Adaptar Receitas para a Máquina de Pães

Muita gente deixa comentários em receitas de pães perguntando se dá para fazer na máquina. A resposta é QUALQUER receita de pão dá para fazer na máquina, seja ela de qual marca for. Mas antes de qualquer coisa, vou fazer um apelo que parece muito bobo mas é extremamente importante. LEIAM O MANUAL da máquina de vocês, isso vai sanar a maioria das dúvidas.

Para que qualquer receita dê certo na máquina é importante seguir uma ordem. Primeiro você adiciona os líquidos, depois os secos e deixa o fermento por último, tomando cuidado para ele não entrar em contato com os líquidos. Pronto, agora é só ligar a máquina e fazer QUALQUER massa de pão, seja doce ou salgada.

Toda máquina tem uma opção que é apenas para sovar os ingredientes e deixar crescer. Na minha máquina que é da marca Britânia é a opção 8 (na sua vc tem que ler o manual). Então você pode pegar qualquer receita de pão, colocar os ingredientes na máquina, selecionar essa opção e quando ela desligar a massa estará crescida pronta para ser modelada e assada. Eu gosto de modelar e assar no forno convencional porque não gosto do formato do pão feito na máquina (veja na imagem abaixo), mas se você quiser, escolha também a opção “assar” para finalizar na própria máquina.

mfp1

Então se você tem máquina de pão, bora “NÃO” botar a mão a massa? Hehehehe

UPDATE: Esqueci de deixar uma dica importante. Não sei se todas as máquinas permitem isso, mas a minha eu posso colocar os ingredientes e quando ela começar a misturar a tampa pode ficar aberta permitindo adicionar mais ingredientes se necessário, por exemplo mais farinha se a massa ficar mole ou mais líquidos se ficar seca.