in ,

Pão de Espinafre e Ervas

Esse pão é temperadinho e salgado, ótimo para acompanhar assados, patês, para raspar o molho das massas que sobra no prato, ou simplesmente molhar num bom azeite. Sem contar que servir pão feito pela gente é bem legal!!!

Antes de começar quero esclarecer que compro espinafre congelado e ele vem em cubos (algumas marcas vem em bolinhas). Usei 2 cubos nesta receita, que apenas descongelei no micro-ondas e escorri a água que soltou. Essa quantia deve ser o equivalente à 1/3 de maço do espinafre fresco cozido e picado bem miudinho.

Ingredientes (o copo medidor desta receita tem 200ml):

  • 120 ml de água em temperatura ambiente;
  • 1 colher (sopa) de manteiga amolecida;
  • 2 cubos de espinafre (já descongelados);
  • 1 colher (café) de alho triturado;
  • 2 colheres (sopa) de ervas secas de sua preferência;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de açúcar;
  • 2 e 1/2  copos de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento seco granulado (próprio para pães).


É só misturar todos os ingredientes e ir colocando a farinha aos poucos. Essa massa é mole e grudenta mesmo (não é para deixar no ponto que desgruda das mãos), então não dá para sovar, é só misturar e colocar em uma forma untada com um pouquinho de óleo.

Deixar crescer até dobrar de volume. Uma dica para massa crescer bem é colocar em uma vasilha, cobrir com plástico filme ou pano de prato limpo e colocar dentro do forno ou micro-ondas (desligado). O tempo de crescimento vai depender de quão quente está o ambiente na sua casa, mas em geral leva de 40 a 1:15h.

Asse em 180º (não precisa preaquecer o forno). O tempo de forno vai variar absurdamente dependendo da marca do aparelho, então após 30 minutos você pode abrir o forno para ver como está seu pão (antes disso ele murcha). Essa receita rende 1 pão médio.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

10 Comments

Bolinho Pizza (de Micro-ondas)

Plantão da Obra: Canseira!