Risoto (ou risotto) é uma comida “gororobenta”, difícil de sair bem na foto, mas é um dos meus pratos preferidos. Adoro também a ideia de prato único que suja apenas uma panela! Mais prático impossível né colegues?
Para este risoto que rende 2 porções bem generosas eu utilizei:
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1/2 cebola picada;
- 300g de filé mignon picadinho (que já estava temperado dessa maneira –> aqui);
- 1 abobrinha com casca cortada em cubos (desprezei parte do miolo por sem muito mole);
- 1 colher (sopa) de mostarda dijon;
- 1 xícara de arroz para risoto (usei o arbóreo);
- 1,5 L de caldo de carne que pode ser caseiro ou 1 tablete dissolvido na água;
- 1/2 xícara de parmesão ralado (se for de saquinho, use menos porque ele é mais forte).
- Sal e pimenta do reino à gosto.
Sempre que for fazer risoto a primeira coisa é deixar uma panela ou canecão com o caldo fervendo ao lado. Pode ser que você não utilize todo o caldo, neste caso, pode congelar para usar posteriormente.
Refoguei a cebola na manteiga em fogo baixo para murchar e não dourar. Juntei a carne e deixei fritar bem. Somei a abobrinha picada e o arroz. Refoguei alguns minutinhos e juntei 1 concha do caldo que estava ao lado. Mexi com uma espátula de silicone até a água quase secar. Fui repetindo este processo até o arroz estar bem cozido, sempre em fogo baixo. É necessário mexer constantemente para liberar o amido dos grãos e deixar o risoto bem cremoso.Ao final, acertei o sal, coloquei pimenta do reino, juntei a mostarda e o parmesão. Ficou muito bom! A mostarda deu uma cor e um toque especial!
* Mostarda Dijon: “É uma variedade de mostarda forte muito usada na culinária francesa. Ela é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico“. Ela tem esse nome porque é típica da cidade francesa Dijon, é muito saborosa, (nem de longe lembra aquela mostarda ácida do hot dog) e hoje se encontra na maioria dos grandes supermercados. Adoro!
12 Comments