Capeletti in Brodo

Para quem não conhece, essa receita nada mais é que um capeletti cozido em caldo de carne (ou outro de sua preferência). Eu ganhei da minha mãe a máquina de fazer massas e adorei brincar com ela! Nada como ter os utensílios certos para cada aventura culinária! Mas ó, se você não tem a máquina, dá p/ fazer “na raça” eu mesma já fiz capeletti caseiro antes e postei aqui (do modo manual).

Para a massa é só usar sempre a regrinha 100g de farinha + 1 ovo + uma pitada de sal e aumentar sempre na mesma proporção.

Eu sempre coloco umas 2 colheres (sopa) de água e fiozinho de azeite por minha conta. É uma massa bem dura e seca mesmo, porque quando a gente passa no cilindro ela amolece. Então se você não tem cilíndro vai precisar adicionar água aos pouquinhos para que fique maleável e usar um rolo para abrir o mais fina possível.

1 receita de massa rende cerca de 22 capelettis (os meus ficam maiores do que os comprados).


A quantidade de recheio usada (para 1 receita de massa) é mínima, coisa de 1/2 xícara de carne moída no máximo.

O recheio original leva carne crua e ovo (cru também), mas eu dou uma leve refogada na carne com cebola, alho, cheiro verde, sal, pimenta e ao invés do ovo, uso uma colher de sopa de maionese para dar liga (vai por mim, nem dá p/ sentir o gosto dela).

Eu adiciono a maionese depois que a carne refogou e esfriou. Mas a carne não é para cozinhar, é só para tirar o sangue, ela continua rosada ok?

Com os capelettis prontos é só cozinhá-los em 1,5 L de caldo (carne ou legumes), que pode ser o seu caldinho caseiro ou um industrializado (tablete, pó, potinho…).
Super aprovado! Perfeito para uma noite fria!

19 comentários abaixo sobre Capeletti in Brodo

  • Avatar Silvana Baur disse:

    Tati,posso usar essa massa para fazer lasanha ou qualquer outra massa?Bjo

  • Niziane, a minha já é velhinha, eu ganhei da minha tia, que é casada com um Italiano. Mas pode comprar qualquer uma desde que de inox. Elas tem um mecanismo simples difícil dar problemas independente da marca.
    Bjs

  • Avatar Niziane disse:

    Tati, estou pensando em adquirir uma máquina de fazer massa em casa. Qual a marca da sua? vc sugere alguma outra? Amo seu blog, faço uma porção de receitas, são todas ótimas!! Parabéns pelo seu trabalho!

  • Avatar Anônimo disse:

    Não sou blogueira, mas sinceramente estou encantada com a praticidade das receitas, fiz as esfirras que ficaram uma loucura e agora estou perto de começar a ser uma gourmet de mão cheia, serei visitante ativa. Parabéns e todos aqui de casa agradecem e muuuiiittto. Obrigada.

  • Gente… parabéns pelo capricho de sempre!!!! Que bonitinho, que delicadeza… que carinho na edição das fotos e dos posts… O panelaterapia com certeza merece virar livro!!!!

  • Avatar angela disse:

    tudo de bom um brodo assim. bjs

  • Avatar Sara disse:

    Lá em casa somos viciados em capeletti. Só que eu faço um caldo com frango, cenoura, e mais alguns temperinhos…outro dia mesmo tava pensando em fazê-los (pq sempre compro os prontos) mas não imaginava como fazer o tal 'formatinho' que eles tem. Vou tentar! Depois te conto! Bjs

  • Avatar Fe. disse:

    Tati, eu quaaase comprei minha máquina esse semana…foi muito quase..!rs Arrumei uma emprestada por enquanto (ver se eu gosto mesmo sabe!?)rs
    Adorei sua sopa! eu amo sopa de capeletti!
    Bjao querida

  • Que delícia Tati! É uma das minhas sopas preferidas esta. Aqui em Sampa tem uma festa italiana bem famosa, de rua. Todos os anos quando consigo ir até lá preciso comer um capeletti in brodo! É bom demais!
    Parabéns pela máquina nova, é uma delícia fazer massa em casa! Herdei uma da minha avó e adoro, pena que não consigo muito tempo para desfrutar dela, porque dá um pouquinho de trabalho né?!
    Beijos,
    Fabi

  • Avatar B. V. disse:

    Compro já feito, mas é uma boa sugestão 🙂
    bjs

  • Avatar Quéroul disse:

    adoro capeletti no brodo.
    e eu já me aventurei no mundo dos capelettis feitos à mão e, jesus! é uma delícia, mas é trabalhoso demais. agora, com maquininha o mundo fica mais lindo, né? quero uma também, pra me arriscar a fazer mais massas em casa.

    =**

  • Avatar Marcia disse:

    Oi Tati,
    eu adoro esse brodo… faço em casa sempre…
    To babando prá comprar uma máquina de massas…
    Bjks

  • Eu amo essa sopinha, quando fui pro Sul comia todo dia como entrada no almoço e na janta! Delíííícia!!!
    Beijocas

  • Avatar Ludmilla disse:

    ESSA máquina é tudo né de bom! Pena que eu não gosto de capeletti. iiiiiiih! mais deve servir para mais outras massas, certeza! Beijo

  • Avatar Charlene disse:

    Parece ótimo…

  • Avatar Danieli disse:

    Com certeza não tem nada como os utensílios certos. Eu tentei fazer a sua receita de capeletti logo que você postou, mas tomei uma surra do rolo de macarrão hehehehe não consegui deixar a massa bem fininha. Mais hora, menos hora eu vou ter que investir numa máquina dessas, todo mundo que tem adora!
    Beijocas!

  • Avatar Lena disse:

    Nossa, isso é td de bom!!! A tempos procuro uma receita boa, e sei que nessa posso confiar.
    Maridão vai amar!!!
    bjssssss,
    lena

  • Avatar donabimby disse:

    Uau que bela receita e ficaram lindos.
    Um dia destes ainda compro uma máquina destas.

    bjs