Como Congelar Massa Caseira

Fazer massa caseira é bem possível. Já fiz macarrão e capeletti sem usar cilindro (veja aqui e aqui), mas depois que você tem um cilindro percebe como era difícil fazer sem ele. Por que a massa é bem dura e abrir no rolo é um pouco complicado. Sem o cilindro ela não fica bem fininha e consequentemente fica mais pesada.

Eu já tinha um antiguinho e agora comprei esse. Nem me perguntem marca porque o meu é dos mais “chumbreguinhas” o importante é ser de inox. Na máquina tem a parte do cilindro mesmo, que serve para abrir a massa em várias espessuras e tem um acessório que corta no formato talharim.  Se vai ser útil aí na sua casa, só você poderá dizer, isso é muito pessoal!

A receita para qualquer massa caseira é a mesma, 100 gramas de farinha, 1 ovo e um tiquinho de sal. Para fazer macarrão considero 100g para cada um. Para capeletti, ravioli, ou massas recheadas, 100g dá para fazer uma quantidade para até 4 pessoas.

Basta misturar a farinha e o ovo, colocar a pitada de sal e se a massa ficar muito dura (porque as vezes o ovo é pequeno), é só colocar água em gotinhas, bem pouco mesmo. A massa tem que ficar mais durinha. Usei ovo caipira e por isso fica mais amarelinha.

Eu divido a massa em vários pedaços para facilitar, aí passo no cilindro até chegar na espessura mais fina.


Eu fiz Sorrentinos, porque trouxe do Uruguai uma traquitana muito legal (no Insta eu disse que trouxe da Argentina, mas depois lembrei que não). Tipo uma forminha de gelo para dar o formato e funciona super!

Fiz um recheio misturando restinhos de queijo (gorgonzola, mozzarella, parmesão e creme de ricota).

Agora sim. Como Congelar Massa Fresca?

Eu coloco todos os sorrentinos prontos em uma assadeira e levo ao freezer sem cobrir até ficarem bem durinhos. Depios separo em saquinhos e volto para o freezer. Muito prático!


Para preparar é só tirar do freezer e colocar na água fervendo. Quando eles boiarem, deixe mais 5 minutos. Retire e coloque o molho. Prontinho. Massa da melhor qualidade aí na sua casitcha!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

53 Comentários

  1. Margareth disse:

    Boa noite eu tenho a máquina a vácuo e comecei a vender macarrão fresco como faço pra armazenar as massas a vácuo

  2. valdivia disse:

    o que fazer. fazer um pastel de um dia pro o outro sem deixa ele umido

  3. Carlos Alberto da Silva disse:

    Trabalho com massa de bolacha e uso cortadores, corto todas e congelo mas ao assar ela fica uma pedra
    Pode me ajudar com alguma dica, ou mudo a receita.

  4. Roberta disse:

    Tati, fiz uma massa e deixei secando. Mas a massa escureceu um pouco. Vc sabe me dizer pq isso ocorre?

    Grata

    • Diógenes disse:

      Já tive esse problema. É devido a oxidação da massa. Utilize ácido cítrico e isso não acontecerá mais e nem afetará o sabor da massa. Utilizo uma colher de chá para cada kilo. Você encontra em qualquer mercado ou lojas que vendem produtos para festa.

  5. Boa tarde Tatiana!
    Gostaria de saber qual o procedimento que eu tenho que fazer para fazer a massa de lazanha para congelar, quero vender.
    tenho que pré cozinhar a massa ou não antes do preparo.
    pois o cliente vai comprar somente para assar.

  6. Viviane Harket disse:

    Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como congelar uma parte da massa antes de abrir, para que eu possa trabalhar com ela depois.
    Obrigada.

  7. Virginia Frattezi disse:

    Também tenho duas máquinas de fazer massa uma elétrica e uma manual. Na elétrica não consegui achar o ponto ainda , estou ficando loucaaa.
    Me ajude por favor.

  8. Virginia Frattezi disse:

    Boa tarde, sou Virginia Frattezi e estou começando a vender massas caseiras. Estou com dúvidas com congelar e qual melhor embalagem.Você poderia me ajudar Tatiana Romano. agradecida.

    • Oi Virginia, olha eu não faço comida para vender então não costumo congelar muitas coisas. Eu só costumo congelar massa recheada como essa da foto. Acho que para vender o ideal é congelar em forma aberta como eu fiz e depois colocar em um saquinho e usar uma máquina de embalar à vácuo.

  9. andrea vieira disse:

    posso pré coser o ravioli e vender??? como devo fazer???

  10. fernanda disse:

    Bom dia….
    fiz um macarrão caseiro oito ovos para um kg de trigo e adicionei um pouco de água. Minha dúvida é a seguinte…. por quanto tempo devo deixar secando? É depois desse processo ja teria que congelar???

  11. Erika Lopes disse:

    Olá boa tarde, adorei as dicas.
    Como faço pra congelar tralharim? Congelo a massa fresca seca ou já cozida?
    Desde já agradeço.

  12. Elisangela disse:

    Como fazer massa sem grudar uma na outra depois de feito.

    • Se for massa recheada vc tem que congelar aberta, em uma assadeira, aí depois de congelada coloca em saquinhos. Só gruda se o congelamento for lento, se congelar rapidamente nao gruda.

