in , , ,

Pipoca de Micro-ondas sem Óleo

Maravilha essa receitinha! Nadica de óleo colegues! Parece mágica! E o mais bacana é que a pipoca fica bem gostosa e crocante. Quer ver a mágica acontecer? Vem comigo!

Em um recipiente alto que possa ir ao micro-ondas, coloque 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de água e sal (eu usei 1 colherinha de café).  Misture bem, tampe com filme plástico e faça 4 furinhos para sair o vapor (use a pontinha de uma faca ou tesoura para isso). Leve ao micro-ondas em potência máxima. O ideal é que o recipiente seja de vidro porque o filme não vai aderir ao plástico e vai voar pipoca por todo o microondas.

 

*** Agora atenção porque cada micro-ondas é de um jeito, no meu, foram 6 minutos. Somente depois de 4 minutos as pipocas começaram a estourar e depois de 2 minutos estavam todas estouradas. Quase não ficou nada sem estourar. Perfeita!!!

*** Quando o intervalo entre um estouro e outro começar a ficar mais longo, pare o micro-ondas para não queimar as pipocas já estouradas.

Pode se jogar colegues, pipoca é uma opção de lanche bacana, cheia de fibras integrais e combate o envelhecimento porque na casquinha dela tem alta concentração de antioxidantes.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 3 Média: 2.3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

215 Comments

  1. Muito boa!! Deu super certo!! O mais legal é não ir óleo! Confesso que fiquei com medo de não dar certo!! Mas ficou ótima! RECOMENDO!

  2. Tô arrasada! Depois de 10 minutos, quando começou a estourar, o microondas queimou! Não foi o pote se vidro que quebrou, foi o MICROONDAS! 🙁

  3. Oi… A minha não deu muito certo, a pipoca demorou 6 mnts pra começar a estourar sendo que o plástico filme derreteu, fez uma lambanceira no microondas e não estourou quase nada.

  4. Coloque o plástico filme na geladeira para o plástico ficar úmido e descolar fácil. Não usem vasilha de plástico pois quando o milho esquenta ele fura o plástico. Coloquem o sal antes pois depois ele não cola na pipoca.

  5. Nossa!!!
    Essa pipoca ficou show.
    Muito gostosa e saudável.
    Ficou crocante.
    Parabéns e obrigada por essa receita.
    Deus te abençoe.

  6. Minhas pgpipocas ficaram boas, mas minha tigela de vidro trincou no momento em que retirei do microondas. Fiquei triste. Era presente de uma tia-avó…

    • Verifique sempre se não tem respingos de água na base onde você coloca o recipiente que retira do microondas. Quebra mesmo. Basta um pingo d’água para fazer o desastre.

    • Já perdi 2 tigelas fazendo pipoca… Não sei o que acontece…. Acho que a temperatura é muito alta e acaba dando choque térmico, mesmo sem colocar a tigela diretamente sobre a pia. Vou procurar uma tigela apropriada para microondas.

  7. Fiz e amei super recomendo…uma delicia,no começo fiquei apreensiva achei q nao ia pipocar começou nos ultimos segundos dos 6 min ai coloquei mais 3 min…estourou tudo.

  8. Eu tenho 53 anos mas meu microondas fez em 1 minuto e meio (não levou tanto tempo). Untei os grãos com manteiga, salpiquei sal e mandei bala !!!!

  9. Ficou maravilhosa..e muito saudável. .amo sei blog. Tenho feito muitas receitas e a família aprova todas. obrigada e parabéns.

  10. Não é bom usar não,fiz isso aqui é acabou com minha panela para microondas,ficou cheia de furinhos.

  11. Primeiro fiz numa vasilha grande com pouco milho. Acho que a água não ficou junto com o milho e não pipocou. Coloquei em uma vasilha pequena e assim ficou a água junto com o milho e o sal. O resultado foi fantástico. Deu certo! Ótima pipoca. Sequinha e com o sal no ponto. Três colheres de sopa de água e três de milho e uma pitada de sal.

