
Espaguete à Carbonara
O tradicional “spaghetti alla carbonara” é preparado com natas, toucinho, pimenta preta, queijo pecorino, mas, a gente dá o nosso jeitinho e faz o nosso Carbonara, não menos gostoso, e como toda receita que pinta por aqui: Fácil de fazer!!!
Você irá utilizar para o molho, os ingredientes abaixo:
- azeite
- 2 ovos
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de bacon em cubos
- 1 xícara de parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino de acordo com seu gosto
1. Comece colocando a massa (1 pacote de 500g) para cozinhar em água fervente com sal:
2. Bata os ovos como se fosse fazer omelete, junte o creme de leite, misture bem e reserve.
3. Frite o bacon com 1 colher (sopa) de azeite (se soltar bastante gordura você pode retirar o excesso e descartar). Ao final adicione o alho e frite mais um pouco, sem deixar dourar demais para não ficar “amarguinho”.
4. Retire o espaguete do cozimento e jogue sobre o bacon (fora do fogo). Junte o molho e misture bem. Os ovos vão cozinhar com o calor do espaguete e o molho vai engrossando gradativamente. Junte o parmesão ralado, acerte o sal, polvilhe pimenta e sirva na sequência.
Rendimento: 4 porções bem servidas.
Só digo uma coisa, esse povo da Itália sabe o que é bom nessa vida!
91 comentários abaixo sobre Espaguete à Carbonara
Realmente, Carbonara não vai creme de leite, mas esse molho, que podemos chamar CARBONARA GOURMET DA TATI, ficou uma delícia!!! Parabéns!!!
Tati, amo seu site, sempre que quero uma receita procuro aqui primeiro para ver se vc fez.
Estou bem tentada a fazer essa receita, mas uma coisa me deixou com a pulga atrás da orelha. Fica com cheiro ou gosto forte de ovo? Odeio cheiro de ovo na comida.
Não fica não. Mas é sempre bom usar ovos frescos e tirar a pelinha da gema.
Nem de longe isso é molho carbonara, molho carbonara não vai creme de leite, creme de leite é uma heresia para esse molho, vai somente ovos, e o macarrão é colocado bem quente na mistura.
zzzzzzzzz
Diferença entre o queijo grana padano e o parmesão
O Grana Padano é produzido em regiões diferentes da Itália. Tem sabor mais delicado que o parmesão, é mais macio e maturado por menos tempo que seu conterrâneo. É normalmente mais barato que o parmesão por ser produzido o ano inteiro.
Só é mais barato na Itália, no Brasil é mais que o dobro do valor. Sinceramente acho o grana mais saboroso mas nao gosto da testura que parece ter areia. Prefiro um bom parmesão.
Maravilhoso! Amei
Olá!!!! Gostaria de saber para quantas pessoas rende essa receita, pois eu e minhas amigas formamos um grupo Amigas na Cozinha que em cada encontro uma prepara o cardápio, então somos em trono de 10 meninas. Muito obrigada
4 porções.
Os ovos são inteiros ou só a gema ?
Inteiros
Acabei de fazer e comer… E repetir!!!! pq ficou uma de-lí-cia!!! Maravilhoso mesmo e supeeeer fácil!! obrigada por compartilhar suas receitas! Sempre acomoanho e testo várias!! Bjs!!
Oi Tati… Não sou muito da cozinha, mas tenho que admitir que depois do seu blog as coisas lá em casa melhoraram… Suas receitas sempre muito práticas e uma delícia. Fiz esse macarrão e simplesmente ficou incrível… Parabéns pelas receitas e pela dedicação… Adoro seus vídeos, vc é uma pessoa encantadora… beijos
Obrigada!!! Fico feliz em saber que as receitas te ajudam!!! <3
Fiz e adorei. Meu marido e filho também. Apenas acrescentei cebola, tempero verde, manjerona e oregano. Ficou maravilhoso.
Fiz uma vez e fica perfeito! Delicioso! Com direito a repetir o prato e fica assim mesmo, super prático! Recomendo!
Fiz e o meu ficou bem grosso… Escorri o macarrão antes…essa etapa de colocar da panela direto pro molho faz diferença….