  13. disse:

    Sim, mas a questão nem é o descongelar para preparar. Porém, as vezes a pessoa quer fazer apenas metade da quantidade, e como algumas são recheadas, se tentar separar, irão quebrar, então a pessoa espera descongelar um pouquinho e nisso acaba ficando grudenta.
    Existe alguma forma de manter a massa sequinha mesmo após descongelar?

    • É porque no processo de descongelar solta umidade e molha a massa, como ela está crua fica mole mesmo, a farinha absorve, o ideal é congelar porções de vários tamanhos para atender suas necessidades.

  14. disse:

    Quando eu congelo minhas massas e depois descongelo, elas ficam úmidas, meio grudentas. É normal isso? O que posso fazer para ficarem sequinhas?

  15. Ola pessoal !! Parabéns pelo blog e pelo interesse em ajudar! Quero fazer tortei e congelar é possível? Devo congelar antes de cozinhar ou congelar ja cozido? AGrdeço imensamente quem puder me ajudar!

  16. Edson disse:

    Excesso de água no recheio, aparentemente é da abóbora. Mude o recheio para testar…

  17. Julio disse:

    Boa noite,

    Produzo massa para fazer salgados assados, tipo esfirra, hamburgão.. Entre outros! Meus clientes tem solicitado que eu venda esses salgados congelados, porém quando congelo a massa ela perde muito a qualidade… Quando descongelo ela fica dura, parecendo pão… Existe uma maneira correta de fazer e congelar? Help-me!

  18. Gabriel Donatto disse:

    Tatiana, ficaram ótimos. Mas os congelados ficaram com um gosto estranho. Não sei exatamente que gosto é, mas não é bom não faço ideia do que pode estar causando “/

  19. Kelli disse:

    Amiga estou fazendo ravioli de carne seca com abóbora. Mas ao congelar percebo que está rachando e isto não é bom pois quando cozido eles abrem por conta da rachadura, tem alguma técnica para não rachar ao congela, please… Me ajude!!!

    • Olha, nao faz muito sentido rachar ao congelar, as coisas racham no congelamento quando tem líquido porque ele expande, mas nao é o caso das massas. Nao sei dizer porque aqui nao racha nadinha. Será que vc tá colocando recheio quente na massa? Nao seria isso?

  20. Ana disse:

    Boa tarde, essa massa dá para congelar e depois levar direto ao forno? Por exemplo se eu fizer um Rondelle, eu tenho que cozinhar a massa antes de enrolar ou posso usa-la crua?
    Obrigada!

  21. ola estou começando a vender massas congeladas,tipo ravióli,rondeli e canelone,e gostaria de congelar para atender uma demanda maior, no momento estou vendendo só a massa fresca !
    Hoje gostaria de vender a massa ja com o molho,minha duvida é,quando eu for descongelar a massa o recheio nao vai esta congelado pra servi ?
    e nao vou perder a massa ?

    obrigada !!!

    • Isabél Oliveiura disse:

      faço massas para venda, vendo sem cozinhar e congelada…então o molho separado. Mas pode colocar o molho e congelar, apenas deve ser retirada do freezer um pouco antes de ir ao forno ou descongelamento mais lento. Mas funciona tranquilo.

    • Maria Laura Rolim Gonçalves disse:

      Olá, como vai? Vi que você está vendendo massas e pretendo começar a vender também, porém estou com uma dúvida; qual embalagem você usa para vendê-las? As de plásticos mesmo (saquinhos, potinhos, etc)? Obrigada.

  22. Fiz uma massa fresca para raviole, no entanto só poderei recheia-los no dia seguinte, vomo devo armazenar essa massa até o dia seguinte? Ela servirá?

  23. Parabéns pelo blog e parabéns pelo post! Fiz essa receita de massa caseira e ficou otima! Usei uma ravioleira de metal que eu trouxe da Itália na minha última viagem e ficou bem gostoso. Abraços

  24. Fran disse:

    tati, tem pra vender um treco parecido com esse teu nas 1,99s mas é pra pastel, de repente funciona… o de pastel vc dobra no meio pra fechar a massa, mas se de repente passar o rolo em cima, funfa né? Eu tenho um assim, bem igual ao teu só que de ravioli. comprei nas 1,99s da vida kkk

  25. Oi Tati
    Qto tempo pode ficar congelada essa massa ?

  26. Olá!
    Esse cilindro é muito legal, eu tenho um bem simples, mas que ajuda muito!
    Vou fazer tortéis pra congelar, conhece?
    Bjus.

  27. PAULA disse:

    Oi!! Tenho um cilindro desses e adoro massa caseira, mas gostaria de saber como congelar o macarrao, eu faco uma massaroca dele pra congelar heheh

    • Oi Paula, do mesmo jeitinho que fiz com as massas recheadas. Com macarrão eu coloco os fios para secar um pouco em uma superfície enfarinhada (pode ser uma assadeira). Antes deles endurecerem eu faço aquele formato de ninho, aí levo para congelar em uma assadeira, depois junto em saquinhos. Para preparar é só tirar do freezer e colocar direto na água fervente. O tempo de cozimento é praticamente o mesmo do que se ele estivesse fresco. Fica igualzinho.

    • PAULA disse:

      Muito obrigada!!!! E parabens pelo trabalho lindo!!!

  28. Oi bom dia!
    Será que dá pra usar cilindro manual?
    Desde já agradeço :*