in ,

Como fazer receita de pudim de leite condensado?

A receita de pudim de leite condensado é uma sobremesa cultural do Brasil e que, praticamente, todo cidadão brasileiro ama. Por isso, este artigo irá destacar o que é essa iguaria, bem como dicas de variações comuns sobre ela para fazer, confira.

O que é a receita de pudim de leite condensado?

A receita de pudim de leite condensado nada mais é do que uma das sobremesas mais populares da mesa do brasileiro.

Em suma, ela é de consumo ideal tanto para depois das suas refeições diárias quanto como sugestão de cardápio para o fim de ano.

Ela se destaca por ser simples, bem como, fácil de fazer, no qual qualquer pessoa pode preparar com ingredientes básicos que se compra no comércio local. Além disso, é muito saborosa com a sua textura macia e muito doce.

Isso, é claro, vai depender muito dos detalhes e cuidados que terá na receita. Em síntese, embora ela seja básica, é vital que, ao reunir todos os itens, os bata bem até a massa ficar uniforme, além disso:

  • bata os ingredientes para obter uma textura mais cremosa;
  • deixe-o esfriar bem antes de tirar da forma para não quebrá-lo;
  • bata bem os ingredientes para evitar furinhos no pudim.

São algumas dicas importantes para você ter uma receita deliciosa de pudim. Contudo, vale lembrar que essa sobremesa é básica e você irá encontrar variações dela, então, é só fazer aquela que mais lhe agrada.

Como fazer receita de pudim de leite condensado?
A receita de pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil. Imagem de Leonardo Luz no Pexels.

Como fazer receita de pudim de leite condensado?

A receita de pudim de leite condensado é uma delícia e unanimidade por todo mundo, assim, leva essência de baunilha e outros itens. Para quem gosta de um pudim bem cremoso e lisinho, vai adorar esse preparo.

O melhor de tudo é que é fácil de fazer e não leva muito tempo. Para começar, então, vamos aos ingredientes da receita tradicional:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de leite (medida na lata do leite condensado);
  • 3 ovos;
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
  • 1 xícara (chá) de açúcar para a calda.

Modo de preparo

Para preparar a calda, então, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que ele derreta e vire uma calda caramelizada. Despeje, em seguida, a calda na forma e espalhe bem, cobrindo todo o fundo.

Em um liquidificador, bata o leite condensado, o leite, os ovos e a essência de baunilha até que a mistura fique homogênea. Desse modo, despeje essa mistura na forma com a calda caramelizada e cubra com papel alumínio.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até que o pudim esteja firme. Retire do forno, enfim, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas antes de desenformar.

Por fim, seu pudim de leite condensado está pronto para ser saboreado. Ah, e se quiser, pode decorar com raspas de chocolate ou coco ralado. Fica uma delícia! Fácil né?

Quais são as variações da receita de pudim de leite condensado?

Há muitas variações da receita de pudim de leite condensado que você irá encontrar, em suma, uma das mais comuns é a com coco ralado.

Ao passo que, se adiciona o ingrediente à mistura dos demais itens para dar um toque especial a sobremesa, do mesmo modo que:

  • essência de baunilha;
  • raspas de limão para um toque mais cítrico;
  • cacau em pó para uma versão de pudim de chocolate;
  • amêndoas picadas para dar uma crocância à receita;
  • queijo ralado, para um tom mais salgado ao pudim.

Essas são as variações mais comuns que você irá encontrar do pudim de leite condensado. A princípio, o uso de cada um desses itens extras vai depender da sua preferência e gosto pessoal, o mesmo vale para novos ingredientes.

A quantidade ideal

É importante lembrar, aliás, que a quantidade ideal desses itens extras na sua receita vai depender apenas do seu gosto pessoal.

Todavia, é vital ter em mente que o exagero pode ser prejudicial, então, opte por quantidades moderadas para saborear melhor a sobremesa.

Conheça mais receitas de pudim

Nesses anos de blog, colecionei diversas receitas de pudim de leite condensado e estas foram as que achei melhores:

Por fim, se quiser fazer um pudim perfeito, o mapa da mina está aqui:

É claro que tenho vídeos também:

Espero que vocês tenham gostado e façam pudim, porque é uma sobremesa infalível, que leva alegria na mesa e todo mundo sempre gosta!

Me contem, aliás, se deu certo o pudim de vocês e se vocês preferem com ou sem furinho! Beijos e até a próxima!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 5 Média: 3]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

2 Comments

pipoca leite ninho

Pipoca de Leite Ninho

bolo fubá receita

Como é a receita de bolo de fubá fácil?