Massa ao Pesto de Brócolis e Alho-poró

Vocês não imaginam a delícia que fica esse molho pesto! Eu tinha uma bandeja de brócolis (150g) e uma de alho poró já picado (deve ter uns 2 talos em rodelas, joguei fora sem olhar a quantidade em gramas) e ambas estavam ficando velhinhas na geladeira, foi quando comecei a pensar em uma receita que usasse os dois ingredientes. Assim nasceu uma receita que será refeita muitas vezes aqui.


Enquanto a massa cozinha (pode ser o formato de massa que você quiser) refogue o brócolis com 3 colheres (sopa) de azeite, 3 dentes de alho e 1/2 cebola picada. Vá pingando água fervente aos poucos até que ele amacie. Uso a água do macarrão que está cozinhando na panela ao lado. Na sequência, junte o alho poró (se você não tem intimidade com este vegetal, veja aqui como usá-lo).

Polvilhe 1 pacote de caldo de legumes em pó, ou esfarele 1 tablete e continue pingando água fervente para amolecer os vegetais. Tampe para abafar e cozinhar mais rápido.

Quando estiverem macios, junte 1/2 xícara de água fervente e bata no liquidificador (eu usei o mixer). Acerte o sal e polvilhe pimenta. Junte 1 colher bem generosa de creme de ricota (pode ser requeijão ou creme de leite e todos podem ser usados na versão light). Misture o molho à massa já cozida. Sirva com um parmesão dos bons!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes