in ,

Pão Sovado

pão_sovado_receita

Mesmo na correria que eu vivo de vez em quando me sobra tempo para conhecer pessoas bacanas aí pela internet. E numa dessas oportunidades conheci a Cida Abreu. Comecei a acompanhar as postagens dela no Face e foi assim que conheci essa receita de Pão Sovado. Cida entre mil e uma utilidades (eita mulher estudada!) é cozinheira de mão cheia e disse que a receita era boa, então fui eu testar. Valeu a pena!

Essa receita está em 2 blogs bacanas que você pode ver Aqui e Aqui.

Ingredientes:

  • 1 copo de leite morno com um ovo dentro (240ml)
  • 6 col. sopa de açúcar
  • 1/2 col. sopa de sal
  • 4 col. de sopa de margarina ou manteiga
  • 3 copos de farinha de trigo (copo usado: 240 ml)
  • 1 col. sopa de fermento seco instantâneo

Eu fiz na máquina de pão colocando os ingredientes e escolhendo o ciclo “Massa” o que significa que ela vai sovar e deixar crescer. Mas se você não tem máquina é só misturar todos os ingredientes e força no muque: sove por uns 10 minutos e deixe crescer em local abafadinho por 1h ou até dobrar de volume (como está frio, pode ser que precise até umas 2 horas).

Como eu disse, coloquei tudo na máquina, deixei bater e tirei depois de crescido (daqui para frente você faz a mesma coisa se tiver fazendo sem máquina), sovei na mão um pouco para retirar o ar, coloquei em uma forma de bolo inglês grande, cobri com plástico filme e deixei dentro do forno para voltar a crescer. Uma dica bacana é colocar um recipiente com água recém fervida dentro do forno para mantê-lo quente e úmido, assim o pão cresce bem. Depois de 2h crescendo novamente, fiz um corte na parte superior com uma faca e pincelei gema de ovo. Levei para assar em 180ºC, no meu forno foram 25 minutos (mas meu forno é forte viu?).Olha que lindeza!

pão_caseiro_fofinho

Então para quem não tem muita prática com pães geralmente a ordem é a seguinte (que foi usada nessa receita):

  • Mistura ingredientes.
  • Sova por uns 10 minutos.
  • Deixa crescer (1 a 2 horas)
  • Sova para retirar o ar (aqui só 1 minutinho é suficiente).
  • Modela ou coloca na forma.
  • Deixa crescer (1 a 2 horas).
  • Assa.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

41 Comments

  1. Oi, Tati! Eu posso colocar pedacinhos de linguiça, neste pão? Se puder, em que momento coloco na massa? Obrigada! =)

    • Eu nunca fiz, mas acho que pode sim. A linguiça deve estar frita e já fria no caso de ser linguiça crua, se for uma defumada tipo calabresa pode só picar e adicionar nem precisa ir ao fogo (só se quiser). Faça a massa e com ela pronta misture a linguiça. Depois vc conta se ficou bom. Bjs

  2. Olá Tati, gostaria de saber se posso fazer o pão todo na maquina de pão e se puder qual ciclo será que posso usar?
    Obrigafa

  3. Olá Tatiana
    Amo suas receitas : sāo deliciosas e sempre dāo certo.
    Quanto a esta receita gostaria de saber se o fermento é tipo fermix; quantos sachês?
    Obrigada
    Adenize

  4. Quando vejo alguma receita sua, tenho certeza de que posso fazer sem medo de errar! E com essa não foi diferente! Pão delicioso, fácil e olha que não tenho a máquina de pão! Ele quentinho com uma camada generosa de Nutella foi de estragar a dieta kkkkkk

  5. Tati eu de novo rsrsrs
    Estou querendo comprar uma máquina dessas de fazer pão, mas estou com medo de não ser uma boa compra, você gosta muito da sua máquina, usa com frequência, acha que vale a pena comprar? Obrigada pela ajuda!

    • Josineide vi sua pergunta sobre a maquina de pão, pode comprar sim pois tenho uma e uso muito, foi uma otima compra que fiz, valeu a pena!! Ah, a minha é da Britania Multli Pane

    • Isso é muito pessoal. Tem gente que ama e tem gente que comprou e se arrependeu. Eu não tenho como prever o seu comportamento com a máquina, mas posso dizer apenas o que eu acho da minha. Eu uso pouco mas não me arrependo, acho milhões de vezes mais prática do que fazer massa no "muque".
      Bjs

    • Oi Tati….
      Eu sou já me tornei leitora assídua daqui e adoro… Aprendo muito ! Se der nos próximos posts você faz um especial sobre carnes? Porque como estou começando fico com receio de ir além do grelhado e carne de panela!! Abraços e com certeza em breve vou adquirir seu livro!!!

    • O Raquel, acho que vc quer conteúdo mais básico tipo como escolher, qual serve para que tipo de receita… ou receitas com carne? Se for a segunda opção, ali na lateral do blog do lado direito tem os marcadores, clique em "carnes", tem um montão de receitinhas! 🙂

  6. Oi Tatu, seu pão ficou lindo!
    Mas a minha dúvida não tem nada a ver com essa sua receita de pão, queria que você me ajudasse, estou querendo fazer hamburguer caseiro, achei uma receita sua que você pedia pra usar fraldinha, você tem outras sugestões de carnes boas para fazer hamburguer? Tem que ser carne macia? É que eu nunca fiz hamburguer em casa. Beijos e obrigada.

    • Vc pode fazer com a carne que quiser, mas o importante é ter gordura senão fica borrachento. Peça para o açougueiro moer uma carne que tenha um pouco de gordura.

  7. Adorei a dica. Moro aqui na Índia e to cansada dos pães daqui…. Vou testar. Só uma dúvida… Depois q vc coloca no forno com o papel filme, vc aqueceu antes o forno e depois com ele desligado, ele ficou ali por mais duas horas? Obrigada

50 Perguntas em 5 Minutos

Docinho de Leite Ninho com Nutella