  12. não gostei ficou horrível! muito seco e sem graça! raramente como pipoca, mas quando eu como gosto de fazer com óleo e manteiga hummmm

  13. Acabei de fazer e amei, ficou super sequinha e saborosa… Graças a Deus deu certo, já que alguns haviam dito que a tigela tinha quebrado, ainda bem que isso não aconteceu comigo..rsrs..
    eu recomendo…

  14. Acho que a minha foi a única que deu errada. Coloquei no microondas, e 6 minutos não foram suficientes. Então adicionei mais tempo. Após quase 10 minutos ela estourou toda. Abri o microondas. Ao restirar o refratário do forno, este trincou todo. Joguei tudo fora, refratário + pipoca. Peguei a pipoqueira e fiz com manteiga. Vou tentar novamente na casa de uma amiga. Espero que dê certo. rsrsrsrs. A desastrada!

    • Ana, talvez tenha sido o choque térmico! Em outra receita, tinha visto que é bacana esperar alguns minutos com ela dentro do micro, pra “estabilizar” a temperatura. Pode ser que no seu caso tenha sido isso 🙂

  15. Adoro seu blog, leio todos seus posts 🙂
    Fiz a pipoca e ficou perfeita, só precisei deixar mais tempo no meu microondas, mas rolo super!!!
    Beijão.

  16. Boa Noite, tem também a opção de fazer com o pacote de pão, aquele saco marrom, só que daí não vai nem água e nem sal, só colocar o milho e fechar o pacote deixando ele bem soltinho e colocar no micro apertar no botão pipoca quantas vezes for necessário para a quantidade de milho que vc colocar, quando o intervalo entre um estouro e outro for de uns 2 segundos desligar. Lembrando, não colocar milho d+.

  17. Olá , super adoreiii !!
    Fiz em casa deu super certo e compartilhei com minhas leitoras .
    Dá uma passadinha lá bjus
    starmaquiagem.blogspot.com

  18. Meninas, eu fiz quase do mesmo jeito, mas doce, e deu certo: 5 colheres de milho, 3 de açucar ,duas de chocolate em po e 5 de agua… misturei bem, cobr com o filme plastico, furei. Coloquei 6 min e qndo estava nos 5, nada tinha acontecido, aí coloquei mais 2 minutos e começou a estourar! O unico problema é q o filme plastico rasgou e deu uma respingada basica no micro… mas deu certo! Se alguem conseguir fazer melhor, avisa!!!

  19. Meninas, eu fiz quase do mesmo jeito, mas doce, e deu certo: 5 colheres de milho, 3 de açucar ,duas de chocolate em po e 5 de agua… misturei bem, cobr com o filme plastico, furei. Coloquei 6 min e qndo estava nos 5, nada tinha acontecido, aí coloquei mais 2 minutos e começou a estourar! O unico problema é q o filme plastico rasgou e deu uma respingada basica no micro… mas deu certo! Se alguem conseguir fazer melhor, avisa!!!

  20. Amo pipoca!! Neste inverno então, como todos os dias!! Faço na panela de ferro, grossa que fica mais gostosa mas essa dica no microondar, rápido, simples e fácil, vou fazer ainda hoje. É a melhor de todos os tempos….

  21. Com um saco de papel de pão também fica perfeito: é só colocar o milho dentro, dobrar bem a borda do saco e deixá-lo deitado no prato do micro. O tempo depende da quantidade de milho, tem que ficar cuidando.

  22. OUTRO JEITO BACANA DA FAZER PIPOCA SEM ÓLEO É COLOCAR 1/2 XIC DE MILHO PIPOCA NUM SACO DE PÃO, DESSES DE PADARIA, E SALPICAR ÁGUA COM SAL…LEVE AO MICROONDAS COM A BOCA BEM AMARRADA. DEIXE 5 MINUTOS. NÃO FICA UM PRA CONTAR A HISTÓRIA E SEM ÓLEO O QUE É UMA VANTAGEM

  23. Oi, fui fazer como indicado não gostei. O sabor ficou como a pipoca de microondas que é horrível. Que Odeio!!!! E ainda não estourou tudo não, ficou um montão sem estourar. Nos 6 min. não estourou, coloquei mais 5 min. Bem valeu, mas continuo na Panela de pressão das antigas.
    DICA: adoro fazer a pipoca na PANELA DE PRESSÃO e estoura tudinho, não fica sem estourar nenhuma e com um gosto incrível. Mas tem que tirar a válvula de pressão. E coloca um pouco de óleo.
    abraços

    • Não acho que ela fica como a industrializada de micro, mesmo porque a industrializada vem cheia de gordura, conservantes e sabores artificiais. Ela fica bem sequinha e é só colocar sal. Observação: pipoca doce não dá para fazer no micro.

