Como Temperar e Grelhar Bifes

Quer fazer um bifinho delícia, grelhado quase sem nadinha de óleo e bem suculento? Então esses dois vídeos são para você! No primeiro eu ensino uma receita supimpa de tempero e um truque para facilitar sua vida na cozinha e no segundo como grelhar de forma correta os seus bifinhos para que eles não fiquem sola de sapato, vem comigo ( e com o meu sotaque charrrrmoso do interiorrrr kkkkk):

* Importante: No vídeo abaixo a colher usada para medir o sal é a de chá (conforme imagem) e não a de café como eu menciono, ok?

Este vídeo já está no canal do YouTube desde ontem, então se você também
quer assistir os vídeos assim que estiverem disponíveis acesse www.youtube.com/BlogPanelaterapia clique no botão “inscrever-se“.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

65 Comentários

  1. Paula disse:

    Eu amo esse site!!! Receitas nos mínimos detalhes!!!

  2. Edmar Carvalho disse:

    Tatiana, tb? Estou precisando comprar uma panela para grelhar, já pesquisei, mas tenho medo de comprar um produto ruim. Não faço questão de comprar uma barata. Quero uma que seja realmente boa. Vc poderia sugerir alguma? Obrigado!

    • Se for frigideira antiaderente sempre indico Tramontina ou Rochedo, que sao aquelas mais comuns. E tem uma que eu ganhei e achei sensacional que de uma marca chamada HappyCall procure na Internet que tem em algumas lojas. É um pouco mais cara mas é maravilhosa!

  3. Lucia Maciel disse:

    Tati, sobre esses dois vídeos do bife grelhado, pelo que entendi são dois tipos de tempero, o primeiro vc colocou vários ingredientes e colocou dentro de um saco, já no segundo vídeo, temperou só com sal, foi isso?

    • Lúcia, o que ocorre é que esse gravamos o primeiro o “como grelhar bifes” e por isso grelhei sem nada porque achei que se estivesse com tempero as pessoas iriam ficar perguntando, já que ele é um tempero que aparece bem e o foco era “como grelhar”, aí resolvemos fazer o vídeo do tempero. Bem observado, nem eu lembrava disso. Mas pode grelhar com o tempero do mesmo jeito, que é o que sempre fazemos aqui em casa.

  4. Karen disse:

    Tatiana,então depois de fazer todo esse processo de tempero,posso deixar na parte de baixo da geladeira sem ser no congelador por 3 dias?A carne não estraga mesmo?
    Parabéns pelo site,vc é diferenciada,coloca até quantidade de sal em receitas,o que é muito difícil de achar em
    Outros lugares.
    Cada dia mais sucesso p vc!beijo

  5. Gabriela Lopes disse:

    É possível substituir o molho shoyu por molho inglês?

  6. Carol Scotti disse:

    PAssando pra dizer que simplesmente AMEI a receita. Testei e funcionou! Adoro receitas que são “infalíveis” (se eu consegui, td mundo consegue!)! A carne ficou macia, com a cara suculenta e o sabor otimo! Parabens e obrigada!

  7. Janaina disse:

    Amei a receita, Tatiana! Você mostrou a quantidade certa do sal e isso faz toda a diferença. Nada de sal a gosto. Aí não tem como errar. Obrigada!

  8. Kelyn Nunis disse:

    Boa noite ! Poderia ser congelado depois de temperado ?

    • Oi Kelyn, olha, nenhuma carne temperada é aconselhável congelar, porque o tempero nesse processo fica fortíssimo. O ideal é temperar aos poucos mesmo, mas o tempero (sem a carne) pode ser feito em quantidades maiores que dura 1 mês na geladeira. Aí vai temperando aos poucos.

  9. Ana Lucilla disse:

    Adorei sua frigideira!
    Qual a marca?
    Como adquiriu?
    Obrigada

    • Ana essa frigideira eu comprei na C&C aquela loja que vende coisas de construção, mas dentro tem uma parte que vende coisas de cozinha. Ela nem tem marca, deve ser fabricada na China, mas é muito boa. Não sei se ainda tem porque tem perto de 1 ano.

