Eu não poderia ter deixado de perguntar a receita do peixe assado que comi e adorei em Arraial. Claro que não recebi uma descrição muito detalhada, mas deu para captar a essência e reproduzir. Em Arraial eles usam muito um peixe que em alguns lugares chamam de “Dourada” e em outros de “Dourado”, mas não é o Dourado de rio, é o de água salgada mesmo. Como não achei por aqui, comprei uma corvina, que é um peixe de mar (tem de água doce também). Você pode usar o peixe que preferir ou que estiver mais fresco no dia.
Comece temperando o peixe com antecedência de pelo menos 2 horas com limão, sal, pimenta e o que mais você quiser. Deixe marinando na geladeira. Eu faço uns cortes na pele do peixe até chegar na espinha para o tempero entrar melhor (somente em um dos lados do peixe) e facilitar quando for servir.
Na hora de assar, comece preaquecendo o forno em 200ºC.
Regue um refratário com bastante azeite e forre o fundo com rodelas de batatas e cenoura. Tempere os legumes com sal e pimenta e regue com mais azeite. Coloque o peixe sobre esta “cama” de legumes. Eu ainda coloquei umas azeitonas e umas mini cebolas descascadas em volta.
Sobre o peixe espalhe um pouco de colorau, isso é opcional, pois não muda o sabor, é só para deixá-lo com uma cor mais bonita. Regue também o peixe com o fio de azeite. Leve ao forno (sem papel alumínio mesmo).
Agora vamos preparar o tempero que vai regar esse peixe no forno. Esta quantidade de tempero dá para regar 2 peixes grandes e a sobra pode ser guardada na geladeira por até 1 mês. Use o liquidificador ou mixer para bater os seguintes ingredientes:
- 150ml de vinho branco seco;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre;
- 1 colher (sopa) de ervas finas (mix de ervas comprado pronto);
- 1 xícara de folhas de coentro (se não gostar use salsinha);
- 1 dente de alho;
- 1 colher (café) rasa de sal;
- 1/4 de cebola;
- 1/2 colher (café) de pimenta branca moída.
Após 15 minutos de forno, regue com o tempero, umas 6 colheradas (sobre o peixe e os legumes). Volte para o forno. Quando perceber que o molho deu uma reduzida, repita a operação até o peixe estar assado (usei metade do tempero e reguei 3 vezes).
Ficou delicioso!!! Esse tempero (molho) fica muito especial!!!
arraial da ajuda ou arraial do cabo? se da ajuda,quase certo que o peixe qwue vc experimentou chama-se guaiuba.
Boa noite! Nunca usei vinho em peixe e gostaria de rirar uma dúvida. Tenho uma pequena de dois anos e ela adora peixe. O vinho só dá um sabor suave ou fica gosto forte do vinho. Adorei os comentários, ele parece ficar delicioso. Parabéns!
Fica bem suave mesmo.
Gente do céu,que maravilha, fiz e ficou dos Deus, perfeito, amei e todo mundo adorou, só elogios e perguntaram como foi o preparo
Substituí o coentro por alho-poró e ficou MARAVILHOSO! Aqui em casa foi unanimidade, melhor peixe que já comemos!
Deve ter ficado bom, vou experimentar com alho-poró 🙂
Ola, o vinho pode ser o seco ao invés do branco???
Bjinhos
Branco seco? Sim, tinto com peixe nao recomendo
Tatiana sou muito novata na cozinha, esta receita da para quantas pessoas?
Depende do tamanho do peixe, mas pode considerar 250g a 300g (do peso do peixe) por pessoa.
Oi boa noite, posso fazer com anchova ?
Pode sim!
Ótima receita, sou novato na cozinha e segui conforme as dicas ficou ótimo , fiz 2 peixes a família aqui adorou. Obrigado 😉
Tati esse peixe deve ficar muito delicioso. Vou fazer.
Tem algum ingrediente que possa substituir o mix de ervas?
Nessa receita é o que faz toda a diferença. Vc pode usar outras ervas que quiser, mas sem elas vai ficar sem sabor
Muito obrigada! Fiz e ficou maravilhoso, o molho ficou muito delicioso. Minha família toda amou!
Boa tarde! Fiz pela segunda vez! Usei corvina e ficou divino! Parabéns!
Olá. Não encontrei Pimenta branca, posso substituir por outro tipo?
Pode usar a primenta-do-reino preta comum mesmo.
Posso substituir o vinho?
Nessa receita específica eu não saberia dizer um substituto, porque ele é a base do tempero… talvez água mesmo, só para diluir o tempero.
Posso usar o peixe cortado em postas?
O problema da posta é que cozinha mais rápido, cuidado para nao ficar seco. Mas pode sim.
A espinha do peixe deve ser tirada?
Fantástico seu site. Parabéns.
Para fazer peixe assado nao, vc tira na hora de servir, a menos que queria fazer um filé de peixe.
VOU FAZER. HUMMMM
Fiz essa receita para o almoço de domingo, já imaginava que seria boa mas ainda assim o resultado me surpreendeu positivamente! A casquinha crocante que ficou a pele por fora…huuuum
Usei a Corvina mesmo e amei! Adoro seu blog!
Ficou maravilhoso! É mesmo um molho muito especial!
Esse peixe nao e bom qto parece,nao gostei depois de pronto
Porque gosto é igual “nariz” né amiga? Cada um tem o seu.
