frutas no meio ou com mais alguma coisa, será que só as frutas vão ficar muito secas? você tem alguma sugestão??

    Obrigada!!! 🙂

  15. Jaqueline disse:

    Amo suas receitas!!!Tatiana, me ajude. Quantos minutos de “surra” se dá numa massa pra ela ser pmbem sovada. Serio, eu tento fazer pão, mas ele nunca fica fofinho como os de padaria. ME Ajuda!

    • Olha, to até escrevendo um post sobre isso. Porque eu tenho a máquina de pão e fiquei observando. Ela mistura, sova por uns 10 minutos, descansa por uns 5 e sova por mais uns 10, e depois deixa crescer, então acho que se repetir esse processo vai dar certo em qualquer receita.

  16. nadia disse:

    Essa rosca é uma delícia, mas sempre que faço, eu faço com recheio de goiabada.

  17. Ilda disse:

    Quero muito fazer este pão mas estou confusa na medida do fermento,porque uso o fermento fresco de padaria e ai diz que tem que ser 2 colheres de chá de fermento seco,mas só tenho fresco qual seria a medida para o fermento fresco

  18. Eldaiana disse:

    Esse eu já fiz e ficou muito bom

  19. Eldaiana disse:

    Esse eu há fiz e ficou muito bom

  20. Alayde disse:

    Oi Tatiana, amei a sua receira. Testei com um recheio de brigadeiro mais molinho. Assim que tirei do forno cobri com uma creme de leite de coco e açúcar de confeiteiro. Ficou sensacional! Obrigada

  21. Stefânia disse:

    Fiz a receita da massa exatamente como pede, mas achei que ficou muito gordurosa e precisei colocar mais farinha de trigo para dar ponto de sovar. No recheio, coloquei só uma colher rasa de manteiga (amolecida e não derretida completamente) e achei que foi o suficiente. Da próxima vez, vou diminuir a quantidade de gordura na massa, para fazer um teste. Mas a combinação de açúcar mascavo com canela ficou espetacular.

  22. Adoro suas receitas, tenho feito no almoço, nos lanches, para receber as pessoas. Muito mais do que transformar ingredientes me pratos saborosos, é realmente uma terapia aprender com quem tem tanto amor pelo que faz. Deixo a você o meu agradecimento.
    Rosca de canela é tradicional na minha cidade, mas com queijo também e na forma de rocambole. Amooo, então não resisti e coloquei mussarela ralada no recheio, ficou uma delíciaaaa!!!!!! Abração pra vc!!!!!

  23. Tati, ñ tem vídeo dessa receita? Faz pra gente!! <3

  24. mai disse:

    Tatiana quero muito fazer copio todas as suas receitas adoro só que na minha cidade não encontrei açúcar mascavo posso fazer com refinado?Obrigada.

  25. Olá Taty,
    Será que você poderia dar uma versão desta rosca sem gluten ? Meu maridotem intolerância a gluten , obrigada!
    Bjos

    • Vixe vou ficar devendo, porque como não sou nutricionista e não tenho ninguém com restrição alimentar em casa não manjo nada do assunto, mas imagino que as substituições obedeçam a um padrão, não deve ser difícil.
      Bjs

  26. Daniela disse:

    Já é a segunda vez que faço essa rosca. É uma delícia!

  27. Fiz a rosca e ficou maravilhosa, fofinha, gostosa, bonita, igualzinho de padaria. Eu misturei a margarina mole com a canela e ficou muito bom, nao escorreu para fora. Vou fazer muitas vezes. Obrigada pela receita. Amei. !!!

  28. Giórgia disse:

    Tati! Fiz a rosca de novo! Mas dessa vez usei margarina em temperatura ambiente (molinha, sabe?) no recheio e ficou maravilhoso. Coloquei papel manteiga untado e ela saiu facinho facinho da forma!
    Amei! Tô me sentindo A padeira! Hahahahaha
    Obrigada pelas receitas maravilhosas!