  10. Thais disse:

    Tati, obrigada!
    Pela primeira vez consegui fazer um bife que agradasse o marido tanto no sabor quanto na textura!
    Parabéns pelo blog!

  11. Eii Tati!! Acho que é a primeira vez que comento aqui, mas quase todo dia entro pra ver as novidades!! Adoooro seu site pq tem receitas fáceis e práticas!!
    Existe algum tempero que posso usar ao invés da mostarda??
    Beijos

  12. mai disse:

    Tati não sabia fazer bife soltava água e cozinhava,agora só faço esse seu fica maravilhoso e o tempero é delicioso.

  13. mai disse:

    Tatiana você disse que usa alho triturado comprado pronto esse alho é com sal ou somente o alho quero comprar,adoro suas receitas obrigada.

  14. Francine disse:

    Nunca fui fã de Shoyo, mas fiz e meu bife de patinho quase derreteu de tão macio e gostoso que ficou ! Valeu Tati

  15. Neize Alfano disse:

    Olá Tati,
    Sou sua fã, adoro ler o seu blog, a forma como você nos transmite as receitas, seja por vídeo, ou as escritas, de forma sincera e pratica. Características importantes para fazer o ato de cozinhar uma terapia. E em relação a essa receita de bife grelhado, adoreiiiiiiiiii……. é rápida e saborosa, o maridão adorou. Desejo ,muito sucesso e felicidades para você e sua família.
    By Neize Alfano Pinto Taveiros

  16. afff
    adoro um bom bife e o meu fica horrível (solado e sem gosto)
    mal posso esperar para testar essa receita, tomara que eu consiga acertar…
    alias, adoro suas receitas descomplicadas, são as únicas que acerto fazer…
    abraço

  17. Nivia disse:

    Tati, adoro seu blog, suas receitas são 10, na maioria das vezes não comento as receitas, mas quero que saiba que quase todo dia vejo suas receitas, na verdade a minha dúvida é quanto ao corte da carne, quais outros cortes de carne você recomenda prá ficar assim um bife suculento e molinho. Obrigada.bjs.

  18. SÓ NÃO GOTEI DE VOCE USAR UM GARFO DE METAL EM UMA FRIGIDEIRA DE TEFLOM RELOU JÁ ERA.

  19. Olá Tati! Adorei o vídeo. Mas exitem alguns segredinhos a mais para o bife ficar bem gostoso.
    Colocar sal somente na hora de grelhar. Pois o sal retira o jus da carne. E não vai ficar sem sal se por na hora..
    Não furar e nem apertar o bife com o garfo também faz com que o jus permaneça na carne!
    Obrigada!

  20. andresa disse:

    E para grelhar no griil é o mesmo esquema?

  21. O meu bife ou até o porçãozinha de carne em tirinhas sempre sai muita água. Sempre faço bem pouco pq é só pra mim. Como evitar isso?

  22. Naty... disse:

    Tati… to apaixonada pelo seu blog!
    Como não encontrei ele antes??? hahahahaha
    Fiz o bife e ficou simplesmente PERFEITOOOO!!

    beijinhos!!

  23. andresa disse:

    E frango qual a dica para grelhar ? Eu nunca acerto!

  24. andresa disse:

    Você disse para grelhar uma no máximo dois files juntos, depois disso a frigideira está meio queimada, posso colocar mais files nessa mesma frigideira?

  25. andresa disse:

    Nossa esse blog é show, varias dicas ótimas, estou amando, sou casada a 7 meses, e essas dicas estão me ajudando muito. Parabéns pela iniciativa!