  24. A minha dúvida é a seguinte: o pvc quente não libera resíduos tóxicos? Acho que é o tal do bisfenol, se não me engano… Tanto utensilio de plástico que a gente vê com a sigla BPF free…. acho que o pvc pode ser arriscado, né? Eu já fiz com ele e grudou tudo na lateral do pote. E a outra dúvida: o pvc som alguns furinhos ajuda a abafar e fazer a pipoca estourar com o calor dentro do recipiente. Se fizer com a tampa de microondas, que tem aberturas maiores que os furinhos que fazemos no plástico, dá certo tb? Desculpe a viagem! heheheh Bjsss

  25. Maridão chegou e eu preparei p ele uma boa vasilha de pipoca quentinha e deliciosa, além de saudável, ele simplesmente adorou. e dessa vez usei um pote desses de mantimentos q tenho, de ótima qualidade e resistente, pude aumentar a quantidade e nenhuma grudou, só demorou um pouco mais, 7 minutos. Simplesmente amo esse site, pois adoro inovar e experimentar coisas novas.

  26. Maridão chegou, preparei uma boa pipoquinha p ele, q tb adora e dessa vez usei uma vasilha de plastico q tenho bem grande e de ótima qualidade, como o plástico é bem grosso e resistente demorou um pouco mais, sete minutos, mas estourou tudinho e ele AMOU. tô simplesmente apaixonada por esse site, principalmente pq adoro ousar e as receitas daqui me servem de inspiração.

  27. Sempre vejo seus post e arrisco algumas receitas, mas esta pipoca sem óleo é tudibão! Fiz com três colheres de sopa de pipoca, pois era só para mi,. No meu microondas, foram 8 minutos. O sal pegou pouco, mas na próxima vez vou experimentar usar o sal em spray!

  28. Oi,tem outro jeito sem óleo.Coloca 1/2 xicara de milho num saco de pão(papel),dobra a ponta e coloca 3 min,depois é so colocar sal e manteiga pra quem gosta e o saco não abre.Abraços!

  29. Ameeeiiiii deu tudo certo, fiz com 3 colheres pq o meu recipiente era pequeno…ficou super crocante e o sal pegou bem….todos adoraram…simplesmente perfeita essa receita.
    Amo todas as suas receitas Tati, seu site é show…obrigada por compartilhar essas belezuras…
    Ah quando testar com açúcar e achocolatado corre aqui e conta como foi…
    sucesso pra vc…bju

  30. Tentei fazer esta pipoca, mas não deu certo. Fiz como indica a receita, em recipiente próprio para microondas. Após 6 minutos, comecei a sentir um cheiro forte de queimado, desliguei e tirei do microondas. A pipoca estava toda queimada no centro e nem metade havia estourado. Deixei em cima da pia em cima de um descanso de madeira com medo que o recipiente quebrasse. Não adiantou. o vidro estourou.
    Interessante alertar as pessoas que isto possa ocorrer, realmente não entendo porque isto aconteceu. Tenho um bom microondas (Brastemp), não acredito que seja algum problema nele. Chateada com o ocorrido.

    • Que pena… essa receita viralizou na internet, mais de 10 mil compartilhamentos no Face, milhares de pessoas dando feedback que deu certo e adotaram o método. Eu mesma só faço assim, mas mesmo assim acidentes podem ocorrer como em qualquer outra receita. Sinto muito.

