Adaptar Receitas para a Máquina de Pães

Muita gente deixa comentários em receitas de pães perguntando se dá para fazer na máquina. A resposta é QUALQUER receita de pão dá para fazer na máquina, seja ela de qual marca for. Mas antes de qualquer coisa, vou fazer um apelo que parece muito bobo mas é extremamente importante. LEIAM O MANUAL da máquina de vocês, isso vai sanar a maioria das dúvidas.

Para que qualquer receita dê certo na máquina é importante seguir uma ordem. Primeiro você adiciona os líquidos, depois os secos e deixa o fermento por último, tomando cuidado para ele não entrar em contato com os líquidos. Pronto, agora é só ligar a máquina e fazer QUALQUER massa de pão, seja doce ou salgada.

Toda máquina tem uma opção que é apenas para sovar os ingredientes e deixar crescer. Na minha máquina que é da marca Britânia é a opção 8 (na sua vc tem que ler o manual). Então você pode pegar qualquer receita de pão, colocar os ingredientes na máquina, selecionar essa opção e quando ela desligar a massa estará crescida pronta para ser modelada e assada. Eu gosto de modelar e assar no forno convencional porque não gosto do formato do pão feito na máquina (veja na imagem abaixo), mas se você quiser, escolha também a opção “assar” para finalizar na própria máquina.

mfp1

Então se você tem máquina de pão, bora “NÃO” botar a mão a massa? Hehehehe

UPDATE: Esqueci de deixar uma dica importante. Não sei se todas as máquinas permitem isso, mas a minha eu posso colocar os ingredientes e quando ela começar a misturar a tampa pode ficar aberta permitindo adicionar mais ingredientes se necessário, por exemplo mais farinha se a massa ficar mole ou mais líquidos se ficar seca.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

51 Comentários

  1. Giovani disse:

    OI sei que tem minha maquima da Britania ela e nova mão assar pão direito!!!! Mão tiver sorte com essa maquimas ja e tres com essa dar problema!!!

  2. Luciene disse:

    Socorro …tenho uma maquina dessa e até agora não saiu um pão comivel…um pior que o outro, duro, sem sabor, já fiz qse todas as receitas do livro e fora dele…e até agora nada. Já estou desesperada achando que joguei $ fora. Se alguém por favor me ajude…obrigada

    • Carla Ziviani disse:

      Olá, uma dica, fique de olho enquanto a massa esta batendo, se ela estiver seca vc poderá adicionar mais liquido, ou se for o contrário, estiver grudenta, vc poderá adicionar mais farinha. Normalmente é nessa etapa que o pão desanda…

      Outra dica é usar um sache do “Pão Certo”, ele custa praticamente o mesmo preço do fermento (não substitui o fermento) e deixa o pão bem mais macio
      .

    • vera disse:

      bonita, a sua maquina é a Britania? se for alguma coisa vc esta fazendo errado. primeiro vc. deve colocar os ingredientes na ordem que esta no livro que vem .não pode esquecer de quando colocar a farinha no medidor, ir dando batidinhas no copinho pra que a farinha se acomode, e vc vai ver que sobra espaço e coloca mais farinha senão falta é quando a massa fica mole. Mas vc pode abrir a tampa e ir saipicando farinha ao poucos com ela funcionando ate vc ver a bolinha se formando no centro da forma .Ah, se vc ver que tem muita massa nas laterais da forma, com uma colhe và juntando com a massa. quando a massa fica dura é quando vc coloca farinha demais, vc tem que observar que tem a bolinha de massa mas tem ainda muita farinha espalhada na forma, vc deve abrir a tampa e borrifar água aos poucos, desta forma ela vai umidecendo a farinha e se juntando. muito importante tmb. é o fermento só pode ser fermento biológico seco instantânio , encontra no mercado em saquinho, ou se onde vc mora a padaria vende é o fermento que o padeiro usa pra fazer o pão, se eles venderem pode comprar a granel solto mas este é um pouco dificil de calcular . É melhor o instantâneo pois é granulado. Então Lú espero ter te ajudado, não desista a maquina é maravilhosa os pães ficam gostosos e macios. valeu,!!!!!!

    • Marco Antonio Gonçalves disse:

      utilize fermewnto biologico fresco no lugar do seco….utilize a opçao pao doce e leia o blog como fazer um pao perfeito

  3. .. disse:

    Bom dia! Adoro a minha da Fun KItchen, faço de tudo, geléias, bolos, tortas e pao! Para bolos uso uma receita basica e assim coloco o que quero,seja chocolate, laranja, etc! Semana passada, fiz um de chocolate, suco de laranja e casca de laranja e nesta fiz uma usando uma latinha de milho batida no liquificador com leite. Ficaram uma delicia!

