in ,

Torta de Frango Fácil

A torta de frango fácil é a receita “tipicona” da famosa torta de liquidificador, mas misturo tudo na tigela mesmo, usando um fouet (batedor de arame). Veja a seguir, então, como preparar essa delícia em sua casa.

Como fazer torta de frango fácil?

Faço sempre com atum ou com o que tiver dando pinta na geladeira, sobras de peito de frango, de carne assada, ou até versão vegetariana, sempre fica uma delícia!

Vou começar pelos ingredientes do recheio porque ele precisa estar frio para usar na torta ok?

Ingredientes do recheio

  • 1 xíc (chá) de peito de frango cozido e desfiado (ou sobras de frango assado);
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/3 xíc. (chá) de milho cozido;
  • 1/3 xíc. (chá) de ervilha (uso aquelas congeladas de pacote);
  • 1 tomate sem semente e sem pele picado;
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto;
  • 150 ml de água.

Refogue a cebola no azeite, quando murchar junte o alho e antes que doure, some o frango e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até a água quase secar. Deixe esfriar.

Ingredientes da massa

Para a massa é só misturar na ordem abaixo:

  • 3 ovos;
  • 240 ml de leite (1 xícara de chá);
  • 120 ml de óleo ou azeite (1/2 xícara de chá);
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de parmesão ralado;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Como montar a torta?

Coloque metade da massa em uma forma untada e enfarinhada, em seguida, adicione o recheio e a outra metade. Polvilhe parmesão ralado (orégano tb fica bom).

Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Rende uma forma pequena 28×18 cm.

Quais são as dicas para tornar a torta de frango fácil mais saborosa?

Para tornar a torta de frango fácil ainda mais saborosa, use temperos aromáticos e varie os tipos de queijo no recheio.

Além disso, adicionar legumes e de creme pode deixar a sua refeição mais prazerosa. Saiba mais sobre essas e outras dicas a seguir.

Temperos aromáticos

Você pode dar mais aroma ao prato com uma seleção fresca de tempero verde que, acima de tudo, realça o sabor do frango. Aliás, alguns dos mais usados são:

  • coentro;
  • salsa;
  • cebolinha;
  • tomilho;
  • manjericão.

Queijo

Experimente queijos como, por exemplo, o parmesão, o gruyère ou queijo prato para um recheio mais rico e saboroso.

Colocar algumas fatias sobre a torta antes de assar cria uma camada derretida e, ao mesmo tempo, cremosa que dá um toque a mais de suculência ao recheio de frango.

Torta de frango fácil
Você pode aderir à sua torta de frango fácil um tempero aromático. Imagem do Freepik.

Legumes

Os legumes, além de trazer sabor, ainda tornam a receita mais saudável e são uma ótima forma de incluir esse alimento nas refeições das crianças, por exemplo.

Rale a cenoura ou corte em cubos pequenos, a fim de criar uma textura crocante e um toque de doçura natural. As ervilhas, por outro lado, dão cor e um sabor leve ao recheio de frango.

Toque de creme

O creme de leite deixa o recheio mais cremoso e suculento, assim, por ser uma boa opção. Já o requeijão dá um sabor leve, bem como uma textura aveludada se misturado logo após desfiar o frango.

Pincelar com ovo

Além de dar uma cor dourada à massa, acima de tudo, o ovo cria uma camada que protege a superfície e ajuda a manter a umidade do recheio durante o cozimento.

Quais cuidados ter na hora de fazer uma torta de frango fácil?

A torta de frango fácil é uma receita simples, logo, não exige muitos cuidados. No entanto, alguns detalhes merecem a sua atenção, confira quais são eles logo abaixo.

A escolha dos ingredientes

Use sempre frango fresco e de boa procedência. Assim, cozinhe-o completamente antes de desfiar. Isso garante que não fiquem partes cruas, o que evita riscos de intoxicação alimentar. 

Já para a massa, siga a receita com atenção aos detalhes. Além disso, use ingredientes frescos e respeite todas as indicações de temperatura.

A preparação do recheio

Lave bem todos os vegetais que serão adicionados ao recheio. Ainda mais, mantenha uma boa higiene na cozinha. Assim, você evita contaminação cruzada entre o frango cru e outros ingredientes.

Torta de frango fácil
Esse é um prato fácil de fazer e com um sabor indescritível. Imagem do Pexels.

Processo de montagem da torta

Espalhe o recheio de maneira uniforme sobre a massa. Dessa forma, fica fácil garantir algo mais homogêneo e evitar áreas secas ou pouco cozidas.

Preaqueça o forno à temperatura indicada na receita. Asse até que a massa esteja dourada e crocante, e o recheio, bem quente.

O armazenamento correto

Caso não queira consumir a torta de frango na hora, tudo bem. Então, é só colocar na geladeira em um recipiente fechado. No entanto, consuma em até três dias para garantir a frescura.

Com esses cuidados, você garante que sua torta seja saborosa. Assim, ela ficará irresistível para todos que a provarem. No mais, não tem nada complexo, afinal o nome da receita já entrega a sua facilidade.

Qual ocasião combina com uma torta de frango fácil?

A torta de frango fácil é ideal para almoços informais em família, assim como piqueniques ao ar livre e eventos casuais entre amigos. Isso porque, ela é uma opção prática e saborosa para as mais variadas ocasiões.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 19 Média: 3.9]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

23 Comments

Frango Temperado

Tempero para frango

Festa Junina

Receitas Juninas