  29. Sâmia disse:

    Tati, o meu não deu certo… 🙁 Minha massa precisou de mais farinha do que a sua e ficou super elástica e esquisita. Eu iria amar se você fizesse um vídeo dessa receita, estou morrendo de vontade de tentar novamente…
    Ah, não tenho a máquina de pão, foi na mão mesmo…

  30. Já fiz duas vezes e nunca mais esquecerei essa receita. Detalhe, também não tenho a máquina de pão, usei meus "super" muques… rs! Obrigada, receita perfeita como sempre!

  31. Ana Teles disse:

    Uau! ficou linda.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedlybloglovin'Facebook

  32. Marta Alica disse:

    Tati, sou super sua fã! Já fiz várias receitas e sempre deu tudo certo. Fui me aventurar a fazer pela primeira vez a massa dessa receita e ficou linda, cresceu bastante mas acho que o problema foi no recheio que ficou muito líquido ao enrolar escorreu para tudo quanto é lado, agora está lá para crescer. Espero que só tenha ficado feio rs bjs

    • Como assim líquido amiga? O recheio é um pó kkkk… será que vc colocou manteiga demais? é isso? não entendi mesmo.
      Bjs

    • Giórgia disse:

      Oi Tati! O meu também aconteceu isso! Derreti a margarina e coloquei na massa. Ficou muito líquida a margarina sobre a massa. Achei que quando colocasse o açúcar com a canela iria absorver a margarina mas isso não aconteceu. Aí meu recheio vazou todo na forma enquanto assava e queimou um pouco. Da próxima vez vou tentar deixar a margarina pastosa ao invés de derreter e ver se funciona.
      Mas a massa é maravilhosa!!!!!! Fiz na máquina de pão e deu super certo! Tb não deixei crescer depois de pronta a massa e ainda assim a rosca ficou enorme e super fofinha! Amei!

  33. Vou começar a fazer agora. Depois volto pra contar como ficou.

  34. Giovanni disse:

    Tati, eu visito seu blog com frequencia e já fiz algumas receitas daqui (umas eu acertei, outras nem tanto, haha), mas nunca tive coragem de comentar.
    Vi essa receita hoje de manhã e assim que saí do trabalho corri de volta pra casa para fazer! Eu fiz na mão (sem máquina de pão) e deu muito certo! Só tive que usar um pouco mais de farinha pra chegar no ponto de sovar. Que coisa mais deliciosa, cheirosa e macia, me lembrou as massas de rosca que minha mãe fazia quando eu era criança! A minha não ficou tão bonita quanto a sua, me faltou um pouquinho de habilidade na hora de montar, mas o sabor ficou fantástico! Enquanto eu estava sovando a massa, ela foi ficando bonita, lisinha, cheirosa e eu já me enchi daquela certeza de que ia dar tudo certo! E deu mesmo, agora também estou me achando O padeiro!
    Suas receitas são verdadeiras terapias mesmo! Obrigado, Tati!

  35. Professora disse:

    Adorei esse seu Cinnamon Rolls! Tati, vc deve conhecer o site e o canal do Gastronomismo,né? Eles também tem uma receita dessas e com vídeo e tudo. Olha lá!
    http://www.gastronomismo.com.br/2014/04/29/cinnamon-rolls/
    Um abração pra vc!

  36. Deliícia! Vou fazer com certeza. Me lembrou uma receita de Caracóis Hungaros, só que ao invés de Canela é Coco no recheio.

  37. Markelly disse:

    Para tudo! Acabei de fazer. Que delícia Tati! Não ficou bonitona igual a sua. Da próxima vez vou calcular direitinho o tamnhoda forma e os pedaços, mas to mega feliz com o resultado. Obrigada por nos encorajar a fazer essas maravilhas!

  38. Deise disse:

    Adorei a receita! Bora botar a máquina de pão pra funcionar 🙂

  39. ADOREI, TATI. FICARAM LINDAS!!!! VOU TENTAR FAZER!!!

  40. Hummm! Que delícia! Dá pra imaginar o cheirinho e a maciez da massa na boca! SEREI OBRIGADA (!!) a fazê-lo! =D
    Beijos e ótima semana!