    Obs: A minha maquina, ja tem um bom tempo! Foi uma das primeiras!

  4. Bruna disse:

    Tati, legal teu post! Um coisa que eu já fiz e tbm dá certo é massa de pizza… A massa ficou perfeita e bem macia, e depois eu só abri, montei e assei a pizza… Ficou muito bom!

  5. sara disse:

    dá pra fazer pão de ló tambem?se der faz seguindo a receita original?

  6. A minha é da Mondial e todos os pães deram certo. Até já inventei algumas receitas e já fiz algumas que você passou. Adoroooo. Bjs

  7. RUTH FRANCISCO ARAGAO disse:

    Amo minha Panificadora Britânia, simplesmente não fico sem ela. A minha bate com a tampa aberta. Maravilhosa.

  8. Roseli Santos disse:

    Olá Tatiana, bom dia !!!
    Eu comprei uma máquina da Britânia – a MultiPane, usada, está com um pequeno problema que não sai o batedor, e o rapaz da assistência falou-me que terei que comprar nova cuba e baterdor, pois não tem como retirá-lo, mas mesmo assim estou fazendo maravilhas com ela, estou adorando !!! Hoje resolvi fazer a sua receita de pão doce.. ficou ótimo.
    Só tenho uma dúvida que gostaria que vc me respondesse se possível: ” Nas massas que levam fermento fresco ou fermento de padaria, eu posso usá-los na maquina de pão, ou tenho que fazer algum processo antes???

  9. Creuza Soares Cortez disse:

    Oi Tati! Adoooooro seu blog! Me tira uma dúvida, se possível. Quero adaptar uma receita pra fazer na máquina, mas a receita diz pra colocar o fermento em água morna para que cresça. Na máquina de pão é pra colocar os líquidos primeiro, e diz que não pode misturar o fermento com os líquidos. Como devo proceder?

    • Então deve ser fermento fresco na receita não é? Ou pede para fazer a esponja antes. Eu nunca testei fazer esponja na máquina. Quando a receita pede eu nao faço, coloco por cima mesmo.

    • Creuza Soares Cortez disse:

      Fiz colocando os ingredientes na ordem que a máquina pede e deu certo!

  10. Karen disse:

    Oi, Tati!
    Tenho uma dúvida. Em muitas receitas de pães e massas para salgados se fala para adicionar água e farinha até a massa desgrudar da mão. Como sei então quanto devo colocar desses ingredientes na máquina em receitas como essa, que não determinam uma quantidade exata de água e/ou farinha?
    Obrigada,
    Karen

    • Karen vou fazer uma complementação no post para dizer que depois que você coloca os ingredientes e liga a máquina, a tampa pode ficar aberta sem problema, eu sempre coloco um pouco menos de farinha e vou adicionando farinha se necessário. Você pode colocar uma xícara apenas de farinha e ir adicionando enquanto ela bate. Pelo menos na minha máquina isso é possível, nao sei se todas as maquinas permitem isso.

    • Karen disse:

      Muito obrigada, Tati!
      Vou tentar fazer desse jeito então.
      Obrigada pelas receitas maravilhosas que vc coloca aqui e pelo jeito fácil que vc as apresenta 🙂

  11. sirlei disse:

    Tenho uma panificadora da Britânia já fiz pão várias vezes mas nenhum fica bom fica tudo duro

    • Stephanie Mazzin disse:

      Olá Sirlei, a minha é da Arno, mas acredito que todas sejam assim. Quando vc assa na máquina, ela tem umas três opções de finalização da casca, talvez seja isso. Ou vc pode optar por fazer um pão com iogurte que também fica uma delícia!

  12. Adriana disse:

    Boa tarde , eu posso colocar as mesmas quantidades de outra receita ou tenho que adaptar pra ficar na medida indicada da panificadora?. Obrigada

  13. Francine Souza disse:

    kkkkk Sempre ensaiei a compra dessas máquinas justamente porque não acho graça nesse formato de pão.