  31. Tati eu fiz em um marinex que dizia poder ir ao microondas, mas coloquei apenas duas colheres do milho e água para testar,mesmo porque não era um vasilhame grande como o seu. Cobri com o filme, fiz os furos e … estourou algumas, depois de uns 8 minutos. Só que o filme grudou todo nas bordas, queimou (ficou uma casca escura, derretida!) e não sai por nada do pote 🙁 tá lá de molho. Raspei uma parte menor, ainda tem um lado. Você ou alguém sabe informar o que aconteceu?

  32. Gentem!!! Ha alguns dias estava falando com meu nutri sobre a pipoca (que eu amo, e como muuuito e claro que ele me deu uma voadora) e segundo ele, o óleo é o que da sabor à pipoca, pois ela "chupa" tudo em que estiver imersa. Ele disse que da pra fazer sem óleo, com água mas que é totalmente sem graça.
    E aí eis que vocês me falam que é boa! Morri!

  33. Tati… verifiquei que várias pessoas tiveram a mesma dificuldade que eu… no meu microondas foram cerca de 14 min… achei demais… mas deu muito certo e amei a dica…
    Adoro suas receitas… compartilha mais receitas light gostosas… preciso emagrecer urgentemente… mas amo cozinhar e claro comer!!!
    Big beijos!!!

    • hehehehehe…não sabia
      fiz uma vez com a tampa do próprio pote, mas não estourou tudo e queimou no meio…
      dae fiz com o papel filme, esqueci de furar, qdo fui olhar o plastico tava virando uma bolha enorme…
      dae desliguei e fiz de novo, desta vez seguindo exatamente as direções…e deu super certo!!! estourou tudo, ficou crocante e salgadinha!! uma delícia… derreti Ghee e coloquei por cima… ficou melhor ainda…

  34. Outra maneira bem prática e simples de fazer pipoca sem óleo é simplesmente colocar o milho dentro de um saco de papel (tipo aquele dos pães de padaria), dobrar a abertura do saco duas vezes, e deixar no microondas o tempo necessário. Tan nan! Pipoca feita com a mesma facilidade da pipoca de microondas, sem sujar louça e ainda sem óleo 😀

  35. colega…já é a segunda rodada em menos de 10 minutos!!
    tudibooooooom!! Marido, um chato em questões de comida, foi quem pediu mais!!

    showwwww!! parabéns pra quem descobriu essa tática, e pra quem compartilhou, né Tati!?!?

  36. Sensacional! Aqui foram 11 minutos (e ainda sobraram uns grãos sem estourar). Próxima vez vou tentar colocar mais sal e deixar 1 minuto a mais. Parabéns!

  37. Eu também testei e deu SUPER certo!!! No meu micro-ondas foram 6 minutos mesmo, ficaram no ponto certo. Muito obrigada pela dica, viu? Nunca mais farei de outro jeito!

  38. Eu fiz, a minha pegou o sal direitinho (eu dissolvi bem o sal na água, não deixei concentrado) e meu microondas estou tudo em menos de 4 minutos! Se não fica de olho queima mesmo! Fiz num pote de plástico e era engraçado ver o pote pulando dentro do microondas conforme a pipoca ia estourando…rs

  39. Tatii,testei e adorei,algumas queimaram porque coloquei um pouco mais que 6 min mesmo…achei meio sem gosto né mas para quem está na dieta e naqueles dias complicados está ótimo

  40. fiz, deu superrrrrr certo, mas tenho dois comentarios:
    1 – cuidem com o vidro pois fica quente por muitooooooo tempo e pode rachar dependendo de onde for colocado, ou mesmo se queimar feio1
    2 – a minha nao pegou o sal, ficou tudo no fundo hehehe, logo na proxima vou fazer sem o sal e colocar por cima depois ^^

    no mais foi a melhor dica de todos os tempos pra mim ehehehe

  41. Olha, incrível como nos últimos dias vi suas imagens ou seu texto (na íntegra) no facebook, sem nenhuma indicação do seu site…
    Cara, até comentei em um dos casos sobre essa falta de respeito… E me responderam que já q a foto tinha a marca d'água então não precisava colocar o crédito…
    Afffff… as vezes dá um desânimo desse povo sem respeito e educação!!!

    não sei se vc ainda tem saco de discutir com esse povo, mas de qq forma, aqui vão os links…
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=365664726887283&set=a.152034054917019.29210.127056710748087&type=1&theater
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=549992588373572&set=a.548236285215869.1073741843.211337532239081&type=1&theater

    bjs!