Receita Perfeita,ficou maravilhosa Prática,Rápida e Deliciosa fiz a faraofinha de ovos e salada como acompanhemento.Parabéns
Olá! Adorei a receita e vou fazer para um jantar. O que você sugere como acompanhamento? Alguma carne? Não tenho noção de combinação das coisas! hahaha…
Obrigado!
Nossa Mayara agora vc me pegou, porque nunca comi um carbonara acompanhado de nada, nem em casa e nem em restaurantes. Geralmente é um prato único.
Olá Tati,adorei a sua receita, tenho um irmão que é Chef de cozinha em Portugal. Na ultima visita dele ao Brasil ele fez esse macarrão e é uma delícia, mas ñ precisa de acompanhamento ñ, só um bom vinho! Bjsss
Coloquei os ovos e o creme de leite e bati tudo junto, em vez de bater os ovos primeiro, tem problema ?
Se ficou bem misturado não faz mal.
bjs
Oi Tati, me tira uma dúvida. Depois que colocamos o molho na panela com o macarrão, deixamos quanto tempo. Acabei de fazer e acho que deixei muito tempo, o ovo cozinhou e não ficou aquele molho cremoso, ficou uns pedacinhos bem pequenos de ovo cozido. A aparência não ficou boa, mas o sabor ficou ótimo. No meu coloquei calabresa defumada, o resto fiz igualzinho. Uma delícia. Obrigada por dividir a receita conosco.
Não sei se entendi bem, mas acho que você colocou o molho e voltou pro fogo e na receita está escrito que essa parte é fora do fogo. O molho cozinha apenas com o calor da massa e não do fogo.
Bjs
Então, fiz fora do fogo, só com o calor da panela, mas não ficou um molho cremoso. Juntei tudo e fui mexendo, mexendo e qdo vi não estava mais cremoso, estava ficando com aparência de ovos mexidos. Acho que fiquei com medo de comer ovo cru rsrs.
Tati, posso usar creme de ricota no lugar do creme de leite?
Pode sim, mas se ficar muito grosso coloque um pouco de leite.
Bjs
Acabei de fazeeeer! Perfeita a sua recieta, amei! bjs
Acabei de fazeeer! Amei é perfeita a sua receita… bjs
Tati…
desde que descobri seu site, volto todas as semanas para uma receita nova… e até hj TUDO deu muito certo!
Hj é dia de espaguete a carbonara!!!
Beijos
Adorei esta receita acabei de fazer sem
O queijo frescorino mesmo coloquei parmesão faixa azul
Aprendi a fazer esta mesma receita com um italiano, e ele acrescentava abobrinha em cubos! Fica divino.
Fiz essa receita sua e ficou divinaaaaaaaaa!!!! Só troquei o espagueti pelo fettucine pq n curto muito.
E sim usei o parmesão e ficou um luxo.
Suas receitas são maravilhosas!
Bom dia!
Fiz essa sua receita , só troquei o tipo do macarrão pelo talharim e ficou diviiiiiino.Suas receitas arrasam! Bjos
estou preparando ma, como já fiz vária daas suas receitas e todas ficaram ótimas, essa vai ser mais uma!!!
Existe alguns erros nessa receita, jamais use parmesão em uma pasta carbonara, deve se usar pecorino ( queijo ralado de leite de cabra), ou grana padano. Na mistura deve se salpicar salsicha tb junta pimenta do reino. Essa receita está errada.
Faz um Carbonaraterapia para você e posta o Carbonara CERTO.
Bjim no ombro!
Para a desinformada: Grana padano é parmesao. Tanto o grana quando o parma sao tipos de parmesao! Fica a dica 😉
Aqui na Italia, inves da nata, colocamos algumas colheres da agua quente do macarrao junto dos ovos, que deve ser 2 por cada 200gr, um todo e outro so a gema. E resto se faz como diz panelaterapia. Que eu adoro as receitas . Quando sinto saudades da comida brasileira , pego algumas ideias daqui . Evviva allo spaghetti alla carbonara!
Fiz e ficou uma delicia!!!!!
adoro macarrão a carbonara. suas receitas são otimas e práticas
Amei a receita.. Vou fazer em casa
Hum parece muito bom, vou tentar, parabéns pelo blog…amooooo vejo todo dia para ver se tem novidades…
Fiz para meu noivo e adoramos!!! Adoro esse site!!!!