  14. cecilia disse:

    Tenho uma Britânia e apenas uso para bater a massa, boa sem contar que não faz sujeira nenhuma, depois tiro a massa e coloco assar no forno, adoro a minha

  15. Luciana disse:

    Eu amoooo minha máquina de pão, faço várias receitas mas tbem não gosto do formato o pão assado nela, então eu smepre modelo e asso no forno convencional. Além de ficarem mais bonitos, tenho a impressão de que assam melhor, além de se terapêutico pra mim, a modelagem dos pães. Adoro!
    Beijos

  16. LEILA SOARES disse:

    Tati, e ainda acrescento mais uma coisa: essas capsulas de pao que a polishop anda anunciando e que vc teeeemmm que comprar a maquina deles, olha, nao precisa nao, viu? rsrss Eu comprei as capsulas, calculei a quantidade de liquido em relaçao aa de farinha das capsulas, botei uma colher de sopa de manteiga, ou duas de óleo, uma colher de chá de fermento para pao (sim, elas ja veem com fermento, mas eu testei e com uma colherzinha a mais o pao fica bem melhor) e coloquei para bater na maquina de pao. Assei os dois primeiros que fiz no forno, mas depois resolvi testar na maquina assim: botei pra bater, aí esperei crescer bem e botei na opçao assar. Ah, ficou perfeito! Entao, fica a dica se alguem tiver curiosidade de comprar essas capsulas, da pra fazer na maquina tradicional sim. O ultimo pao que fiz eu fiz com fermento caseiro, botei ate ovo e ficou um espetaculo.

  17. A minha é a mesma marca da Tati e simplesmente adoro. Dei um tempo nos pãos (faço eventualmente), mas sempre faço geleias. Vale a pena ter uma em casa.

    Aqui está um blog muuuuito legal e que tem muitas dicas e receitas: http://maquinadepao.blogspot.com.br/

    Beijão, Tati!!

  18. Tatiane Diniz disse:

    Olá Tatiana, somos quase charás rsrs.Confesso que nunca tinha tentado fazer em minha máquina receitas que não fosse do próprio livro dela. Tenho uma igualzinha a sua e uso pouco. Vou colocar ela para trabalhar em meu lugar. Grata por suas informações.

  19. mai disse:

    Tati a minha é igual a sua adoro faço pão toda semana,também modelo e asso no forno.

  20. Ana Paula Faria disse:

    ola Tati ! Adoro pão caseiro mas sempre faço manualmente ! agora fiquei com vontade de comprar uma maquina de pão. Qual o modelo da sua maquina??

  21. Ana Paula Faria disse:

    Ola Tati! eu adoro pães caseiros mas sempre fiz manualmente. Agora fiquei com vontade comprar um maquina de pão, qual o modelo da sua maquina??

  22. Barbara disse:

    Olá Tati…a sua panificadora Britânia é a Multi Pane ou a Doméstica? estava procurando na internet e tem as duas…fiquei na dúvida pois aparentemente são iguais, mas com preços diferentes…se puder responder, agradeço.

  23. Luana disse:

    Tati, tenho uma da marca Mondial que comprei usada. Desde o início eu achava que a máquina era ruim, porque não misturava os ingredientes e não conseguia sovar. Semana passada estava lendo seu post sobre a máquina de pão e vi que a maioria falava super bem dela! Decidi enviar e minha para manutenção e descobri que estava com defeito, foi esse caso da correia que arrebentou! Agora ela está ótima, estou adorando!!
    Você sabe me tirar uma dúvida, alguns paes crescem antes e após serem modelados. Você acha que se eu retirar da máquina e apenas modelar e assar dará tudo certo? Obrigada Tati! Amo suas receitas e suas dicas! Beijo enorme!

    • Isso depende muito da receita, da quantidade de ingredientes, de fermento, da leveza da massa. Não tem muito como saber sem testar. Eu geralmente tiro da máquina, modelo, e na dúvida deixo mais meia hora dentro do forno desligado para crescer.

  24. Mary disse:

    Inclusivê, a MFP dá mesmo para cozinhar, fazer comida mesmo,…e fica muito bom!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

  25. Celina disse:

    Faço até bolo na minha máquina de pão. Pra vcs verem o quanto sou preguiço…ops, prática!…kkkk!!!…

  26. Keyla Barcelos disse:

    TEnho muita vontade de comprar uma máquina de pão, mas ouço falar mal, vale apena?

  27. Sheilla disse:

    Olá Tati! Eu faço todas as receitas de pães na máquina,que inclusive é a mesma da sua.
    Minha receita predileta é a de ” pão de leite fofíssimo”.

  28. rebeca miceli souza disse:

    Poderia indicar uma boa maquina de pão.

    • Eu nunca usei nenhuma além da minha que já tenho há alguns anos. Já ouvi varios relatos de que tem uma peça interna dessa marca da minha (se nao me engano uma correia) que sempre quebra, mas nao tenho do que reclamar, uso muito e para mim ela cumpre o que promete.

    • Marlei Panissa disse:

      A minha é igual à da Tati, da Britânia. Também já tem uns anos de uso e nunca tive problemas.