Eu aaaaaamo vinho quente e nesse período de festas juninas eu me jogo mesmo! Em algumas regiões o vinho quente é chamado de quentão, que para nós aqui do sudeste é outra bebida (que eu tb amo!) Então bora falar disso um pouco:
A história dessa antiga iguaria
O vinho quente é conhecido mudialmente como “mulled wine” e tem uma longa história que remonta à antiguidade, afinal o vinho aquecido com especiarias sempre foi popular em todos os tempos mas foi entre os romanos que popularizou.
O Vinho Quente na Roma antiga
Os romanos aqueciam seu vinho com mel e especiarias criando assim uma bebida conhecida como “Conditum Paradoxum“. Era muito popular por toda a Sociedade sendo consumido tanto por suas propriedades aquecedoras quanto pelos supostos benefícios à saúde.
Idade Média
Durante a Idade Média, ele ganhou popularidade em toda a Europa todo o ano porém no Inverno ganhava adepto ocasionais. Era aquecido com diversas especiarias, como canela, cravo e noz-moscada, que não apenas melhoravam o sabor, mas também ajudavam a preservar o vinho.
O Vinho no Renascimento
Durante o Renascimento na Inglaterra, o vinho quente se tornou conhecido como “wassail”, uma bebida festiva consumida durante o Natal e outras celebrações. O “wassailing” era uma tradição de cantar canções de natal enquanto bebia vinho quente.
Era Moderna
O vinho quente foi ganhando muito adeptos em várias culturas. Na Alemanha, é conhecido como “Glühwein”; na França, como “Vin Chaud”; e na Escandinávia, como “Glögg”.
O Vinho quente no Brasil
Por aqui o ele faz parte das tradições das festas juninas que são celebrações populares em homenagem a santos católicos como São João, São Pedro e Santo Antônio. Durante essas festas, que ocorrem em junho e normalmente se estendem até julho, sendo uma das bebidas típicas, ao lado do quentão.
Ingredientes Tradicionais
Os ingredientes típicos incluem:
- Vinho: Geralmente vinho tinto, mas pode-se usar vinho branco em algumas variações.
- Especiarias: Canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre.
- Frutas: Laranja, maçã e, às vezes, limão.
- Açúcar: Para adoçar a mistura.
A Minha Receita de Vinho Quente
Agora eu vou apresentar a minha receita de vinho quente que acho bem simples mas que anima qualquer encontro da galera. Então sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Coloque para ferver em uma panela: 1 copo (tipo americano) de açúcar + 2 copos (tipo americano) de água + 2 paus de canela + 10 cravos da índia. Eu coloquei por minha conta 1 colher (sobremesa) de gengibre em pó.
Depois que ferver conte 5 minutos, tire do fogo e coe.Volte o líquido para a panela, acrescente 1 maçã sem casca picada e deixe ferver por mais 2 minutos. Some uma garrafa de vinho tinto seco. Se quiser uma bebida mais fraca, deixe ferver por 5 minutos para evoparar o álcool. Como não é o meu caso, eu só deixei 1 minuto (êta pingaiada!).
16 Comments