Já fiz esta receita, mas complementei com 1 pacotinho de ervilhas frescas (aquela congelada). Ficou MARAAA!
Já fiz esta receita e complementei com ervilhas frescas (aquela congelada). Ficou mara!
Esse Carbonara é perfeito!!!!!!!!!
Já fiz essa sua receita milhares de vezes e comeria todos os dias se não fosse assim tão calórico…hahaha!!
Bjs
achei q vai pouco bacon na sua receita pra tanto macarrão
Oi, Tati.
Adoro seu blog, já fiz algumas receitinhas mas nunca comentei. Fiz esse espaguete, menina que delicia.
Eu não tinha bacon, então substitui por tender picadinho (aproveitando do natal) e coloquei champignon em lâminas, Fez muito sucesso aqui em casa!!
Outra receita que sou fã, é o falso molho madeira. Você arrasa!
Beijos.
Oi Tati, descobri seu blogue procurando como fazer um Escondidinho de Carne Moída para o almoço…fiz…ficou 10…rsrsrs…Mas o seu Espaguete à Carbonara me deixou com água na boca…então…acabei de jantar ele…rsrsrs…
Adorei o seu blogue, achei as receitas super simples de fazer…já até salvei o site nos meus favoritos…
Ah, obrigada…meu marido aprovou tudo, tudo… Beijo…
Tati, muito bom ver sua receita, esses dias fiz conforme a receita do meu livro Técnicas Culinárias e não deu certo, misturar o ovo ao creme de leite com certeza fará a diferença na consistência do molho, o meu o ovo cozinhou totalmente e virou ovo mexido… foi um terror, mas não vou desistir desta delícia, vou fazer sua receita. Bjs!
Torcendo hoje para Italia
Olá, obrigada por ser a minha inspiração em muitas refeições. O seu blog é muito especial e a sua simplicidade cativante. Fiz esta receita e ficou deliciosa. Continue… felicidades.
Oi não compreendi o final , coloca o molho no macarrão fora do fogo tbm ??? ( o ovo cozinha mesmo , não fica com o cheiro não né ??
É do jeito que vc entendeu mesmo colega, fora do fogo, pode fazer que esse prato è um clássico e é feito assim há muuuito tempo!
🙂
Olá,
Descobri o site ontem e fiz essa receita hoje, meu marido amou e ficou uma delícia mesmo.
Já deixei outras receitas anotadas para fazer essa semana.
Obrigada
Bjos
Tatiana,
meu marido acabou de testar sua receita aqui em casa, MARAVILHOSA, nossos amigos adoraram.
Obrigada por compartilhar.
Um beijo.
Ai, difícil fazer dieta e ver essa sua postagem no Face às 11h37! hahaha
Que delícia, Tati, ainda vou testar essa! A foto está linda. Vc acrescentou manjericão, é isso?
Bjs
O manjericão foi só para efeito visual, mas eu coloco em tudo mesmo kkkkkkkk…..
Tati,
Fiz essa semana e ficou bem gostoso!
Coloquei a receita lá no meu blog, linkando o seu… passa por lá se puder!
Um beijo!
http://tudojuntoorganizado.blogspot.com.br/
Tati, o meu esta no forno!! Mas como não tinha parmesão ralado, foi gouda!! 😉
Adoro suas recitas e fui fazer esta; fiz algumas modificações porque a caixa do creme de leite estava aberta e precisava de complemento. Coloquei 1 colher de requeijão cremoso e um pouco de páprica doce. Foi sucesso, mas o ideal é comer todo de uma vez; sobrou e quando fomos comer de novo, depois de gelado, já não estava tão bom!
Vc tem razão Tati! Até pq as fotos dos seus pratos são lindos. Mas fique tranquila que seus leitores ficarão atentos a quem usa suas receitas e as fotos dos seus pratos sem citar a fonte. =)
Eu acesso seu blog todos os dias e esse jornal é da minha cidade. Qndo comecei a ler o texto eu pensei: eu conheço quem escreve assim. E lembrei da tua receita. Vim conferir no blog e fiquei passada com a cópia descarada. Tati, vc não pensa em colocar o logo do Panelaterapia em cima da foto do prato pra barrar um pouco tanto plágio?! Adoro seu blog, viu?! E já fiz várias receitas daqui. Beijos
Karina, eu penso assim: "vou ter que "enfeiar" minha foto para protegê-la?" entende???
