Hoje eu resolvi falar sobre a Baunilha em suas três variações. Para quem não sabe a Baunilha é uma orquídea trepadeira típica do do México (veja a foto abaixo). Ela dá umas favas que depois são curadas e vendidas para uso culinário. Essa fava preta que vocês estão vendo na foto. Ela deve ser aberta com uma faquinha afiada e as sementinhas devem ser raspadas e utilizadas, em geral em sobremesas. Tem aroma e um sabor maravilhosos!
A essência é aquele vidrinho menor que se encontra na maioria dos supermercados e se usa na maioria das receitas. É um produto artificial feito para “imitar” o sabor real da baunilha. Já o extrato esse vidro com tampa de rolha é a minha versão caseira (existe também as industrializadas) são feitos com a baunilha de verdade também com finalidade culinária.
Eu uso as favas nas receitas, depois lavo, coloco em um vidro completo com vodka e guardo. A medida em que for usando novas favas eu vou colocando no vidro, e a medida em que vou usando o extrato nas receitas completo com mais vodka. Ele demora uns 4 a 6 meses para ficar bem escuro assim e bom para usar. Para ter uma ideia eu tenho esse meu desde 2010.
Se eu fosse recomendar diria para você usar sempre a fava, mas o preço é muito caro para a maioria dos mortais, o extrato também não é barato, mas se tiver oportunidade essas duas opções são infinitamente mais saborosas do que a essência.
28 Comments