Ola tati, o vinho deixe gosto de bebida to em dúvida se uso bjs
Deixa, um gosto delicioso, senão não faria sentido usar.
🙂
Oi, Tati! Sou fã do seu blog. Hoje fiz esta receita e a turma toda adorou! Usei tainha, e troquei uns ingredientes, mas é essa a ideia, né? No tempero pus salsão no lugar das ervas finas, mais alho, mais pimenta e de acompanhamento usei batata doce, cenoura, cebola em cubos e rodelas de carambola! Ficou lindo meu peixe, todo estrelado 🙂 obrigada, continue postando essas delícias. Bjs
Que tal umas dicas para acompanhamentos dessa 'delicia' ?
#PorFavor :3
Amanda, como já tem os legumes, eu faria no máximo um arroz branco, farofinha simples e uma salada verde.
Bjs
Fiz o peixe ontem e usei robalo. O tempo no forno foi de 35 minutos mais ou menos. Adorei a receita, ficou ótimo! Adicionei um pouco de pimenta seca que trouxe de Israel e deu um toque picante suave muito gostoso. Se vcs gostam de picante, aconselho! Super obrigada pela receita!!
ótima receita!
Amo esse site…
Eu amo esse site…
Ai Tati….vou fazer….
adorei todos os comentários assim como as respostas da autora da receita, muito obrigada as suas receitas, são maravilhosas um beijo.
Gostaria de saber quais ervas vc usou no mix de ervas finas????
Sei não, comprei na Bahia numa casa que vende a granel, mas tem industrializado no mercado tb. Chama "ervas finas" mesmo e já vem misturado. Vc pode fazer o seu mix com as ervas secas q mais gostar.
Vc pode fazer com salsa,salsão, alecrim, louro, orégano, tomilho, manjericão, manjerona. Pra mim vc fazendo com cinco ou seis dessas já tá ótimo. E elas estando desidratadas é melhor, caso vc queira algo mais prático.
muito boa sua receita amiga…mas no lugar do colorau eu coloco SAZON p/aves e peixes ..geeeeeeeeeeeente fica muito bom e vermelhinho!
Comi um peixe maravilhoso em Trancoso e fazia tempo que procurava uma receita, esta deve ser parecida, vou fazer correndo.
Deve ficar bom com anchova também !!!
Tati, tem que colocar o peixe primeiro com papel alumínio, ou não precisa?
Sou negação quando se trata de forno.
bjs
Está escrito no texto que é sem papel.
Bjs
Tati, será que truta fica boa assim?
Eu acho que truta é um peixe nobre demais para você "mascarar" o sabor com tanto tempero, gosto só com sal, pimenta e manteiga, eu usaria um peixe maior e dos mais baratos.
Bjs
Que peixe MARAVILHOSO, eu vou ter que fazer, kk
http://receitasdapriih.blogspot.com.br/
tati,seu blog e exelente e dificil acertar com receitas , como acerto com as suas e li seu perfil adorei mulher de personalidade bjs
Isso, você pede para limpar. Pode fazer com cabeça também, mas eu acho mais fácil caber na assadeira se estiver decapitado 🙂
Bjs
Tatiiii
Pergunta de quem nunca fez peixe sem ser filé: vc compra o peixe inteiro? É só pedir pro peixeiro retirar a cabeça e as escamas?
Fiquei ba-bando! Brigada. Bjs,
Deixou uma grávida desejando esse peixe! E agora?
Nossa esse peixe é tudo de bom!!!!! to aqui babando… humm vou fazer!
bjus adoro suas receitas, estou sempre ligadinha ♥
Posso substituir o vinho pedido em algumas receitas por outro ingrediente?
Nesta receita poderia substituir por uma mistura de caldo knnor?
Obrigada!
Eu usaria suco de limão diluído em água, ou laranja.
Abs
Peixe assado é muito gostoso e este parece estar ótimo.
http://www.umdiasereichef.blogspot.com
Isso parece ser delicioso! Parabéns!
Vou fazer adoro peixe,principalmente assado,a Corvina é um peixe muito bom
Oi Tati!
Adorei a receita, a tempos procurava uma receita de peixe para variar o salmão. Uma perguntinha (levando em consideração que cada cozinheira conhece o forno que tem), quanto tempo levou de forno no total? Pois comer peixe ressecado é a morte! rs
Vou ficar devendo essa informação. Falha minha mesmo! Para vc ter ideia não tenho relógio na cozinha. Nunca usei timer do meu fogão. Faço tudo no olhômetro. Como vc vai regar o peixe, você tira e dá uma olhada na aparência. É assim que faço. Mas tudo vai depender do peso do peixe, não apenas do forno. Por isso tem que ficar de olho mesmo!
Bjs
Nossa estou babando…doida pravfazer esse peixe….final da proxima semana vou fazer…comprarei robalo ou namorado…quero fazer com o vinho branco seco, tudo direitnho….depois escrevo pra dá meu parecer…acho que vou tentar faze-lo amanhã. ..aí meu Deus..
nunca deixo o peixe no forno mais que 30 minutos , aprendi que mais que isso resseca mesmo ….. mas tb nao sei se é uma regra …… bjos
Estes legumes que colocou na assadeira estão cozidos??
Não. São crus mesmo.