Fico P da vida com isso, mas não vou poluir a foto p/ me proteger de gente sem caráter. Uma pena que isso aconteça!
Bjs
Acabei de fazer e nao pensei que fosse sair tao bom kkk. Parabéns pelas receitas tenho feito algumas e tem dado super certo. Obrigada pelas dicas.
Tati,
Olha o plágio a sua receita: http://www.ocponline.com.br/jornal_digital.html#!prettyPhoto%5Bjd%5D/15/
Valeu Karina, já tô fazendo barulho!!!
Oi Tati!!
Adorei seu site, ontem eu fiz essa receita, ficou ótima!!!
Oi Tati!! Adorei seu site. Ontem eu fiz essa receita e ficou ótima!!!!
Eu recomendo altamente aicionar ervilhas! Costumo pedir e fazer este prato, e a ervilha faz diferenca!
Tambem e bom adicionar um pao de alho!
Obrigada por me ajudar c minha janta "Panelaterapia"!
Adorei a receita e acabei de fazer aqui em casa… só que quando fui ver.. não tinha espaguete e tive que fazer com farfalle, mas mesmo assim ficou uma delicia!
Obrigada pela receita!
Mari – BH
Ai… qdo vi essa recita não me contive, tive que fazer. Fez o maior sucesso aqui em casa, mas para essa quantidade de macarrão eu dobrei o molho, ficou super suculento. Não sobrou nda… Vai ter repeteco com certeza!!!
Pensei a mesma coisa. Muito macarrão, né?
hummm….. q delícia!
adoro macarrão! =D
bjs
http://napanelatem.blogspot.com.br
Amei! Sou apaixonada por carbonara!
Bjos
Adorei essa dica! Eu amo Massa a Carbonara e essa receita ficou super prática! Tá anotado para fazer!
Beijos
Maravilha! Amo carbonara e suas variações, até postei sobre isso no blog outro dia! A receita que mais uso é bem parecida com a sua, mas vira e mexe coloco um pouco de vinho branco, já pus espinafre, ervilhas..tão bom!! Se não fosse tão calórico dava pra fazer direto sem culpa! Ai ai…
http://www.cravoepanela.com
Amei!!!!!
Eu faço parecido com o seu, realmente é fácil e muito gostoso! Mas, está certa a quantidade de macarrão? Faço 250gr para essa quantidade de molho e nem acho que fica muiiiito farto! rsrrs
Bjo.
Oi Cae, está certo sim, só que eu nem escorro o macarrão, retiro da água com um pegador e jogo na panela, aí o vai um pouco de água e fica mais ralo, porque esse molho encorpa muito a medida em que o ovo cozinha, e dá impressão de que é pouco molho, mas não é.
Bjs
hehe, o povo da Italia sabe mesmo o que é bom.
Coisa deliciosa.
Me acabo no macarrão,na pizza..amo tudo.hehe
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Olá!!
Estou passando para desejar uma excelente semana.
Bjos!!
aiii que deliciaaaaaaa
amo o seu blog ele já me salvou varias vezes!!!!
Oie!!! vou fazer amanhã!!!você acredita que meu noivo sempre faz esse tal macarrão com ovos e eu não sabia que era a carbonara kakakakakakakakakaaka
Menina !!!!eu e minha filha sempre pedimos o tal macarrão com ovos pra ele!!Já liguei e falei que amanhã tem,me deu uma vontade tremenda
Bejuzzz
Boa semana
Gi Almeida
http://www.todas-amam.blogspot.com.br
Eu já fiz como esse seu. Mas lá em casa eles gostam mais de um que incrementei… a Carbonara Louca… faço com linguicinha e bacon e coloco requeijão. Todos os modos são deliciosos.
Delícia!! Amamos carbonara aqui em casa!!
Há alguns meses atrás vi a receita no programa do Olivier Anquier na qual ele visitou algumas cidades da Itália. Ele deu a receita e a preparou em um lugar maravilhoso. Fiquei de fazer e nada.
Pensei nele ontem, mas acabei fazendo o "alho & oleo" (no caso azeite).Daí venho aqui e você posta o danado ! Então….não passa desse fds !
Adoro!
Que aspecto delicioso tem o que mostras!