O molho tártaro serve como acompanhamento de vários alimentos, como peixes e carnes, por exemplo. Assim, faz parte da culinária brasileira e se tornou ainda mais comum por ser fácil e rápido de fazer, além de usar ingredientes simples.
Qual é a origem do molho tártaro?
A origem do molho tártaro começou partir do século XIII, quando os mongóis invadiram a Europa.
Estes eram da Ásia Central e receberam o nome de Tártaros pelos europeus. Assim, eles tinham tradições culinárias como qualquer outra população.
Eles usavam carnes cruas com cortes pequenos e com um molho feito de ervas. Essa é uma das versões que informam ser a origem dele.
Porém, há outra versão que diz que, na verdade, quem o inventou foram os chefs franceses que serviam os czares russos. E por não precisar ir ao fogo, ganhou esse nome, pois seu significado em francês quer dizer cru.
Apesar de ter essas duas origens, um fato sobre a receita molho tártaro é que ela é muito antiga, além de ser fácil e prática.
Por que fazer molho tártaro?
O molho tártaro possui uma função importante no prato, a qual é suavizar e realçar o sabor. Bem como, trazer uma suculência e cremosidade extra para o prato.
Assim como a sua origem, há versões diferentes de como fazer molho tártaro. O que muda, acima de tudo, são os ingredientes, que em outros países acrescentam outras opções ao molho, que varia da vontade de cada pessoa.
Porém, há uma receita de molho tártaro simples e que leva poucos ingredientes, além de ser prática e rápida. Isso porque, não precisa levar ao fogo ou ao forno.
Ingredientes
Os ingredientes são simples e fáceis de encontrar no mercado, além disso, não são itens que tem um custo alto. Dessa forma, para fazer o molho é preciso:
- 1 xícara de maionese caseira de leite;
- 1 xícara de pepino ou picles;
- 2 colheres de sopa de cebola picada (opcional);
- 1 colher de sopa de cebolinha;
- 1 colher de chá de mostarda;
- 1 colher de chá de suco de limão ou vinagre;
- 1 colher de chá de açúcar refinado (opcional);
- pimenta-do-reino a gosto.
Esses ingredientes podem variar de receita, mas a maioria possui essa base. No entanto, caso você queira, pode adicionar ou retirar algum item da lista.
Modo de preparo
O modo de preparo também é muito fácil, você irá precisar apenas de um recipiente para misturar os ingredientes. Depois, então, é só seguir o passo a passo:
- Corte o pepino ou picles, bem como, a cebola e misture até ficar homogêneo;
- Acrescente a maionese e os demais ingredientes, em seguida, misture-os;
- Acerte o sabor com açúcar se estiver ácido, ou com a pimenta, caso precise;
- Reserve a maionese por 30 minutos na geladeira antes de consumir.
Depois é só servir com o acompanhamento que desejar. Uma dica valiosa é usar a mostarda tipo dijon, pois ela possui algumas sementes que dão uma textura a mais no molho. Com isso, a experiência culinária fica ainda melhor.
Qual é o melhor acompanhamento com o molho tártaro?
Por ser simples, o molho tártaro acompanha bem com carne e peixe. Assim, ao contrário do que se imagina, existem ainda várias opções de combinação.
Ele é excelente para usar em saladas, outros petiscos e aperitivos como:
- batata;
- hambúrgueres.
Por ser fácil, muitos restaurantes tornaram este molho um acompanhamento de todo o seu cardápio.
É quase um coringa dos molhos brasileiros, ao combinar com quase todos os pratos. Bem como, traz um sabor ainda melhor e uma experiência saborosa para quem experimenta.