  26. Tati,
    Uma dica que aprendi há um tempo e que mudou minha vida culinária, por incrível que pareça, foi não usar garfo pra mexer com carnes. Hj, uso só pinça, e reparei que a carne fica bem mais suculenta. O garfo acaba que fura um pouco e o suco da carne acaba escorrendo. Num bife fino não faz tanta diferença, mas num mais grosso ajuda bastante.
    A minha é daquelas simples com a ponta de silicone.
    Abraços

  27. Joice Dias disse:

    Olá Tati…
    Queria parabenizá-la pelo seu blog… Vc é simplesmente fantástica… Comecei a ler este ano, mas parece que somos amigas há muitos anos… Seu blog está praticamente dentro de casa… Meus parabéns mesmo por criar um canal de comunicação tão bacana…Abraços

  28. Os dois testados e aprovadíssimos!!!! Troquei uma das colheres de shoyo por uma de molho inglês. DELICIOSO!!!

  29. Leila disse:

    Oi Tati! Fiz ontem e deu super certo…. ficou um caldinho delicioso, bife macio e não ficou cru. O tempero eu já fazia mais ou menos como o seu, só que eu sujo menos colher! hahaha…bjo

  30. katia lopes disse:

    Tati, vou fazer uma pergunta meio besta… Mas… Tenha um pouquinho de paciência comigo, pois sou iniciante, ok?… Rsrs. E aquela cebola que o povo coloca no bife, como faz? Eu coloco depois que frita o bife ou junto com ele?

    • Não é pergunta besta não, tem truque pra fazer cebola boa. Vou te ensinar.
      Você coloca um pouco de óleo ou azeite, na frigideira limpa, antes do bife, aí coloca a cebola em rodelas e mantém em fogo médio até ela murchar e ficar macia. Retire antes dela ficar dourada. Aí você limpa a frigideira com papel toalha e segue os passo igual no vídeo para grelhar o bife. Depois que tirar o bife, vc abaixa o fogo para o mínimo e coloca a cebola (que vc já cozinhou) sobre aquela "borra" do bife e pinga um pouco de água, tipo 2 colheres de sopa. Vai virar um caldo marrom. Aí é só esfregar a cebola para ela ficar dourada, retirar e colocar sobre o bife. Depois vc me conta se deu certo.

  31. Edna disse:

    o meu bife espirra , o seu não, você enxuga os bifes antes de grelhar?

  32. andresa disse:

    Fogo alto ou fogo baixo? Qts minutos cada lado?

    • Para grelhar qualquer carne vermelha o fogo é sempre o mais alto possível e o tempo vai variar conforme o tamanho e altura do seu bife bem como o seu gosto pessoal.
      Bjs

  33. Natália disse:

    Tati, dá para congelar o bife temperado? Quanto tempo dura?

    • Natália, não é indicado congelar temperado porque a carne fica escura e o sabor muito forte. Congele sem tempero e tempere só o que for usar. Você pode fazer uma quantidade maior de tempero e colocar naquelas bisnagas de molho, aí vc usa conforme for descongelando. O tempero dura 1 mês na geladeira.
      Bjs

  34. evelin disse:

    Huummmm esse bife deu agua na boca. Adorei a dica de temperar no saquinho rsrs

    Ah o sotaque me identifico, pelo jeito moramos perto.

  35. Assisti os videos e amei! Excelente a sugestão do tempero com shoyu e mostarda mas, sobretudo, a do saquinho plástico! Que prático! Também aprendi sobre a quantidade correta de bifes a serem fritos. Nota máxima, Tati! Beijos!

  36. Oi Tati , A colher de cafe que voce usa e a aquelas pequenas ou a maior de cha

  37. Amo cada dia mais esse site, estou começando a fazer comida agora e esse site é tudo de bom! ótima tarde a todos

  38. Cristiane disse:

    Ameiii os vídeos! obrigada. Todos os dias entro em sua página pra aprender um pouquinho : ) Agora entendi pq meus bifes não ficam bons rsrs
    beijoss

  39. Monica Bruno disse:

    Tô amando teus videos, faça mais! Beijos

  40. Karen disse:

    Que fooome!
    Tati, qual a marca dessa frigideirona? Parece grossa, com antiaderente muito bom. A minha é tão fininha…

  41. Será que é possível fazer com filé de frango?
    Muito obrigada pelas dicas 🙂

  42. O que falar desse Panelaterapia que eu conheço há tão pouco tempo e já amo!
    Tô começando agora na arte de cozinhar e o blog tem me ajudado bastante. Dicas simples e didáticas e com uma linguagem de "gente como a gente"!
    Obrigada!!!

Deixe uma resposta