in , , ,

Camarão na Moranga

camarao na moranga

Camarão na Moranga é uma receita daquelas que o brasileiro deve orgulhar-se de ter criado porque alia toda uma herança cultural e sabores que são excepcionais!

A origem da Receita de Camarão na Moranga

A origem incerta desse prato nos leva ao Sudeste brasileiro, onde uniu-se dois ingredientes muito saborosos numa receita única cheia de “brasilidade”, mas essa história tem várias versões então é impossível precisar exatamente como aconteceu. Acredita-se porém que essa delícia seja a criação de cozinheiros mineiros e paulistas que buscaram utilizar ingredientes diferentes porem com muita “liga” e juntaram as doçuras e texturas e criaram um prato que é exaltado por todo o Brasil.

A união de sabores únicos

A magia do camarão na moranga está na forma como os ingredientes se harmonizam, afinal camarões cozidos em um molho à base de leite de coco, azeite de dendê e temperos é uma receita que dificilmente pode dar errado.

Aliado a isso, temos uma moranga como a cama que se mostra perfeita para a mistura, porque ao mesmo tempo que absorve sabores do creme de camarão, ela adiciona uma textura e doçura à receita

camarao na moranga

A minha Receita e Camarão na Moranga

Receita ideal para o final de semana ou ocasiões especiais, parece ser difícil mas é bem tranquilinha e garantia de sucesso, então vamos fazer?

INGREDIENTES:
1 kg de camarão médio limpo
4 camarões grandes com o rabo
1 xícara (café) de Limão Espremido
Sal a gosto
4 colheres (sopa) Azeite Extra Virgem
1 cebola ralada
3 tomates sem pele e sem sementes picados
2 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de molho de tomate
1 xícara (chá) de creme de leite
2 colheres (sopa) de salsinha ou coentro picado
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 moranga média pré cozida sem sementes e sem parte a polpa
Azeite Extra Virgem para pincelar a moranga
1 ½ xícara (chá) de requeijão cremoso

foto2

MODO DE PREPARO:
Tempere os camarões com Limão Espremido, sal e então reserve.

Aqueça o Azeite Extra Virgem e doure a cebola e o alho, acrescente o tomate e refogue então por alguns minutos. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate, os camarões médios, mas cozinhe apenas por 3 minutos. Por fim, acrescente e misture o creme de leite, a salsinha e a cebolinha e reserve.

Tempere a moranga com Azeite Extra Virgem e sal a gosto, coloque no fundo da moranga, metade do requeijão cremoso, em seguida o recheio e o restante do recheio. Leve novamente ao forno para gratinar e refogue os camarões grandes no Azeite para decorar, sirva com arroz branco.
Agora é só de deliciar, então só me resta dizer, bom apetite !!!

foto3

Observações minhas:

– Usei 700g de camarões e achei suficiente para o tamanho da minha abóbora, mas talvez você tenha que colocar mais se sua abóbora for maior.
– Para cozinhar a abóbora eu retiro a tampa e a parte interna das sementes, ent tempero por dentro. Forro o prato do micro-ondas com papel toalha e coloco com a parte aberta para baixo por 20 minutos em potência máxima.

foto4

Se você não gosta de moranga mas quer um creme delicioso de camarão, vou deixar aqui um vídeo com uma receita que ficou maravilhosa, porém se você quer porções pequenas, não deixe de ver este post de mini moranga com camarões que você vai adorar!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

14 Comments

Como fazer yakisoba de frango?

Como fazer yakisoba de frango?

Melhores receitas de sopa fria

Melhores receitas de sopa fria