  42. Olá Tatiana,

    Assim que vi o post coloquei logo em ação. Sem óleo o ideal, lá em casa adoramos pipocas mas evito ao máximo fazer. Confesso que estava um pouco apreensiva achando que não fiaria muiuto bom. Dúvida tirada fica igaul. Bem a estalar e saborosa

    Obrigada
    Paula

  43. Que massa, eu sempre faço sem óleo, mais na panela. Coloco só o sal e o milho, mexo até começar a pipocar. Desse jeito, é mais fácil, vou tentar fazer. Adorei

  44. Oi, Tati eu faço sem esta opção de água com sal, e noto que o sal custa a pegar na pipoca, pois ela fica bem sequinha. Vou tentar esta tua dica! bjs

  45. Fiz e deu certo!! Mas no meu microondas o tempo é 5 min, então eé como a tati disse, cada micro tem seu tempo, importante ficar perto pra saber. Otimo pra quem ta de dieta ou tem problemas de saude como eu.

    Mas que a pipoca com oleo tem um gostinho especial e diferente, tem rsrs

    mas fica otima, aprovada!!

  46. Se colocar em pote plástico, vai ficar todo marcado, já fiz e meu pote ficou cheio de furinhos rasos…rsrs..

    Eu quando faço não ponho nada, deixo pra por o sal depois e fica ótimo também…só não sabia a dica do plástico filme! Vou testar!

    bjus

  47. Tati,

    Eu já tinha feito esta receita, mas deixava o sal para depois, ficou sem gosto, vou tentar desta forma. Adorei a dica.

    A minha mãe fez como a Danielle Gefuni sugeriu no ano passado e quase colocou fogo na casa, o micro queimou, por causa do metal que tem no prendedor de roupas. A maneira mais segura é como voce mostra, ou com a tampa especifa para o micro, aquela furadinha.

    Bjs.

  48. Tati vc me salvou! sou louca por pipoca, mas estou de dieta, e a praticidade da pipoca de microondas faz com que eu me renda! Agora com essa nova técnica, vou comer sem culpa!

    bjus

  49. Acompanho seu Blog todos os dias e acho muito legal!Já fiz várias receitas, todas muito boas! Mas hoje, essa pipoca salvou minha dieta, então Parabéns!! Foi a melhor dica de culinária possível!!

  50. Nossa Tati que super dica…tipo engraçado pq no fim de semana descobri a benção de fazer milho verde no microondas em 6 minutos..embrulhadinho no papel filme..fiquei fascinada..pensa milho verde em 6 minutins? E agora pipoca boa sem porcaria dentro e ainda por cima baratim? è muito amoorrr.. 🙂

  51. Olá tati, sabia que dá pra fazer esta pipoca no pacote de pão também?
    É só colocar uma xícara de café (daquela bem pequena e nao precisa ser cheia) dentro de um saco de pão, prender (eu uso prendedor de varal mesmo) e botar no micro na potência alta por três minutos. Simples assim 🙂

  52. Olá tati, você sabia que dá pra fazer pipoca no microondas sem óleo, também no pacote de pão? é só colocar um pouco menos de uma xícara (daquelas pequenas de café) em um pacote, prender (eu uso prendedor de roupas mesmo) e colocar na potência alta por três minutos. Simples assim 🙂

    • Tentei fazer no saco de pão, mas pegou fogo, não sei se foi pq o excesso de papel estava enrolado, mas fiquei com medo, sorte que senti o cheiro antes de virar chama e as chamas só começaram mesmo quando já estava na pia…
      Susto a parte, o pouco que estourou ficou ótimo!!! kkkk

      Depois fiz com a tigela e ficou muito bom também, e sem sustos!!!! Agora quero saber um jeito de tampar sem papel filme…

Risoto de Funghi

Receita Especial do Portal Super Culinária